segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Enformado de Abobrinha

Buenas notches!!!
Esse final de semana eu ar-ra-seeeeei na cozinha, pessoal!!! Minha "veia" de mulher quituteira light está aflorando cada dia mais, hahahahah!!!!
Sempre pensando em opções saudáveis e saborosas, fui procurar uma receita de "Lasanha de Abobrinha Light" pela internet... achei várias opções, mas a receita abaixo foi a que mais me encantou:

Lasanha de Abobrinha
- 01 xícara de chá de molho de tomate caseiro (desculpem, mas acabei usando uma latinha de molho pronto mesmo... afinal de contas eu estava num sábado à noite na cozinha!)
- 01 cebola ralada (choreeeeei até!)
- 01 colher de chá de manjericão fresco (o manjericão estava no pé, mas o coitado esturricou com o sol da semana! Manjericão orgânico, rsrsrsrss)
- Pimenta do reino à gosto (usei a pimenta calabresa, ficou um sucesso!!!)
- 01 colher de café de orégano (foi no olhômetro, ficou ótimo!)
- 01 xícara de chá de ricota peneirada amassada (usei quase 02 xícaras, queria a coisa mais recheada!!!)
- 01 xícara de chá de mussarela light ralada (usei 01 xícara e meia, pro recheio ficar sensacional)
- 03 abobrinhas (comprei abobrinha grande, usei 02 e meia)

Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture o molho de tomate, a cebola ralada, o manjericão picado, a pimenta e o orégano; reserve. À parte, misture a ricota, a mussarela e tempere com a pimenta. Fatie as abobrinhas no sentido do comprimento. Leve ao fogo uma panela com água, espere aquecer e escalde a abobrinha, deixando-a semicozida. Unte com margarina (ou azeite) uma fôrma refratária média, forre o fundo com uma camada de abobrinha, espalhe por cima uma camada da mistura de ricota com mussarela light e outra de molho de tomate. Repita a operação até acabarem todos os ingredientes. Polvilhe com queijo fresco ralado e asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos.

Dicas do que aconteceu: não usei o queijo fresco ralado. Finalizei com uma camada de ricota e outra de mussarela light por cima - ela ficou com aquela crosta de queijo meio crocantezinho fabulosíssima!!!
50 minutos de forno deixa a lasanha de abobrinha cheia de água ainda... na primeira colherada, a água escorre, ficou feio, viu??? Talvez um tempo maior de forno ajude, pois no dia seguinte, no almoço, a água secou quase completamente quando a coloquei no forno pra esquentar... estava bem mais gostosa do que no dia anterior!!!! A pimenta calabresa deixou um toquezinho picante maravilhoso!!! Recomendo!!!

Na hora de comer, não veio MESMO nenhuma lembrança do que é uma lasanha convencional... isso me chateou! Não que o prato tenha ficado ruim, sem gosto, nada disso!!! Mas achei muita pretensão ter chamado este prato de "Lasanha de Abobrinha"... quem sabe numa próxima eu coloque umas camadas de massa de lasanha e outras de abobrinha pra chamar de "Lasanha de Abobrinha", mas depois de ter comido o prato 2 vezes esse final de semana, resolvi rebatizá-lo de Enformado de Abobrinha!!!
Um macarrão com brócolis ou alho e óleo ou até mesmo um arroz 7 grãos com uma saladinha verde arrasa em qualquer ocasião!!!!

Vou pensar em variações deste prato... e o que será mais interessante: testar essas variações!!!!

Que essa semana seja maravilhosa pra todos nós!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Alem do queijo, eu colocava um franguinho, um peitinho de peru... hahaha

    ResponderExcluir
  2. Gata, veja bem que esse prato é pra quem é quase vegetariano!!!! Eu com certeza também quero fazer uma versão onde acrescentarei um boizinho ou um franguinho pra dar uma "engrossada", rsrsrsssss.....

    ResponderExcluir