sábado, 29 de agosto de 2009

Suplementação Protéica Pós Cirurgia Bariátrica

Bom dia pessoal!



Por essa nem eu esperava! Em pleno sábado de manhã, cá estou eu trabalhando!!! Acordada desde às 05h30 da matina... estou em um consultório de cirurgia bariátrica que eu atendia há 2 anos em Campinas... vim cobrir minha amiga Patrícia (bjos, força sempre!). Adoro esse consultório, foi muito nostálgico voltar aqui e reencontrar pessoas que eu gosto tanto!!! Uma pena não poder ficar mais!!!!

Lamúrias à parte, acabei de atender uma paciente que deu orgulho, viu??? Essa sim abraçou a causa pós cirurgia bariátrica! A paciente está operada há 1 anos e 2 meses, com uma perda de peso de 37,7% em relação ao peso pré cirúrgico. Faz caminhadas por 1 hora todos os dias da semana (incluindo os finais de semana), faz 6 refeições ao dia, todas com algum alimento fonte de proteína... fantástico! Conversamos bastante sobre a importância da ingestão de proteínas após a cirurgia... tenho (juntamente com outras nutris que trabalham com cirurgia bariátrica) um pequeno consenso com o qual trabalho junto aos pacientes:

SEXO FEMININO: ingestão protéica no pós operatório de no mínimo 55g/dia, com um objetivo ideal de 80g/dia

SEXO MASCULINO: ingestão protéica no pós operatório de no mínimo 65g/dia, com um objetivo de 100g/dia



Mas atenção! 55 gramas de proteínas não significa MESMO 55 g de carne! Temos sempre que lembrar que a carne tem água, sangue, gordura e não somente e tão somente proteínas!!!

Isso são cenas de um próximo capítulo... eitcha que assuntinho polêmico, viu?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário