sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Final de semana: É hora de comer MACARRÃO!!!


Oie pessoal, tudo bem???


Sexta feira à noite, tempinho mais ou menos aqui em São Paulo, eu, nutricionista cansadona, depois de tantas idas e vindas essa semana.... consultas desmarcadas, pacientes atrasados, corre corre de um lado para o outro... enfim, a chuva atrapalhou muita gente nessa semana!!!!

Pra quem não sabe, sou uma nutricionista profissional e uma cozinheira amadora - espero me tornar uma quituteira de mão cheia! Não sei quando, nem como, mas se eu conseguir adquirir os dotes da família Lobo eu vou estar beeeeem na fita, hahahaha!!!

Na minha família, sexta feira à noite é dia de massa... estranho né? Todo mundo come massa nos domingos com a vó, o vô que está morrendo de fome na sala e acaba dormindo no meio da conversa, o sobrinho que fica desamarrando o seus sapatos... enfim, desde que eu me lembro por gente, sexta feira à noite não rola comida, comiiiida... rola massa!!!
E eu, pessoa internauta navegadora assídua, achei essa pequena reportagem sobre massas, que deixo comentada em negrito!!!!
Enjoy the family, enjoy pastas and enjoy the life!!!!!!!!!!!

"Prepare um macarrão que vale por uma refeição completa (calma pacientes diabéticos, por favor!!! Sempre vale lembrar que é muito interessante para todos os diabéticos fixarem mais ou menos a quantidade de carboidratos ingerida nas refeições!!!)

Ele pode dispensar acompanhamento e ficar bem mais prático e saudável (por favor, saudável e prático, prestem muita atenção!!!)

O prato oficial do domingo tem má fama quando o assunto é dieta (e alimentação saudável) por combinar molhos calóricos que levam os ponteiros da balança às alturas. E mesmo quando as calorias são baixas e os molhos são escolhidos a dedo, surge outro dilema: o acompanhamento do macarrão derruba um dos seus principais benefícios, que é a praticidade do preparo (infelizmente isso eu tenho que concordar... muitas vezes é difícil comer com praticidade, preparar com rapidez e ter um prato sensacional, espetacular, delicioso e saudável!!).

Por ser um prato composto basicamente por carboidratos (viu pessoas do mundo do Diabetes!!!), faltam porções de legumes, vegetais, gorduras e proteínas para que fique equilibrado. Para fugir da função de ter que preparar as porções de acompanhamento e não prejudicar a qualidade nutricional do prato, a dica é tornar o macarrão turbinado, mas sem engordá-lo. "O macarrão pode passar de guarnição a prato equilibrado desde que seja uma refeição completa, com todos os grupos alimentares", explica Sheila Pasquarelli, gestora em Nutrição e Dietética do Hospital Unimed Santa Helena, em São Paulo (arrasou, brilhou colega!!! Falou pouco e falou bonito!!! Assino embaixo!!!). A especialista ensina as dicas para montar a combinação de forma simples e saudável.

Fugindo dos acompanhamentos: a melhor alternativa é acrescentar ao macarrão os ingredientes que vão deixá-lo enriquecido. A nutricionista recomenda adicionar carne, peixe ou frango ao prato (ou uma proteína vegetal, como a PTS - Proteína Texturizada de Soja), além de legumes e verduras que enriquecem a refeição (abobrinha, berinjela, brócolis arrasam juntamente com massas!!!). "Também é necessária uma pequena porção de gordura, como óleo de oliva ou de canola, e ervas frescas, tornando a composição nutricional adequada", diz Sheila. O alimento também permite criar outros pratos, como é o caso da lasanha, preparada com a massa do macarrão, que possibilita diversos recheios, como o frango. Uma possibilidade mais light poderia ser a substituição de algumas folhas de massa por abobrinha ou berinjela fatiada beeeem fininha! O prato fica menos calórico, gostoso e com toda certeza, mais equilibrado e saudável!

Massas ainda mais nutritivas: possibilitando inúmeras combinações, o macarrão ainda tem mais um aliado da dieta: a massa per se. Antigamente só encontrávamos as malfadadas massas com ovos no mercado... depois passamos a encontrar as massas grano duto e agora existe todo um leque de possibilidades, da tradicional à integral; ainda existem as massas enriquecidas com cereais, soja e cálcio, proporcionando uma alimentação mais saudável e nutritiva. Porém existe um alerta importante para aqueles que querem perder peso: a quantidade calórica das massas é muito parecida. Enquanto a massa tradicional possui 278 calorias em 80 gramas, a enriquecida com soja possui 277 calorias para a mesma quantidade, já a que leva cereais conta com 259 calorias. "O macarrão de cereais é feito com produtos integrais por isso a quantidade de fibras nesse macarrão é maior em relação às outras massas. O de soja e o de cereais são mais nutritivos que o tradicional, por causa das diferenças que apresentam em relação à massa feita com trigo convencional", explica a nutricionista. Quando optamos por uma dieta rica em fibras, priorizamos a saúde do organismo. A escolha está relacionada a uma diminuição do colesterol sanguíneo, além de fazer com que a glicemia aumente gradativamente, evitando picos de liberação de insulina. Com isso, a fome também demora mais para aparecer." Acrescento ainda o auxílio ao funcionamento do intestino e à uma maior facilidade em alcançarmos as recomendações de fibras para a população, que gira em torno de 25 - 30g/dia de fibras. Uma boa ingestão de fibras previne câncer de intestino, ajuda no hábito intestinal regular e como a minha colega disse, ajuda a encher barriga!!!!!! Em tempo ainda: nada como o bom e velho molho ao sugo! Menos calórico que o molho branco, o bonitinho ainda é rico em licopeno, que ajuda a prevenir câncer, especialmente de próstata!!! Colocar uma cenourinha nesse molho você ainda aumenta os carotenos da sua vida e nem percebe que tem mais nutrientes interessantes por lá, pois a cenoura neeeem interfere no sabor do molho!!!!
Bom final de semana!!!!!!!!!!!!
Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/10104-Prepare-um-macarrao-que-vale-por-uma-refeicao-completa.htm

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