sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tempo - Calma - Mastigação

Bom, ontem pela manhã passou uma paciente comigo no consultório da Borges Lagoa simplesmente de-ses-pe-ra-da para comer!!!!

Calma que eu explico... a bichinha fez cirurgia bariátrica (cirurgia de redução do estômago) há quase um mês... com 30 dias que cirurgia nossa equipe "dá a carta de alforria" e o paciente volta a comer comida de verdade!!!! Rsrsrssrsrss... é a tal da dieta sólida beeeem mastigada e fracionada! Comer de 3/3horas é super importante, pois saco vazio não pára em pé!

Mas a mensagem mais importante é: os pacientes que serão submetidos à esse tipo de cirurgia precisam ficar cientes que a paciência, a calma e a tranquilidade são qualidades que precisam ser cultivadas e adquiridas para se ter uma melhor qualidade de vida e adaptação ao novo estômago....

Sempre vale lembrar que o novo estômago tem o tamanho de um dedão... não dá pra gente comer grandes garfadas, mastigar pouco ou não prestar atenção no que está sendo feito... imaginem engolir uma uva mal mastigada????? É entalo na certa!!!

Por isso é importante trabalhar na cabeça todos esses conceitos mesmo antes de operar... e começar a aplicá-los!!!! Pra ter sucesso é preciso mudar o estilo de vida, a relação com a comida... se tudo continuar na mesma, a cirurgia funcionará por um período curto (algo em torno de 2 anos).... quem quer passar por um procedimento cirúrgico desse de grande porte e voltar a engordar em menos de 3 anos depois???? Ninguém!!!!

Por isso que ter tempo para comer, calma para comer e mastigar beeeem os alimentos mesmo antes da cirurgia é um primeiro passo para começar a internalizar o que é necessário se fazer para o pós cirúrgico ser bem tranquilo e ser bem sucedido a médio e é claro, a longo prazo também! Mastigar bem foi um dos temas da dieta dos franceses, postada mês passado!!!!

Bom final de semana, pessoal!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário