segunda-feira, 3 de agosto de 2009

10 Passos para uma Alimentação Saudável

O sol chegou, nem acredito que eu estou "desmofando"!!!


Hoje (segundona) estava no ambulatório do Hospital do Rim e Hipertensão e abordamos com nossos pacientes 5 dos 10 passos de uma alimentação saudável. O Ministério da Saúde lançou os “Dez Passos para uma Alimentação Saudável” (acredito que foi em 2008, pois não achei nenhuma referência sobre a data). Ele tem o objetivo de orientar a população a fazer escolhas alimentares saudáveis. É bem um "arroz com feijão" da Nutrição que pode ajudar (e muito) o início do processo de reeducação alimentar. Caso queira mais informações, você pode
acessar o Guia completo pela internet no endereço www.saude.gov.br/nutricao


Abaixo seguem esses 10 passos:


- Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia (lanche da manhã e lanche da tarde, por exemplo). Não pule as refeições!


- Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais - carboidratos (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos (como as batatas e raízes como a mandioca) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais (arroz integral pão integral) e aos alimentos na sua forma mais natural (evite comer tanto alimento industrializado!);


- Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesa (cuidado diabéticos com tantas frutas no dia);


- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro
é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;


- Consuma diariamente 3 porções de leite e/ou derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das ave e dos peixes e antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis. Prefira os alimentos assados, cozidos, grelhados;


-Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Cuidado com a quantidade de óleo usada no preparo dos alimentos;


- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação;


- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Utilize temperos naturais, omo tomilho, louro, orégano, sálvia, salsinha, cebolinha, alho e cebola;


- Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos
intervalos das refeições;


- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.


A idéia é começar escolhendo aquela orientação que pareça mais fácil, interessante ou desafiadora, seguindo-a todos os dias. A intenção é incorporar no dia-a-dia! Não é necessário que se tente adotar todos os passos de uma vez só e também não é preciso seguir a ordem dos sugerida nos 10 passos. Ou seja: o que interessa é começar e começar bem feito!!


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