terça-feira, 28 de julho de 2009

Diabetes e Hipoglicemia


Hoje à tarde atendi uma paciente DM1 (Diabetes Tipo 1), com diagnóstico de Diabetes há mais de 20 anos com muuuitas hipoglicemias ao longo da semana... tanto que a paciente simplesmente desistiu de fazer academia por conta de tanto mal estar que ela tinha!
E o pior: ela não sabia corrigir adequadamente as hipoglicemias!!!

Pra quem não sabe o que é Hipoglicemia ou pra quem acha que sabe, nada como ter uma explicação mais técnica:

DEFINIÇÃO:
A hipoglicemia é uma condição onde o açúcar do sangue (glicemia) se encontra em valores abaixo de 70 mg/dL. Normalmente a gente consegue verificar isso utilizando um monitor de glicemia capilar, tipo Accu Chek, One Touch, Optium Xceed...

Tem locais que considera 60 mg/dL, tem gente que acha que é apenas abaixo de 50 mg/dL... mas minhas referências vão em 70 mg/dL, ok???

SINTOMAS:
Os sintomas mais comuns são: tontura, visão embaçada, calafrios, tremores, taquicardia e suor frio. Tem gente que sente sonolência, moleza, "abrição de boca"...

O QUE FAZER?
Se você estiver com os sintomas descritos acima ou se durante as medições da glicemia os valores estiverem abaixo de 70 mg/dL, é necessário corrigir a hipoglicemia com 15 gramas de carboidratos simples (rápida absorção), como por exemplo:
- 01 colher de sopa de açúcar em um copo de água;
- 01 colher de sopa de mel;
- 03 sachets de mel;
- 150 mL (01 copo americano) de refrigerante normal;
- 150 mL (01 copo americano) de suco de laranja ou melancia.

Ou seja: não adianta querer corrigir hipoglicemia com arroz, bolachas recheadas ou refrigerante zero!!!! Primeiro porque o arroz é um carboidrato complexo, ou seja, o aumento da glicemia vai demorar um bocado e quem está passando maaaal não vai querer esperar até 2 horas pros sintomas passarem....
Bolachas recheadas.... aaaaaahhhh.... essas têm muita gordura, que vai prejudicar a absorção do açúcar!!! E refri Zero não tem açúcar, né gente?? Como vc corrige uma hipo sem açúcar????

Bom, depois do consumo do tal do carboidrato de absorção rápida, vale a pena aguardar 15 minutos e realize uma nova medição (pra quem tem monitores de glicemia capilar, excelente!). Se os valores estiverem acima de 70 mg/dL, a hipoglicemia estará corrigida. Caso contrário, repetir o procedimento, ingerindo mais 15 gramas de carboidratos de rápida absorção.
Ou seja: nada de ficar "xuxando" um monte de bolachas pra dentro, pois o que era hipoglicemia vai virar uma suuuper hiperglicemia! Sair de uma glicemia de 40 para 380 mg/dL em 45 minutos.... totalmente péssimo para o controle glicêmico!!!!!!!

Diabéticos de plantones: não vacilem!!!! Rsrsrsrsss....

27 comentários:

  1. Boa noite,meu nome é Virginia e tenho hoje 22 anos.Há 6 anos atras,em fevereiro de 2006,fui diagnosticada hipglicemica,mas nao com diabete,foi hipoglicemia isolada mesmo.Minha glicemia em jejum deu nessa epoca 60mg/dl,sendo que a normal é de 70mg/dl até 100mg/dl,não é???
    Então,desde entao sempre passo mal,depois que como pioro as vezes,se como muito doce passo mal,se como uma pitada de açucar melhoro,e uma pitada de sal tbm melhoro.Agora,tenho duvidas,pois morro de medo de ser diabetica,ai vão elas:
    Hipoglicemia vira diabetes ou não??
    E ha um ano atras medi novamente minha glicemia de jejum e ela estava em 95mg/dl,todos os medicos disseram que estava otima,que estava normal.Se no meu ultimo exame de glicemia deu normal porque entao que de 1 mes pra ca venho sentindo sintomas de hipo,como:palpitações,tonteira,sonolencia,dor de cabeça,ficar tonta quando se alimenta ou quando come muito doce,etc.
    Vc podia me esclarecer essas duas perguntas???
    obrigada mesmo!

    PS.:Apesar de ter medo de Diabetes,acho que ainda nao sou,pois minha cicatrização é otima,nunca senti sede em excesso,nao acordo toda a madrugada para urinar,minha fome é normal,as vezes me dá ate falta de apetite e no ultimo mes devo ter emagrecido uns 2 ou 3 quilos,mas isso foi pq trabalho com panfletagem e ando a cidade inteira a pé.

    ResponderExcluir
  2. Olá. tenho hipoglicemia ja fazem 4 anos e de la pra cá passo muito mal, tenho que comer de 2 em 2 horas, so apos o almoço o intervalo é mais ou menos de 3 horas, mas as vezes mesmo eu comendo os sintomas demora a passar fico c/ minha cabeça muito ruim, da sono e parece que vou cair de tanta tontura, gostaria de saber se tem alguma medicação para poder controlar a glicemia ou é so com alimentação, as vezes tomo um copo de agua com bastante açucar pro mal estar passar, é muito díficil pois em todo lugar que vou levo alguma coisa pra comer com medo de cair e passar mal, gostaria de saber também se com o passar dos anos essa hipoglicemia pode virar diabete, tenho uma avó que tem a tipo 2, mas ela começou a ter com 70anos, e a uns 13 anos atrás retirei a minha vesicula, sera que tem alguma coisa haver com a hipoglicemia.
    Agradeço e aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise!
    Normalmente para os pacientes com Hipoglicemia, também recomendamos o uso de produtos diet, ou seja, sem açúcar, já que muitas vezes o açúcar ocasiosa os sintomas! O açúcar deve ser usado somente nas crises de hipoglicemia; não adianta colocar um moooonte de açúcar - uma colher de sopa de açúcar em um copo d'água é suficiente; aguarde 15 minutos e veja se melhorou. Caso contrário, repita o processo!
    Vesícula não tem nada a ver com Diabetes e Hipoglicemia não vira Diabetes também. É normal vermos idosos desenvolvendo Diabetes, viu?
    É importante vc passar com um profissional nutricionista para vc receber uma análise mais detalhada da sua alimentação e dicas para não ter tantos sintomas, pois eu convivo com pacientes com hipoglicemia e sei o quanto é desagradável!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Janete tbem tenho muita fraqueza suor frio fico muito ruim tenho que comer algo e demora a passar nao sei o que fazer não tenho diabete mais tenho medo de isso passar para diabete.
    Eu fazia academia e parei não tinha força para fazer.
    Já fui aõ medico ele faz ixame nao é diabete aparece como 70mg só que na hora do ixame não estou com o sintoma sera hipoglicemia???

    ResponderExcluir
  5. Janete, não podemos precisar que seja hipoglicemia! As vezes fazer apenas a glicemia de jejum não conseguimos detectar a hipoglicemia; por isso recomendo que vc passe em um endocrinologista e converse a respeito dos seus sintomas! Como não te conheço e não conheço seus hábitos alimentares, não se pode "fechar o diagnóstico". Mas dica: nunca fique muito tempo sem comer nada! Boa sorte e abraços!

    ResponderExcluir
  6. eu nao tenho diabetes minha glicemia e 98 mgdl mas como eu trabalho das 7:30 ate 12:30 que e meu almoço eu passo mal la pelas 10:30 11:00
    eu vou ficando com moleza, suando frio, a visao vai embassando fico parecendo que vou desmaiar agora nao sei se e fome ou falta de glicose ou alguma outra coisa queria saber o uqe e isso

    ResponderExcluir
  7. Provavelmente Lúcia é hipoglicemia (falta de glicose no sangue)! A melhor forma de confirmar isso é usando um aparelho de medir glicemina, como esses que vc encontra em farmácias para comprar. O paciente com Diabetes não pode ficar muito tempo em jejum, sem comer nada! É impostantíssimo comer de 3 em 3 horas, ok? Abraço!

    ResponderExcluir
  8. hoje passei mal vc nem imagina o tanto, meu rosto ia ficando gelado axei que ia desmaiar anda bem que arrumeu um pirulito ai deu uma melhorada kkk mas mesmo meus exames nao dando nada de diabetes pode ser falta de glicose? eu so tenho colesterol alto 285 e tenho 22 anos
    isto tbm poderia esta afetando ou nao. vou procura uma medico mas na firma onde trabalho e complicado pra esta faltando

    ResponderExcluir
  9. Realmente Lúcia a busca por um profissional endocrinologista é o ideal. Lembre-que que hipoglicemia é um sintoma do diabetes, mas pessoas que não tem diabetes também podem ter hipoglicemia! Como disse, nunca fique muito tempo sem comer nada!

    ResponderExcluir
  10. apos de 2 horas/ 1 h , eu me sinto mal enjoado , suando frio e as vesses cansaço , mas não tenho vista embasada , nem tremores nem nada so cansaço , tontura baixa quando levanto de um sofa , e suor frio . eu encomendei um aparelho desses pra ver a minha taxa e confirmar se eu tenho algo com diabete , mas com seus conhecimentos o que vc acha que é ?

    ResponderExcluir
  11. Olá Rodiafe, td bem? Infelizmente não posso afirmar nada! O melhor mesmo é vc buscar um médico para ver se é hipoglicemia mesmo, pré diabetes, diabetes ou qualquer outra doença que possa ter esses sintomas.... não subestime o que está ocorrendo e busque auxílio médico, ok?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Meu nome e tania sinto muita falta de ar abriçao de boca e tambem sinto fome toda hora e se eu nao comer passo muito mal o q pode set

    ResponderExcluir
  13. Prezada Amanda Lobo, boa noite!!! Meu nome é Ariana e gostaria de saber se tenho hipoglicemia ou não, pois a médica não me disse nada, só falou que não posso comer doce com estomago vazio e nem ficar muito tempo sem comer.

    Fiz o exame de glicemia 30,60,90,180. Tenho quase todos os sintomas citados no texto quando fico muito tempo sem comer como: (tontura, visão embaçada, calafrios, tremores, suor frio, sonolência, moleza e abrição de boca).

    Em jejum minha glicemia estava 80 mg/dl.

    Após 30 min ingeri 75 gramas de glicose anidra
    o resultado foi para 134 mg/dl.

    Após 1 hora foi para 86 mg/dl.
    Após 2 horas com 75 gramas de dextrosol foi para 98 mg/dl.
    Após 3 horas foi para 51 mg/dl.

    Abaixou muito após 3 horas, será que isto significa que tenho hipoglicemia?

    Aguardo retorno.

    Agradeço!

    ResponderExcluir
  14. Ariana, bom dia!
    Infelizmente quem deve fechar o diagnóstico é um médico e não eu como nutricionista... mas realmente essa glicemia de 51 nos faz parar para pensar....
    O que posso te dar de dica é você tentar reduzir o consumo de produtos com açúcar, comer alimentos integrais e fontes de fibras (frutas com casca ou bagaço, arroz integral, pão integral) e comer de 3 em 3 horas.... depois me fala se os sintomas melhoraram! Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Tânia,

    Vc precisa de fato passar em consulta com um endocrinologista para que ele possa fazer o diagnóstico correto mediante exames laboratoriais!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá boa tarde queria tirar uma duvida, fazem dois anos que desmaiei porque tinha ficado sem jantar fiz exames de sangue e a nutricionista me disse que tinha hipoglicemia que era para eu controlar atraves da alimentação sempre comer de 3 em 3 horas com esse novo habito nunca mais desmaiei mas as vezes tenho queda de pressão e vivo com muito medo de passar mal hipoglimecia vira diabete?
    o tratamento é só alimentação mesmo?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Amanda Lobo, sou diabética e estou grávida, estou fazendo minha dieta corretinha sem erros desde que descobri a gravidez, a minha dúvida é, desde então a minha visão embaçou, não entendo o porque, já que agora não tenho cometidos erros, vc pode me dar alguma explicação? Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou Edmilson, fiz quatro xames relacionado a diabete, dois médicos falaram que tenho a doença e dois falaam q nao tenho a doença, e por enquanto nao o q fazer, passo muito mal, as vezes penso q vou morrer de tanta sonolencia, fraquezas, tenho um aparelho para medição de glicemia, mas acho que a coisa é tipo uma bomba relógio já minha glicemia varia de 90 a 200 sera que sou diabetico. mim ajude
    passo muito mau e acho que tudo isso esta relacionado a esta doencça.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Amanda Lobo, tenho Hipoglicemia Reativa diagnosticada, pergunto se você dispoe de uma dieta semanal ou mensal para eu poder variar com a que ja tenho. Gostaria de consultar com vc, porem resido em Barbacena MG. Em caso positivo, meu e-mail e marcelo_alyne@yahoo.com.br. Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Marcelo, infelizmente eu só realizo consultas diretamente no consultório aqui em SP! Caso você esteja por aqui passeando e queira se consultar, estou à disposição! Meu trabalho é individualizado para cada paciente... por isso não tenho nenhuma dieta disponível para publicação! Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Daniele,
    A visão embaçada pode ter alguma relação com a glicemia e a gestação, porém somente um médico mediante exames laboratoriais (como a curva glicêmica) podem determinar o que está ocorrendo com você! Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Edmilson, o aparelho que faz os testes não pode ser usado em qualquer horário do dia! Ele deve ser usado em jejum ou pelo menos 2 horas depois de comer... se vc usar o aparelho logo após o almoço com certeza vai dar alterado! Infelizmente não posso te dar diagnóstico pois isso é feito mediante consulta com avaliação de exames laboratoriais. A única dica que posso te dar é buscar apoio médico e de nutricionista juntos.... tente ao menos comer de 3 em 3 horas e evitar excesso de doces... o restante só pode ser devidamente orientado em consulta mesmo! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  23. Mesmo depois de me alimentar super bem, meu teste de glicemia é 58. Pior que agora estou de dieta, e mesmo me alimentando de 2 em 2 horas, no periodo da manhã e de 3 em 3 a tarde, estou sentindo fortes tonturas frequentemente, cortei totalmente o açucar da minha vida, o unico doce é das frutas mesmo assim passo muito mal, sei que sou hipoglicemica, sinto muita falta do açucar, mas preciso perder peso urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Selma, nesse caso vc precisa passar em consulta com nutricionista e fazer uma avaliação detalhada da sua alimentação e ver o que pode ser modificado para que as crises reduzam... existem algumas manobras que podem ser realizadas, mas para isso é necessária uma avaliação, ainda mais se vc precisa perder peso! Boa sorte!

      Excluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Meu esposo tem diabetes,e sempre passa mal por volta das 11:00 ao meio dia,ele fica muito gelado,mal está ,fico com muito medo,porque uma vez ele desmaiou,não reconhecia ninguém e ficou sem força em um lado do corpo, a diabetes estava 300,isso foi devido a diabetes alta ou ele teve um AVC? Elisa Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisa, td bem? Infelizmente não posso afirmar nada por não conhecer o histórico do seu esposo e observar os exames laboratoriais do mesmo. Os sintomas descritos estão muito mais envolvidos com hipoglicemia do que hiperglicemia, mas como disse não posso afirmar nada! Vc conseguiu atendimento para seu esposo? Como ele está?

      Excluir