quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A farinha de casca de maracujá ajuda no controle do Diabetes?

Esse é um assuntinho meio velho, mas que vira e mexe o povo tá perguntando pra gente... mas afinal, a farinha da casca de maracujá tem ou não tem efeitos bons pro Diabetes????

A tal falada farinha possui altas concentrações de fibras solúveis, especialmente a pectina, que lentifica o processo digestivo (a digestão fica mais lenta) e absortivo dos carboidratos e lipídeos, auxiliando no tratamento de pacientes diabéticos e obesos.
Como? A fibra forma como se fosse um novelo de lã ao redor das moléculas de carboidratos e lipídeos, dificultando a digestão pelas enzimas e sua consequente absorção pelo intestino.... ou seja, ficamos com a sensação de barriga cheia por mais tempo e além do mais, os nutrientes entram mais devagar na corrente sanguínea! O açúcar vai chegando de mansinho no sangue, sem provocar aqueles picos glicêmicos que a gente tem tanto pavor!!!
A farinha já foi testada tanto em ratos como em humanos; os estudos da Universidade Federal da Paraíba tiveram bons resultados!
Como se consome?
A farinha deve ser usada durante as refeições principais, onde há um maior consumo de carboidratos e calorias - café da manhã, almoço e jantar. É só colocar uma colher de sobremesa no leite ou no suco, chás, até água e mandar pra dentro!
Vale lembrar que ela não cura o diabetes! Aliás, nada "cura" o diabetes, né??? Tem a cirurgia bariátrica que "suspende" o diabetes em pacientes obesos graves, mas isso é assunto pra ooooutro post...

A farinha de casca de maracujá pode ser adquirida em casas de produtos naturais.... e lembrar que ela é mais um acessório aliado para ajudar no bom controle do diabetes... ou seja, não adianta vc querer comer AQUELE pastelzão na feira de quinta feira perto da sua casa com caldo de cana e tomar a farinha achando que as fibras vão "eliminar" os efeitos de tanto carboidrato de uma vez só.... força na alimentação saudável e viva a farinha do maracujá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário