quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Castanha do Pará

Bom dia! O sol voltou!!!!! Calorzão que está fazendo aqui em SP, nossa!!!

Hoje pela manhã cedo eu atendi um casal de pacientes e começamos a falar sobre o consumo de frutas secas... a esposa disse: "Até encaro uma castanha do Pará por dia! Mas só uma!". Respondi: "Pra mim está mais que bom!". E porque???

Por conta de tudo que está escrito aí abaixo!!! Confira os benefícios da nossa castanha!!!


A castanha-do-pará (recentemente rebatizada de Castanha-do-Brasil) é uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. A castanha tem uma casca fina, marrom e brilhante; sua polpa é branca e farinhenta.
Uma castanha-do-pará por dia garante a quantidade mínima de selênio necessária ao nosso organismo, recarregando este mineral que combate o envelhecimento celular.
O selênio é fundamental para acionar as enzimas que combatem os radicais livres. Além de manter mais ativo nosso sistema imunológico, também acaba por proteger as células do sistema nervoso das doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Para se ter uma idéia, a mesma quantidade de selênio encontrada em uma unidade de castanha-do-pará (aproximadamente 5 gramas) é encontrada em 3 filés de frango ou 16 pães franceses, 2 latas de sardinha em conserva, 26 camarões, 10 ostras ou 100 copos de leite!!!!!

Um estudo de uma universidade na Nova Zelândia atestou que a ingestão duas castanhas-do-pará ao dia eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. As castanhas do Norte e do Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito.

A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia de selênio e com uma unidade da castanha brasileira já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do nutriente.
Vale lembrar: limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá comer 10 castanhas todo santo dia achando que está combatendo os radicais livres com mais efetividade! Tudo em excesso faz mal!!! No caso das crianças, meia castanha ao dia é o suficiente! Ou seja: excesso de selênio pode trazer toxicidade ao organismo; daí aparecem a queda de cabelo, unhas enfraquecidas e dores de cabeça! Fora que a bichinha é bem calórica (cada unidade são 20 calorias. 05 unidades = 100 calorias!) Seu consumo em excesso pode prejudicar o processo de emagrecimento!!!!

2 comentários:

  1. Oi Amanda, tudo bem?

    você já ouviu falar dos sorvetes Diletto? Eles são gelatos da itália. queria saber se eles são uma boa opção pra quem precisa de um doce de vez em quando. www.gelatodiletto.com.br
    beijos,
    roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou consumindo 1 por dia há mais de uma semana,já notei diferença,percebi o intistino,as fezes...nem precisa limpar,se quizer.., mais disposição,realmente vomos usar,custa pouco,outro produto que meajudoumuito na época da menopausa,foi a linhaçadourada,uso sagradamente, não tenho o calor que dizem,sou jovem e tenho 59 anos...sou magra,peso 56 kg. e 1,66,na medida certo.Espero que todos começem a consumir estes alimentos naturais e ter uma vida melhor!Obrigada.

      Excluir