quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Patê de Berinjela Light!! Patê Especial Light de Tomate e Cebola!

Boa noite novamente!
Estava eu aqui quebrando minha cabeça para dar opções de patês light para uma paciente minha que passou comigo sexta feira passada e fuçando na internet, eu vi essa receita que eu achei fan-tás-ti-ca!!! Infelizmente eu ainda não tive o tempo necessário para testá-la, mas estou extremamente tentada a fazê-lo esse final de semana, pois afinal de contas, nos meus finais de semana eu dou uma de quituteira light, hahahaha!!!!
Vamos à receita:
PATÊ LIGHT DE BERINJELA
- 2 unidades de berinjela
- 1/2 xícara de chá de ricota cremosa Tirolez
(aqui a receita original era com requeijão light, mas um dos assuntos que postei essa semana foi exatamente a comparação da ricota cremosa e o requeijão light, por isso já modifiquei aqui!!!)
- 1 colher de sopa de curry
- 1 dente de alho
- Sal à gosto
Em uma assadeira, coloque as berinjelas e deixe assar até estufar. Corte ao meio, retire a polpa com uma colher. Bata a polpa no liqüidificador ou processador com a ricota cremosa, o curry, o alho e o sal por dois minutos, até obter um purê grosso. Acompanha torradas, pães, pode ser base de um canapé (acrescentar uma rodela de azeitona, uma cenoura cortada em palito deve ficar sensacional!!!)....
Espero que fique tão bom como o patê de tomate e cebola que eu fiz esse final de semana! Ficou boooom... a receita eu tirei da minha cabeça:
PATÊ ESPECIAL LIGHT DE TOMATE E CEBOLA - para o canapé fantástico!
- 01 fatia de ricota de aproximadamente 3 cm;
- 02 pães franceses integrais;
- meio tomate picado;
- meio tomate em rodelas (corte as rodelas ao meio);
- meia cebola picada;
- 01 colher de sobremesa de azeite;
- sal à gosto;
- orégano desidratado ou chimichurri desidratado à gosto (fiz com os 2, ambos ficaram excelentes!!!!!!)
Corte as cebolas em rodelas finas e afervente como cebola pra pizza: aqueça uma xícara de água no microondas e mergulhe as fatias de cebola na água fervente por alguns minutos.
Enquanto isso, amasse a ricota com um garfo e acrescente o azeite e o orégano (ou o chimichurri desidratado). Acrescente o meio tomate picado, as rodelas de cebola escorridas e bata no mixer até formar uma pasta cremosa. Corrija o sal se necessário.
Corte as fatias de pão francês em uma espessura de aproximadamente 1 cm e disponha as mesmas dentro de uma assadeira. Passe o patê de ricota com tomate e cebola sobre cada fatia. Ao final, finalize com meia rodela de tomate sobre cada fatia de pão com o patê e jogue um pouquinho de orégano por cima de tudo. Leve ao forno pré aquecido por uns 15 minutos até que o pão fique um pouco tostado e o tomate de cima dê uma leve murchada. Está pronto para servir e se deliciar!!!!!
Adorei esse quitute... acho que para receber os amigos no final de semana, batendo um papo e tomando uma taça de vinho tinto é uma opção excelente, pouco calórica e muuuuuito saborosa!
Ainda bem que amanhã é sexta e tem feriado na segunda!!!!!!!! O mundo dos patês está a disposição!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Ola, fiz gastroplastia ha 1 mes (fobi capella) e estou a procura de uma nutricionista especializada em gastroplastizado, gostaria de saber se vc atende aos convênios Plano de Saúde Itau ou Badesco? Obrigada, Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra, tudo bem? Infelizmente não atendo esses planos de saúde! Acho que fica mais fácil vc ligar nesses convênios e ver se eles possuem alguma nutri especializada em cirurgia bariátrica!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir