quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cachorro quente: dá pra ser mais magro???

Bom dia gente!!!!!

Hj vim trabalhar com minha boinha de braço! Que chuva é essa???? Ontem o dia virou noite e o sertão vai virar mar!!!!!!!!!

Tempestades à parte, acabei de achar uma matéria bem interessante sobre cachorro quente!
Ontem fui na festinha de aniversário de 2 anos do filho de uma grande amiga minha (bjinhos Bia!) e tinha (lógico) o cachorro quente por lá! Tudo bem que esses cachorros quentes de festinha de criança sempre são mais lights, pois estamos falando de comida pra criança! Tinha no máximo um catchup para acrescentar, ótimo!!!!
O gran problema são os dogs das pessoas grandes... esses sim são altamente calóricos!!! É cheddar, batata palha, purê de batata, milho, maionese, 02 salsichas... afeeeeee!!!!! Fiquei satisfeita só de pensar, rsrsrssss!!!!

Sem querer acabei entrando no site do Yahoo! que acabou postando essa reportagem sobre o cachorro quente, que eu deixo trechos comentados em negrito abaixo!!!

"No carrinho de rua, no supermercado, na lanchonete, nas festinhas infantis ou até mesmo em casa, o cachorro quente ou hot dog é um dos lanches mais populares entre adultos e crianças. Sua base é composta pela dupla pão e salsicha, mas a cada dia o brasileiro incrementa a receita com outros ingredientes. Recheios como purê de batata, milho, cheddar, ervilha, catupiry e até carne moída estão disponíveis. Em uma 'dogueria' de São Paulo será lançada a versão light, natural do cachorro quente, com queijo branco, salada, pão integral e salsicha (sonho da nutricionista! Só falta ser salsicha de frango sem corantes e com pouco sódio!!!!).

A grande desvantagem do cachorro quente se dá pelo fato dele ser um alimento muito rico em calorias (por causa das gorduras), carboidratos (por conta do pão, milho, batata, purê) e pobre em nutrientes, vitaminas e sais minerais, como cálcio e ferro, essenciais para o organismo. "O ideal é comer o lanche com moderação, para quem não tem outra opção", diz a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella (arrasou colega!!!! Uma vez por semana eu acredito que está mais do que bom... lógico que os diabéticos devem tomar mais cuidado e comer em intervalos mais espaçados, tomando muito cuidado com os complementos desse hot dog, que são fontes de carboidratos).

Quem gosta da versão mais enxuta do lanche pode ficar mais tranqüilo em relação ao ponteiro da balança, já que o que deixa o cachorro quente carregado de calorias são os seus acompanhamentos. "O valor calórico de um dog com uma salsicha, pão e molho simples é de 290 calorias, enquanto que, acrescido de purê de batata, maionese, mostarda, katchup, milho, ervilha, queijo ralado, batata palha, ele pode chegar a 580 calorias", explica a nutricionista Ellen Paiva (de grão em grão de milho e ervilha em excesso a galinha enche o papo MESMO! Os complementos, sem percebermos, dobram o valor calórico do lanche. Se uma pessoa saudável necessita de cerca de 2000 calorias ao dia, um 'lanchinho' da tarde desses pode corresponder a quase 30% das necessidades calóricas do dia, o que é muita coisa!).

Mas é a salsicha que merece atenção especial quando o assunto é a saúde. A protagonista do lanche é um alimento formado por diferentes tipos de carnes, em geral carne bovina e suína, e mais a proteína texturizada de soja. "Essa mistura também leva diversos corantes e conservantes, muitos à base de sódio, tornando esse alimento contra-indicado ao consumo constante (devido ao alto teor de sódio e gorduras). Além disso, conservantes como nitratos e nitritos, presentes em qualquer tipo de carne processada, estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de câncer de intestino", diz Ellen Paiva.


Então donas de casa de plantão e amigos solteiros: nada de ficar comprando pacotes e pacotes de salsicha pra comer quando chega em casa com o famigerado macarrãozinho instantâneo ou com o pãozinho nosso de cada dia cheios de maionese, catchup e mostarda!!! Peça para a mamãe, namorada(o), noiva(o), amiga(o), empregada, avó, cozinheira fazer uma carninha moída pra vc deixar congelada ou dentro da geladeira e fazer uma refeição com uma fonte de proteínas mais saudável.... e nada de encher de tantos complementos!!!!

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/10076-Deixe-o-cachorro-quente-mais-saudavel-para-a-sua-dieta.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário