segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Paçoca, Paçoca Diet e Amendoim

Bom dia pessoal!!! Tudo bem???
Que sol bonito aqui em SP, né??? Bom, semana passada, uma paciente minha me mandou um e-mail suuuuper animada para consumir paçoquinha diet.... bom, ela é viciada nessas coisinhas de amendoim e quando ela comprou a paçoca diet, acho que estava fazendo AQUELE negócio da China... afinal, pelo fato de não ter açúcar adicionado tem menos calorias, certo??? Nem sempre!!!!

Uma vez postei aqui no blog um comparativo sobre o chocolate normal e o chocolate diet, mostrando que o chocolate diet tem até mais calorias que o chocolate convencional, por conta de uma quantidade maior de gordura adicionada....
Se formos comparar uma paçoca normal com uma paçoca diet, acontece a MESMA coisa!!!

Vejam a tabela comparativa abaixo:

Ambos os produtos são da mesma empresa, para que não haja nenhuma dúvida quanto ao peso e à diferenças gritantes de ingredientes na composição!

Bom, o que acontece: o amendoim é uma oleaginosa, ou seja, é um grão rico em gordura (óleo).... para cada 10 gramas de amendoim, temos mais de 50 Kcal e 4,5 gramas de gordura... ou seja: pra comer amendoim, temos que ter cautela!!!
Mas pera lá!!! Não vamos só detonar o pobre do amendoim... ele também tem muitos benefícios: entre todas as castanhas disponíveis, é a que fornece mais proteína. Em média, há 30% de proteínas nas sementes. Seu principal componente para a saúde humana é a gordura insaturada, que atua diminuindo os níveis de LDL, que é o colesterol ruim. O amendoim também é rico em vitamina E, que combate as rugas e deixa os cabelos brilhantes. Devido ao baixo índice glicêmico, ajuda a ter um bom controle do diabetes.

Ou seja, lógico que o amendoim pode ser consumido, mas é necessário ter atenção, pois é um alimento isento de fibras, o que pode comprometer a saciedade e com isso, haver um alto consumo do mesmo. O grande X da questão é ter controle e conseguir comer uma quantidade que não detone sua dieta.... quanto??? Aí depende de pessoa pra pessoa...

E em relação aos carboidratos? Para cada 10 gramas de amendoim, temos 2 gramas de carboidratos. Recordando: os carboidratos são responsáveis por nos fornecer energia e por aumentarem o açúcar do sangue.
Ou seja: a diferença entre o valor de carboidratos de uma paçoca normal e uma paçoca diet fica no acréscimo de açúcar na sua composição. Se você for um paciente diabético, cuidado com o consumo exagerado de paçoca diet! Pela tabela comparativa, a quantidade total de carboidratos entre uma paçoca normal e uma diet é praticamente a mesma; o que vai mudar é em quanto tempo esse açúcar do sangue vai demorar pra subir. Na paçoca normal, vai subir mais rápido porque tem açúcar refinado, que é de rápida absorção. No caso da paçoca diet, ela não tem açúcar, mas a quantidade de carboidratos é a mesma que a paçoca normal... ou seja: o açúcar do sangue vai subir, mas pode demorar um pouquinho mais! Trocando em miúdos: mesmo a paçoca sendo diet, não dá pra comer várias pensando que ela não vai ter influência em sua glicemia, pois o amendoim tem carboidratos em sua composição!!!

E em relação ao valor calórico? Por questões de processamento industrial, o fabricante acaba colocando mais gordura para que a paçoca diet tenha uma textura semelhante à paçoca normal... só que a gordura é mais calórica do que o açúcar, deixando a paçoca diet mais calórica que a sua versão convencional!!!

Quer perder peso? Cuidado com qualquer paçoca!!! Quer ter um bom controle do Diabetes???? Não adianta se entupir de paçoca diet porque o açúcar do sangue pode subir demais!!! Fácil??? Nem sempre, mas com as informações na mão, fica mais fácil de entender o porquê das coisas em nosso organismo....

Boa semana!!!!

2 comentários:

  1. Eu como paçoca diet, porque passo uma dieta restritiva de carboidratos processados. Será que eu estou fazendo errado??

    ResponderExcluir
  2. Realmente Lala, a sua linha de pensamento está correta! O que minimiza um pouco a situação é que existe uma pequena quantidade de fibras na paçoca... não posso dizer que a paçoca é "integral", assim como o arroz integral, pão integral, mas seria mais interessante na minha opinião optar por uma sobremesa à base de frutas!

    ResponderExcluir