terça-feira, 25 de agosto de 2009

Saladas no inverno?? Use a criatividade (e os molhos light)!

Gente, boa noite!

Eu seeeei que muitas vezes comer saladas durante o inverno é mais complicadinho... tem pacientes que não são adeptos às saladas e preferem uma sopinha... mas cá entre nós: nada como uma boa e velha salada pra poder dar aquela enchida de barriga antes de começar a comer a comida quente! É no inverno que a gente abusa mais da alimentação e se a gente não come uma salada pra dar aquela segurada... afeee... ganhamos um milhão de quilos a cada 15 dias durante o inverno!!!! Rsrsrsrsrs....

Fora que a saladinha (verduras e legumes crus e com casca) é cheia de nutrientes, fibras... o alimento está na sua forma mais "natural"... ou seja: nada como a amiga salada dentro do cardápio do dia a dia para gente ter uma alimentação mais saudável e tentar manter o peso na época dos fondues da vida!!!!

E eu sei que comer saladas às vezes cansa! Aquele saborzinho do alface às vezes enjoa.... e o que fazer???
Hoje eu estava elaborando a dieta de uma paciente que passou em consulta comigo semana passada e ela havia me pedido opções de molhos para saladas, pois ela não gosta muito do sabor das folhas... assim ela não cai na tentação dos molhos industrializados nem na tentação da maionese!!! Menina esperta essa!
E olhem 2 das receitas que selecionei para ela:

Molho de ervas e cottage:
- 2 xícaras de chá de queijo cottage
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
- Sal a gosto
Amasse o cottage com um garfo e misture os outros ingredientes.
Fantástico né???? E o bichinho pode ficar uns 2 dias na geladeira! Se vcs não quiserem fazer tanto molho, é só cortar a receita pela metade!!!

Molho oriental:
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva
- Suco de 1/2 limão
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- Sal a gosto
Misture todos os ingredientes.
Só os hipertensos de plantão que devem tomar cuidado com esse molho, pois o shoyu é riquíssimo em sódio e pode contribuir para elevar a pressão arterial!

Viu como comer folhas no inverno não é nada torturante???? Usando um pouco de criatividade e bom senso a gente chega lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário