sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Alimentação e Atividade Física

Bom dia pessoal!
Sexta feira... de sol (quase calor)!!!!
Minha amiga Déia (enfermeira que eu adoro! Bjos camarada!!!!) me mandou um e-mail com o seguinte questionamento: "Amanda, vc poderia postar uma dieta para quem tá fazendo academia? Ou seja, como saciar aquela fome maluca que surge depois da malhação? Como se saciar sem alastrar"????

Eu adorei essa pergunta, me fez pensar muuuito... porém eu não vou poder simplesmente postar uma dieta (sorry Déia)!!! Seria muita pretensão minha colocar uma "dietinha de gaveta" no blog e qualquer pessoa seguir a bonitinha!!!!
Imaginem tanto o 'malhação man' que fica 3 horas na academia 5 vezes na semana e aquela senhorinha que teve indicação de realização de atividade física e ganho de massa muscular do ortopedista e do fisioterapeuta (pra melhorar aquele joelho que não é mais o mesmo) fazendo a mesma dieta daqui do blog???? Sem condições!!!! Rssrsrsrsssss....
O que é importante: pra quem malha existem algumas regras básicas de ouro que devem ser seguidas.... vamos à alguma delas???
- Nunca ir pra academia de barriga vazia!!! É sempre importante ingerir alguma fonte de carboidratos (vc está indo pra queimar energia, mas vc precisa daquela energia pra começar, dar o 'start' e conseguir fazer todo o plano de exercícios proposto!)... se o objetivo é o ganho de massa muscular, nada mais justo ingerir também uma fonte de proteínas também!!!!
- Se hidratar ao longo da atividade física: desidratação é sinônimo de queda de rendimento! Por isso bebericar água aos poucos em intervalos regulares é super interessante!!!!
- Comer após a atividade física: seria muito interessante pra minha amiga Déia desesperada que ela almoçasse ou jantasse após a atividade física... mataríamos 2 coelhos com uma cajadada só! Ou seja, ela comeria um volume respeitado de comida (afinal de contas, estamos falando das duas grandes refeições do dia), com nutrientes interessantes para repor aquilo que foi consumido na academia e promovendo ganho de massa muscular....

É importante saber que o potencial de saciedade dos alimentos segue a seguinte proporção: proteínas sempre em primeiro lugar, seguido dos carboidratos e por último os lipídeos (que são os mais calóricos!), de acordo com um artigo publicado em 2007 na Universidade de Viçosa. Ou seja: para não atacar a comida feito desesperados após a atividade física, é interessante consumir alimentos fontes de proteínas e alimentos fontes de carboidratos - especialmente os integrais, que são ricos em fibras e ajudam na promoção da saciedade (encher a barriga!!!).

Andréa querida, deu pra te ajudar será???? Espero que sim!!!!

Um comentário:

  1. Amigaaa!! Me atualizaei no blog!!! BRILHA TOTAL!!!! Parabéns!!! Beijinhos!!

    ResponderExcluir