quinta-feira, 30 de julho de 2009

Medicação X Alimentação

Vou mofar com esse tanto de chuva!!!!!!
Gente, ontem à tarde fiquei super satisfeita com um "pacto" que fiz semana passada com o paciente portador de DM 2 (Diabetes Tipo 2) e o médico da equipe do Centro de Diabetes...
Ao analisarmos todo o perfil glicêmico do paciente, percebemos que o mesmo tinha glicemias (taxas de açúcar do sangue) pós prandiais (após as refeições) extremamente elevadas... ou seja: o homem arrebentava mesmo no consumo de carboidratos no café da manhã, almoço e jantar!!!!
Em tempo de informar: os carboidratos são um grupo de alimentos que aumentam as taxas de açúcar no sangue em um período que pode variar de 15 minutos a 2 horas. Cerca de 100% dos carboidratos vira glicose e é isso que faz aumentar o açúcar no sangue (glicemia). Farinhas, arroz, massas, batata, beterraba, milho, bolachas são exemplos clássicos de carboidratos.
O médico (como sempre, rsrsrs) já quis enfiar goela abaixo do paciente um "comprimidinho" para resolver essas glicemias pós prandiais... daí começou a "briga": eu queria primeiro introduzir a orientação nutricional, pra depois ver se era preciso mesmo de medicação para esse controle.... Ainda bem que eu trabalho com pessoas flexíveis! O médico topou o desafio e o paciente achou a idéia ótima....
Então o trato semana passada foi feito: o paciente se comprometeu a melhorar o padrão alimentar, incluir mais saladas no almoço e jantar, controlar o consumo de carboidratos, comer mais vezes ao dia...
Ou seja... ontem ele me chegou cerca de 1 kg mais magro (paciente sobrepeso) e com as glicemias pós refeições praticamente dentro do esperado... menos remédio, menos peso, mais saúde!!!!
Ponto pra ele, ponto pra equipe e muita satisfação pra mim, que mais uma vez pude "provar" que nossa intervenção funciona sim!!!!
Pacientes... mantenham-se motivados, procurem uma equipe/profissional que te levantem, te motivem, te deixem com vontade de vencer sempre!!!!
As ferramentas são dadas, são vocês que vão usá-las... esperamos sempre que da melhor maneira possível!!!!!!
Boa chuva pra nós hoje de novo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário