terça-feira, 29 de setembro de 2009

Receita de Patê Atum Light

Oi gente, bom dia!


Que tempinho mais safado esse de São Paulo né??? Ainda bem que fez um super sol em pleno domingão!!!! Eu ia ficar muito injuriada mesmo se hoje fosse domingo!!!!!!!!!


Bom, no finalzinho da semana passada eu atendi uma paciente que gosta muito de lanches à noite. Sugeri à ela patês com algum alimento fonte de proteína, pra sair um pouco do mundo dos frios e embutidos.... explico direitinho esse porquê em uma nova postagem!!!!


Como uma nutricionista que se preze, sempre alertamos para uma alimentação mais natural e saudável! Logo, comer processados toda santa noite não é muito interessante nem bacana para o organismo!
Daí ela me falou que faz patês com maionese!!! Poxa, maionese??? Tudo bem que agora temos maioneses mais interessantes no mercado, light e com leite, mas é possível substituir a maionese por iogurte desnatado! Você ganha em proteínas e cálcio!
Vamos comparar os 2 alimentos????

Vejam que eu estou considerando usar apenas 01 colher de sopa de maionese light para fazer o meu patê de atum contra um quarto de potinho de iogurte desnatado!!!! Muitas vezes uma colher de sopa de maionese não dá "liga" para a quantidade de atum de uma latinha, sendo necessário colocar ainda mais maionese para poder ficar com cara de patê!

Ou seja: temos gordura saturada e colesterol na maionese light! No iogurte desnatado eu tenho a vantagem de não ter gorduras ruins, ter um pouquinho de proteínas e cálcio, que é bem mais vantajoso!!! Fora que o valor calórico de ambos é incomparável! Se eu fosse usar 2 colheres de sopa de maionese light pro meu patê, estaria consumindo quase 6 gramas de gorduras totais e 60 Kcal, contra 22 Kcal do iogurte!!! Pensando em meio potinho de iogurte para fazer uma receita de patê, eu ainda saio no lucro, pois o consumo de cálcio será de 130 mg e quase 4 gramas de proteínas.... com 44 Kcal!!!!

Cuidado pessoal com essa história das calorias baixas das maioneses... de grão em grão a galinha enche o papo, hein???? Fora que maionese é tão fácil de enfiar o pé na jaca.... quando vc viu, já foi!!!!

Deixando as jacas de lado, vamos à receita do patê de atum light:

- 2 latas de atum sólido light (conservado em água)
- 1/2 maço pequeno de cebolinha verde picado
- 1/2 maço pequeno de salsinha picado
- 1 pote de iogurte natural
- 2 colheres (sopa) de mostarda (se preferir)
- 1 pitada de sal (se preferir)
Lógico que a receita pode ser "cortada pela metade", ou seja: usar uma latinha de atum para 1/2 potinho de iogurte e por aí vai....

Bom, retire quase que por completo a água do atum. Em um refratário coloque o atum, a cebolinha verde, a salsinha e o iogurte natural escorrido (se o mesmo tiver soro); misture bem com um garfo, acrescentando ao final a mostarda e o sal, misturando sempre!

Um pão light integral com uma cenourinha ralada, umas folhas de alface, pepino fatiadinho vai fazer um belo sucesso! Lanche rápido, gostoso E saudável!!!! Dica: evite guardar a receita, pois o iogurte começa a soltar soro depois de muito tempo, ok??? Fazer e comer é a melhor opção!!!!

Preciso testar essa receita com ricota cremosa....... isso são cenas para um capítulo culinário da minha vida, hahahaha! Quem sabe nesse final de semana????

2 comentários:

  1. Olá, eu faço uma receita bem mais simples justamente com a ricota cremosa. Aqui em SP tem uma marca chamada tirolesa que é ótima. As pessoas pensam que estão comendo um patê com maionese. No meu patê vai atum, cebola picada, pimenta calabresa, orégano, uma colher de mostarda e outra de catchup e um pouco de molho inglês.

    Gostaria de saber se você possui uma lista ou um site com os principais alimentos que consumimos nas modalidades: gordura saturada e insaturada, carboidratos simples e complexos e proteínas.

    Se você tiver e puder me responder, meu e-mail é simone.silva1981@gmail.com - Grata - Simone

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone! Obrigadíssima pela receita de patê! Abraços!

    ResponderExcluir