quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Receita: "Frango Completo" - Excelente opção para os pacientes pós cirurgia bariátrica!

Bom dia pessoal!
Que chuva... acho que nunca mais vai fazer uma semana completa de dias ensolarados e quentes em São Paulo!!! Poxa....

Bom, esse final de semana eu arrasei (modéstia parte) na hora da preparação de um frango com molho de tomate e vários complementos muuuito interessantes!!!! A receita "surgiu" na minha cabeça e eu concluí que não tinha como não ficar gostoso e saudável... o que "pegou" foi cozinhar em pouco tempo... lógico que o mais interessante seria comprar os legumes, cozinhá-los e picá-los, mas estava no meio do feriadão, por isso que eu acabei "roubando na receita" e usando enlatados... mas aferventei, viu????

Vamos à receita???
- 600 g de peito de frango cortado em cubinhos pequenos;
- 01 lata de feijão branco Bonduelle (aferventada para tirar o excesso de sal);
- 01 lata de seleta de legumes (também aferventada);
- 01 caneca de PTS (proteína de soja texturizada);
- 02 colheres de sopa de extrato de tomate;
- 01 cebola picada;
- 01 dente de alho picado;
- 02 tomates picados grosseiramente;
- Sal à gosto;
- Shoyu à gosto (para hidratar a PTS).

Antes de mais nada é necessário hidratar a PTS (01 copo de proteína para cada 4 copos de água quente; deixar 30 minutos descansando). Minha dica é colocar um pouquinho de shoyu nessa água para dar uma corzinha e um gostinho na proteína de soja. Enquanto hidrata, pique a cebola e o alho e refogue em uma caçarola.
Acrescente o peito de frango em cubinhos e deixe cozinhar em fogo médio. Acrescente o tomate picado e deixe cozinhando....
Após a hidratação da proteína de soja, escorra a mesma em uma peneira e aperte com uma colher para retirar o excesso de água. Coloque a PTS na panela do frango, mexendo bem para agregar os sabores.
Depois que o frango estiver bem cozido, acrescente a seleta de legumes, o feijão branco e as 2 colheres de sopa do extrato de tomate para dar aquela corzinha que faz falta!!!!
Não deixe secar demais a água, pois o frango pode ficar ruim para mastigar depois! A idéia é ficar um molhinho de tomate junto!!!!
Corrija o sal e sirva com um pouco de arroz integral!

Um prato bem completo, cheio de proteínas magras e legumes! Tudo fica pronto em menos de uma hora!
Fiz essa receita na segunda feira do feriado e rendeu 2/3 de caçarola.... pelo fato de ser um prato com alta concentração de proteínas, acaba-se por ficar bem satisfeito com pouca quantidade!

Para os pacientes de cirurgia bariátrica que já estão craques na mastigação, é uma opção interessantíssima!!!!

Como eu fiz o frango, o patê de berinjela fica pra esse final de semana!!!!!!!!!

Tenho um aniversário de uma grande amiga no sábado (e ela vai fazer numa pizzaria, pode?). Na volta, falo um pouco mais das melhores opções dentro de uma pizzaria para quem está fazendo dieta ou que quer ter uma alimentação mais saudável.... ai ai.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário