sábado, 22 de agosto de 2009

Fazendo um prato saudável

Boa noite pessoal, que friaca!!! São Paulo é sempre uma caixinha de surpresas!!!!


Acabei de entrar nos meus e-mails e recebi de um amigo-paciente (abração Luiz Fernando!) esse "Prato Saudável"... estávamos conversando e ele resolveu se basear nas orientações básicas do Prato Saudável do CFN pra montar o almoço dele... não satisfeito, bateu uma foto e me mandou:

Primeiro que eu vou dar um desconto pra ele porque era quarta feira: ou seja, era dia de feijoada (notem a carne seca da feijoada logo ao lado da couve)!!!! Ele resistiu ao feijão preto da feijoada, cheio de pertences gordurosos e optou por aquela carninha seca apenas (olha a gordura branca da carne, totalmente saturada e entupidora de vasos sanguíneos, rsrsrssss). Como ele é praticante de atividade física, o peso dele está bom para sua altura, tudo bem comer às vezes uma carne mais gordurosa, né? Sou nutricionista, não nazista!!!!

Sempre vale dar um recadinho: caso você tenha colesterol alto ou está fora do seu peso ideal, o interessante é fazer um feijão mais light... ou seja: evitar colocar todos aqueles pertences que deixam o feijão bem mais calórico e cheio de gorduras saturadas - estamos falando da famigerada linguiça, do bacon e da carne seca!!!!

Na hora de temperar o feijão, nada adianta colocar 5 colheres de sopa cheias de óleo pra fritar a cebola e o alho pra temperar esse feijão!!! Mesmo o óleo vegetal sendo a melhor opção de gorduras para nossa alimentação, o excesso pode contribuir pra detonar o emagrecimento!!!!

E viva o Prato Saudável! Nossa, essa couve está tão bonita, me deu até água na boca!!!! Rsrsrsrsss....

Um comentário:

  1. Olá Amanda,

    Estava procurando alguma idéia de prato saudável para criança,já que tenho um filho que esta acima do peso( 7 anos-1,16 alt.-35kg) estou tentando melhorar a alimentação dele.Achei o prato lindo e bem colorido,vamos ver se consigo,hehe!
    Ele passa o dia todo na escola SESI,e tem um cardápio elaborado por nutricionista,mas sempre repete tudo,e não come os legumes e verduras,pode? Ai não dá né.
    Se vc tiver alguma sugestão eu te agradeço muito...
    Na escola ele tem o lanche da manhã,almoço,e lanche da tarde.

    Abraços e parabéns pelo belo trabalho.

    Nelci

    ResponderExcluir