segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sorvetes.... existe alguma boa opção pra esse verão???

Boa noite!
Essa semana eu vou dar uma "sumidinha" do blog, pois estarei no Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica!
Lógico que as novidades mais interessantes acabam caindo por aqui! Como o congresso começa amanhã (dia 10 de novembro) e só termina sábado, acho que não terei tempo de postar mais de uma vez essa semana!
Mas vamos ver no que vai dar, né??

Bom.... falando do nosso tema de hoje....

Uma paciente minha postou uma perguntinha aqui no blog sobre uma linha de sorvetes com baixas calorias... (abraços Roberta!)
Bom, é possível incluir num cardápio "saudável" um sorvetinho de vez em quando nesse calorzão????
Hmmmmm.... dependendo do sorvetinho, dá sim!!!

Vamos às boas e interessantes comparações????

Aqui nestes 2 exemplos de sorvete de fruta (no caso abacaxi), o valor calórico por porção é baixo e a quantidade de gorduras totais e saturadas é mínima ou nem existe! No caso do sorvete mais caseiro, ainda contamos com a boa e velha fibra, que ajuda a funcionar o intestino (dentre outras funções, é claro!).

A quantidade de sódio é baixíssima ou inexistente.... mas temos que lembrar que o valor calórico desse sorvete é advindo dos carboidratos, principal fonte de energia para nosso corpo! Ou seja: ele não vai dar nada além de energia (algumas vitaminas talvez, mas isso não está discriminado no rótulo dos sorvetes). Por isso não adianta se empolgar demais e achar que está fazendo AQUELE negócião trocando a fruta da sobremesa por um picolé todo dia pois o picolé tem poucas calorias!!! Não podemos esquecer que a fruta é fonte de vitaminas principalmente e fibras! Às vezes, no calor, no desespero de comer algo doce, naquela vontade de gelar a garganta, um sorvetinho à base de frutas pode ser beeeeem interessante!

Tem outras opções que não são à base de frutas, mas o valor calórico é baixo... mas quem são essas opções???

Vamos ver o exemplo abaixo???

Notem que o primeiro exemplo é o que "carinhosamente" chamamos de BOMBA CALÓRICA!

Um sorvetinho tem mais de 230 calorias e 10 gramas de gorduras saturadas????? Afeeeee!!! Percebam que isso representa mais de 50% do recomendado para a ingestão de gordura saturada, aquela que entope as veias e dá infarto e derrame!!!! O valor calórico então vem principalmente dos carboidratos e da gordura, especialmente a saturada! A quantidade de proteínas nesse sorvete é muito pouca se a gente for comparar com o total de gorduras por porção (15 gramas, afeeeeeeeeee!!!!!). Esse sim é um sorvete complicado da gente adicionar num cardápio para perda de peso....

Mas se a gente tiver o coração aberto e olhar a versão "Zero" logo abaixo, vemos que o sorvete zero em questão não tem açúcar adicionado nem gorduras, tornando o produto beeeeeem menos calórico e menos nocivo à saúde! Fora que o bonitinho é cheio de fibras (mais de 3,5 gramas por porção, que maravilha!!!).

Mas mais uma vez: sorvete é fonte energética! Não adianta olhar apenas para os valores de calorias e gorduras, fibras e proteínas.... não podemos nos esquecer das vitaminas e minerais!!!!

Mantendo uma dieta saudável e incluindo às vezes com moderação opções mais interessantes de sorvetes como os mostrados aqui, fica mais fácil fazer uma dieta sem tantas restrições e sofrimentos!!!!

Boa semana!!!!!!!!!!!!!

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