segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Frutas: Vilãs ou Mocinhas das Dietas???

Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês???

Depois daquele final de semana comendo "o" churrascão junto com o pai, nada como acordar na segunda feira pensando numa alimentação mais saudável né??? "Vou fazer uma dieta das frutas, comer só frutinhas uns 3 dias para poder ficar linda, maravilhosa, corpitcho de sereia"... certo???? NÃÃÃÃO! ERRADO! Nine! Nope! Nicht! Necas de Pitibiribas!!!

As frutas são naturais (óbvio), são ricas em nutrientes (indiscutível), ricas em fibras (os intestinos por aí agradecem), porém elas também tem calorias!!! Ou seja: dá pra comer fruta até pelas orelhas pensando em emagrecer??? Na na ni na não!!!!


Hoje no Ambulatório de Obesidade do Hospital do Rim e Hipertensão, nós abordamos junto aos pacientes a aula de verduras, legumes, frutas, fibras e água. Nesse caso as frutas fazem quase um capítulo à parte, pois sempre há muitas dúvidas sobre as frutas! Pode à vontade? Tem fruta proibida????

Ué? "Então as frutas são mega calóricas? Vou ter que passar esses 3 dias só à base de água e alface???"

Sem exageros né??? Vamos começar pelo começo: fruta faz muito bem (obrigada), mas o mundo da Nutrolândia é um sinônimo de bom senso...

Segundo a Pirâmide Alimentar Brasileira http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a06.pdf (para as nutris de plantão), o consumo ideal de frutas gira em torno de 3 a 5 porções ao dia.

Comer 3 ou comer 5 porções???

Depende do seu peso, seus objetivos, se vc tem alguma doença associada... Imagine uma senhorinha de 60 e poucos anos, 1,50m com excesso de peso, glicemia de jejum alterada (pré-diabetes)... se ela comer 5 porções de frutas ao dia ela pode não emagrecer ou não ter um controle dessa glicemia de jejum... por isso seria mais prudente ficar nas 3 porções/dia, que é a recomendação mínima!

E o bonitão de 18 anos, malhado, vive na academia, compete de bicicleta, natação... será que só 3 porções dá pro gasto??? Provavelmente não! Esse é um fortíssimo candidado à comer as 5 porções recomendadas dentro da pirâmide alimentar!


E o valor calórico dessas bichinhas????

Vocês sabiam que 01 xícara de acerola tem o mesmo valor calórico que 3/4 de colher de sopa de abacate?????? E o mesmo valor calórico que apenas 2 baguinhos de jaca???

Então se eu quero perder peso, dá pra ficar comendo uma tigela abacate amassadinho com adoçante todo dia de tarde??? Dentro de um plano alimentar saudável fica meio complicado né??? E comer uma xícara de chá de bagos de jaca então??? Complexo....

E o sucão de laranja da padoca??? 01 xícara de chá de acerola tem o mesmo valor calórico que 01 laranja... mas o meu suco da padaria não vai apenas 01 laranja, certo??? Vão aí umas 5 laranjas... e cada laranja corresponde à uma porção de fruta! Logo um copão de suco de laranja são 5 porções de frutas numa tacada só! O suco de laranja tem vitamina C? Teeeeem! É saudável? Ééééé! Tem muitas calorias? Teeeeem! Posso tomar "à vontê" se eu quero perder peso e ter um bom controle do Diabetes??? Nããããão!!!!

Pra se ter uma noção rápida de básica de porções de frutas, vamos à uma dica básica:

01 porção de frutas = 01 xícara de fruta muito pequena ou 01 fruta pequena ou 01 fatia de fruta grande


OU SEJA,


01 porção de frutas = 01 xícara de chá de morangos ou 01 maçã pequena ou 01 fatia de melancia

Mais informações do mundo das frutas são cenas para um próximo capítulo!!!!!!

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