quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Carne gordurosa gordurenta!!!!

Gente, boa noite!!!

Amanhã já é sexta, que delícia!!! Não vejo a hora de relaxar depois de uma semana tãããão corrida!!!!
Acabei de receber de uma amiga-colega de trabalho diabética psicóloga (não é psicótica, é psicóloga) este e-mail super interessante sobre os cortes de carne bovinos (Graça, beijocas!).
Tem tantas opções de cortes de carne no mercado que às vezes os pacientes se perdem na hora da compra!!!! Mas uma coisa é muito importante: nobreza da carne nada tem a ver com a qualidade nutricional!!!
Ou seja: você não vai comer menos gordura ou mais proteína se o corte da carne for nobre!!!!
Comer carne de segunda pode SIM ser uma opção mais barata E mais saudável....
Vamos à tabela????
O que dá pra notar??? Os cortes de carne mais magros servem tanto pra bife como pra carne cozida... sempre lembrando que a gordura saturada é a gordura venenosa da nossa alimentação, que contribui para aumentar o colesterol ruim do sangue e a causar o entupimento de vasos sanguíneos... Xô saturadas!!! Xô!!!!!

Pras cozinheiras (e cozinheiros amadores) lá se vai algumas dicas de cortes de carne e seu uso culinário... desta maneira os convidados agradecem e preservam a mandíbula na mastigação!

Acém
Carne de segunda, ótima para cozidos e carnes de panela. É o segundo melhor corte para carne moída (só perde pro patinho!). Ponto chato: os "nervinhos", que dá uma agonia de mastigar!

Contra Filé
É um dos melhores cortes para bifes e grelhados. Sua carne é macia, rodeada de entranhas de gordura. Faz um excelente rosbife!

Filé Mignon
O supra-sumo das carnes, de maciez incomparável.... pode ser usado desde um estrogonofe até um filé grosso à Chateubriand (chiquérrimo!).

Fraldinha
Muito macia, sendo atualmente bem apreciada nas churrascarias. Ainda serve para fazer bifes pequeninos e até assados!

Patinho
Ideal para assados, bife à milanesa e carne de panela. É mais indicado para assados ou para moer, sendo que o patinho também fica saboroso em bifes, como o bife de panela ou bracholas.

Coxão Duro
Excelente para fazer cozidos, assados e sopas.


Então nada de fazer bife de acém e nem moer filé mignon!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário