sexta-feira, 25 de setembro de 2009

É preciso mesmo tomar suplemento de proteína depois da cirurgia bariátrica???

.... sim, é preciso MESMO!!! Não é frescura nem coisa de nutricionista metida não!!!!


Os anos passam e os estudos científicos provam cada vez mais que uma boa suplementação protéica no pós operatório ajuda na recuperação do paciente e na manutenção da massa muscular... a gente sabe que um procedimento cirúrgico de grande porte como a cirurgia bariátrica sempre acaba levando o paciente a perder um pouco de massa muscular, porém a ingestão baixíssima de alimentos no pós operatório só faz esse quadro piorar!!!!


EL Taylor e alguns colaboradores, estudaram e escreveram em 1995 (há mais de 10 anos!!!!!!!), que após a cirurgia, a perda de massa magra pode chegar a 25% do total de peso perdido!!! Isso é muuuuita coisa!!!
Todos sabem que o objetivo pós cirurgia é perder gordura e não massa muscular! Por isso que a suplementação é tão importante...

Os estudos científicos comprovaram que dietas com menos de 50 g/dia de proteínas estão associadas à um maior consumo de massa magra. Veja bem, não estamos falando de 50 g de carne, são 50 gramas de proteínas! A carne tem sangue, gordura, água... ela não é feita de proteína pura!!! Pra vocês terem uma idéia, 2 colheres de sopa de carne moída tem cerca de 11 gramas de proteína.... "Ah, isso é fácil de comer, eu como até uma escumadeira sem esforço!"... mas pensem no cidadão operado que tem o estômago do tamanho de um dedão... será que é tão fácil de comer essas 2 colheres de sopa de carne moída para atingir 1/5 das necessidades de proteína do dia????



Não é fácil MESMO!!! A capacidade do novo estômago NÃO permite em um primeiro momento a realização de refeições balanceadas... suplementar acaba sendo nossa saída!!!

Um estudo publicado na Obesity Surgery (revista científica focada apenas em cirurgia bariátrica) em 2008 mostrou que, em média, os pacientes ingerem 31 gramas de proteínas ao dia no primeiro mês após a cirurgia e cerca de 37 gramas de proteínas no terceiro mês pós cirúrgico!!! Todos sabem que com 3 meses você pode comer todos os tipos de alimentos e mesmo assim a ingestão de proteínas fica muito aquém das necessidades....


Logo, se você foi operado há pouco tempo e ainda não começou a consumir suplementos protéicos, MEXA-SE! Informe-se, consulte seu nutricionista, cirurgião e lembre-se: ninguém quer te ver menos agitado do que uma samambaia nem muito menos com os cabelos ralos, caindo, secos e quebradiços por falta de uma alimentação adequada e uma suplementação protéica eficiente!!!!



Fontes:
Taylor EL, Chiasson PM, Perey BJ: Predicting bariatric surgical outcome: does preoperative Weight Gain Correlate with Lesser Postoperative Weight Loss? Obes Surg 1995, 5:375-377
Bavaresco M, et al. Nutritional Course of Patients Submitted to Bariatric Surgery. Obes Surg. 2008. Oct 17. [Epub ahead of print]

4 comentários:

  1. Tell me about it. Vou voltar dos USA e ser barrada na alfandega por contrabando de Whey... Me aguarde.

    ResponderExcluir
  2. Arrasa Dani!!! Viva o Whey!!!!!!! Rsrsrsrssss...

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda tenho dois meses de bypass e comecei a treinar agora. Minha personal me passou a proteína de carne para tomar (Predators Prey) antes e após os treinos. Posso tomar sem medo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode brilhar nesse tipo de proteína Yraíma!!! Só muita atenção na composição: zero carboidrato ou baixo teor de carboidrato!!! O foco é ingestão proteica!! Dê uma olhada com calma no rótulo! Boa sorte!

      Excluir