sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pode tomar adoçante à vontade?????

Ahhhhhhh.... bom dia!!!! Que bela sexta feira ensolarada!
Será que o final de semana vai continuar do mesmo jeito???
Bom, vamos à pergunta-tema desta postagem:

Pode tomar coisas com adoçante à vontade??? Pois é, essa é uma pergunta boa, ou não é???

Tenho alguns pacientes que simplesmente não tomam água... o líquido sagrado e precioso é a Tota Tola da vida... Tota Tola Zero, claaaaaro! Se não tem calorias, que mal tem, não é mesmo??? E o guaraná??? Nem se fala! Tem gente que valoriza MESMO o produto nacional!!!

Antigamente nossa desculpa era falar que a Tota Tola Zero tinha mais sódio que a Tota Light, porém agora eles mudaram a formulação do suquinho preto de bolinhas... é como eu digo: suco de asfalto ou caldinho de piche!!!!!

Bão, pra falar um pouco de quantidades, a gente precisa falar um pouquinho de legislação... a RDC Nº 18 de 24/03/2008 dispõe sobre “Regulamento Técnico que autoriza o uso de aditivos edulcorantes em alimentos, com seus respectivos limites máximos” - ou seja: estabelece o quanto de cada adoçante eu posso tomar por dia e que é uma quantidade segura. O que aconteceu nessa legislação? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu reduzir a quantidade da sacarina e do ciclamato em bebidas e alimentos e aprovar o consumo de três substancias novas – a taumatina, o eritrol e o neotame, adoçantes já aprovados por outros organismos de saúde.

A tabela abaixo mostra o que aconteceu na legislação ano passado e o que está em vigor agora:


Eu sei que vocês devem estar se perguntando... e??? Colocando essas informações em miúdos, vamos ver o que acontece com um ciclaninho de cerca de 65 kg:
- Se nosso paciente resolver tomar adoçantes à base de steviosídeo, um sachê com 1g tem 7% de esteviosídeo. Ou seja, temos 70mg/sachê do adoçante. Considerando 65kg x 5,5 mg (IDA - Ingestão Diária Aceitável) = 357,5mg/dia, o que corresponde à 5 sachês/dia!!!

E a Sucralose???
- Um sachê com 0,8 g de produto contém 10mg de sucralose; 65 kg x 15 (IDA) = 975 mg/dia = 97,5 sachês/dia!!!!

Chocante né???
Se a gente foi transformar esse tipo de informação em latas de refrigerante, isso dá:
- Tota Tola Zero: consumo máximo de 9 latas/dia (ciclamato, acessulfame K e aspartame);
- Nananá Diet Zero Açúcar: consumo máximo de 3 latas/dia (sacarina e ciclamato);
- Espraite Zero: 2 latas ao dia (ciclamato e sacarina)
- Kuati Zero: 7 latas/dia (ciclamato, aspartame e sacarina)

Adoçante então pode ser tomado "à vontê"??? Não!!! Por isso que é sempre bom não abusar de produtos com baixas calorias e refrigerantes não são águas coloridas com bolinhas... o interessante é você substituir dentro do seu padrão alimentar produtos com um menor valor calórico ou valor de gordura saturada, açúcares com o objetivo de perda de peso... mas dentro de um limite aceitável! E 1 litro de refrigerante ao dia com certeza não se encaixa nesse contexto!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário