sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tempo - Calma - Mastigação

Bom, ontem pela manhã passou uma paciente comigo no consultório da Borges Lagoa simplesmente de-ses-pe-ra-da para comer!!!!

Calma que eu explico... a bichinha fez cirurgia bariátrica (cirurgia de redução do estômago) há quase um mês... com 30 dias que cirurgia nossa equipe "dá a carta de alforria" e o paciente volta a comer comida de verdade!!!! Rsrsrssrsrss... é a tal da dieta sólida beeeem mastigada e fracionada! Comer de 3/3horas é super importante, pois saco vazio não pára em pé!

Mas a mensagem mais importante é: os pacientes que serão submetidos à esse tipo de cirurgia precisam ficar cientes que a paciência, a calma e a tranquilidade são qualidades que precisam ser cultivadas e adquiridas para se ter uma melhor qualidade de vida e adaptação ao novo estômago....

Sempre vale lembrar que o novo estômago tem o tamanho de um dedão... não dá pra gente comer grandes garfadas, mastigar pouco ou não prestar atenção no que está sendo feito... imaginem engolir uma uva mal mastigada????? É entalo na certa!!!

Por isso é importante trabalhar na cabeça todos esses conceitos mesmo antes de operar... e começar a aplicá-los!!!! Pra ter sucesso é preciso mudar o estilo de vida, a relação com a comida... se tudo continuar na mesma, a cirurgia funcionará por um período curto (algo em torno de 2 anos).... quem quer passar por um procedimento cirúrgico desse de grande porte e voltar a engordar em menos de 3 anos depois???? Ninguém!!!!

Por isso que ter tempo para comer, calma para comer e mastigar beeeem os alimentos mesmo antes da cirurgia é um primeiro passo para começar a internalizar o que é necessário se fazer para o pós cirúrgico ser bem tranquilo e ser bem sucedido a médio e é claro, a longo prazo também! Mastigar bem foi um dos temas da dieta dos franceses, postada mês passado!!!!

Bom final de semana, pessoal!!!!

Pode tomar adoçante à vontade?????

Ahhhhhhh.... bom dia!!!! Que bela sexta feira ensolarada!
Será que o final de semana vai continuar do mesmo jeito???
Bom, vamos à pergunta-tema desta postagem:

Pode tomar coisas com adoçante à vontade??? Pois é, essa é uma pergunta boa, ou não é???

Tenho alguns pacientes que simplesmente não tomam água... o líquido sagrado e precioso é a Tota Tola da vida... Tota Tola Zero, claaaaaro! Se não tem calorias, que mal tem, não é mesmo??? E o guaraná??? Nem se fala! Tem gente que valoriza MESMO o produto nacional!!!

Antigamente nossa desculpa era falar que a Tota Tola Zero tinha mais sódio que a Tota Light, porém agora eles mudaram a formulação do suquinho preto de bolinhas... é como eu digo: suco de asfalto ou caldinho de piche!!!!!

Bão, pra falar um pouco de quantidades, a gente precisa falar um pouquinho de legislação... a RDC Nº 18 de 24/03/2008 dispõe sobre “Regulamento Técnico que autoriza o uso de aditivos edulcorantes em alimentos, com seus respectivos limites máximos” - ou seja: estabelece o quanto de cada adoçante eu posso tomar por dia e que é uma quantidade segura. O que aconteceu nessa legislação? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu reduzir a quantidade da sacarina e do ciclamato em bebidas e alimentos e aprovar o consumo de três substancias novas – a taumatina, o eritrol e o neotame, adoçantes já aprovados por outros organismos de saúde.

A tabela abaixo mostra o que aconteceu na legislação ano passado e o que está em vigor agora:


Eu sei que vocês devem estar se perguntando... e??? Colocando essas informações em miúdos, vamos ver o que acontece com um ciclaninho de cerca de 65 kg:
- Se nosso paciente resolver tomar adoçantes à base de steviosídeo, um sachê com 1g tem 7% de esteviosídeo. Ou seja, temos 70mg/sachê do adoçante. Considerando 65kg x 5,5 mg (IDA - Ingestão Diária Aceitável) = 357,5mg/dia, o que corresponde à 5 sachês/dia!!!

E a Sucralose???
- Um sachê com 0,8 g de produto contém 10mg de sucralose; 65 kg x 15 (IDA) = 975 mg/dia = 97,5 sachês/dia!!!!

Chocante né???
Se a gente foi transformar esse tipo de informação em latas de refrigerante, isso dá:
- Tota Tola Zero: consumo máximo de 9 latas/dia (ciclamato, acessulfame K e aspartame);
- Nananá Diet Zero Açúcar: consumo máximo de 3 latas/dia (sacarina e ciclamato);
- Espraite Zero: 2 latas ao dia (ciclamato e sacarina)
- Kuati Zero: 7 latas/dia (ciclamato, aspartame e sacarina)

Adoçante então pode ser tomado "à vontê"??? Não!!! Por isso que é sempre bom não abusar de produtos com baixas calorias e refrigerantes não são águas coloridas com bolinhas... o interessante é você substituir dentro do seu padrão alimentar produtos com um menor valor calórico ou valor de gordura saturada, açúcares com o objetivo de perda de peso... mas dentro de um limite aceitável! E 1 litro de refrigerante ao dia com certeza não se encaixa nesse contexto!!!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Chicletes: Mitos e Verdades

Boa noiteeee!!!
Muita gente sabe que eu sou uma nutricionista com um vício muito sério: eu masco chicletes e não é pouco! Já tive dores sérias na mandíbula, dores de estômago, mas não tem jeito... não consigo abandonar esses bonitinhos que ficam horas rolando na boca.... já diminuí bastante a quantidade, mas quem possui esse vício sabe o quanto é complicado simplesmente não tem um chicletinho na boca.... bom, quando eu vi essa reportagem no Yahoo! eu me deliciei... rsrrssss!!!!


A idéia de que chiclete é mania de criança está mais do que superada. Os adultos são tão fãs da goma de mascar quanto os pequenos (eu que o diga!). Fato é que a indústria alimentícia tem se dedicado a criar produtos cada vez mais cheios de requisitos que se encaixem nas demandas da gente grande, como chiclete sem açúcar e chiclete que promete clarear os dentes, mas sem deixar de lado as versões coloridas, recheadas e de formatos mais variados para a garotada.

O chiclete sempre foi considerado o vilão da boca por provocar cáries e visto como guloseima que atrapalha a dieta. Mas será que ele não traz nenhum benefício para o regime e para a saúde bucal? A nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella (é isso aí colega, força nas reportagens!), e o dentista Sidnei Leonard Goldmann ajudam a esclarecer os mitos e verdades relacionados ao hábito.

Os chicletes são bastante prejudiciais à dieta
Mito. Os chicletes, mesmos os que contêm açúcar, não são muito calóricos e até ajudam a enganar a fome. Claro que as gomas com recheios devem ser evitadas, pois são mais calóricas. Uma unidade de chiclete recheado apresenta, em média, 15 calorias e o chiclete sem açúcar apresenta 2,5 calorias por unidade. "Se o hábito for mascar muitos chicletes por dia, a melhor opção é o chiclete sem açúcar para não calorias à dieta", explica Roberta Stella.

A goma pode causar dor de estômago
Verdade. (Ô se é verdade! Sou prova viva!). Se o chiclete é mascado várias vezes ao dia e a pessoa está há muitas horas sem se alimentar, vai estimular a produção do suco gástrico estomacal, que contém ácido clorídrico. A substância irá agir diretamente na parede do estômago, podendo causar dores. Dessa maneira, deve-se evitar mascar muitas unidades de chiclete por dia.

Todo tipo de chiclete provoca cárie
Mito. O açúcar presente no chiclete é o grande causador da cárie. Por isso, as versões diet e light podem ficar de fora dessa lista. Porém, alguns corantes e conservantes da composição das gomas podem ser feitos à base de amido e carboidrato, que vão se transformar em açúcar e também são nocivos aos dentes. "Opte por versões sem açúcar e incolores, que são as mais seguras", diz Goldmann. Outro ponto é que alguns chicletes, dependendo da sua composição, podem deixar o pH da boca muito ácido e provocar cáries.

O chiclete pode ser benéfico para a higiene bucal
Verdade. A mecânica de mascar e o atrito da goma com os dentes provocam uma limpeza superficial dos dentes. Quanto mais espessa ela for, melhor será o resultado. "Mas o chiclete não substitui a escova e o fio dental e nem tem o poder de remover a placa bacteriana ou prevenir a formação dela", explica o dentista.

O chiclete alivia o mau hálito
Verdade. Com a limpeza superficial que a goma proporciona, o hálito é favorecido já que há a renovação das células da boca. Mas é uma ação momentânea. E não serve para todo mundo. Quem sofre com problemas bucais, como periodontite, cáries ou uma restauração danificada, pode ficar com o mau cheiro acentuado com o uso do chiclete. Aliás, esse é o indício de que há um problema bucal.

Chiclete ajuda a clarear os dentes
Mito. Mesmo as versões que prometem esse benefício contêm concentrações muito baixas de peróxido (substância clareadora) para proporcionar algum clareamento. Além disso, ela não pode ser usada em altas concentrações na goma por ser um produto tóxico. "O peróxido pode queimar a gengiva. Por isso, só um dentista deve manipular a substância, evitando os riscos", explica Goldmann.

A goma é indicada para certos tratamentos bucais
Verdade. Em alguns casos, o chiclete é recomendado com ação de fisioterapia. Quando há inflamação dos músculos ou abertura limitada da boca (trismo muscular), o uso da goma é benéfico para minimizar o inchaço, fortalecer a musculatura bucal e recuperar os movimentos da mandíbula.

Nem tudo está perdido... só eu que não posso me perder mascando chicletes....

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Conheca+os+mitos+e+verdades+do+chiclete.mv

Frutas: Vilãs ou Mocinhas das Dietas???

Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês???

Depois daquele final de semana comendo "o" churrascão junto com o pai, nada como acordar na segunda feira pensando numa alimentação mais saudável né??? "Vou fazer uma dieta das frutas, comer só frutinhas uns 3 dias para poder ficar linda, maravilhosa, corpitcho de sereia"... certo???? NÃÃÃÃO! ERRADO! Nine! Nope! Nicht! Necas de Pitibiribas!!!

As frutas são naturais (óbvio), são ricas em nutrientes (indiscutível), ricas em fibras (os intestinos por aí agradecem), porém elas também tem calorias!!! Ou seja: dá pra comer fruta até pelas orelhas pensando em emagrecer??? Na na ni na não!!!!


Hoje no Ambulatório de Obesidade do Hospital do Rim e Hipertensão, nós abordamos junto aos pacientes a aula de verduras, legumes, frutas, fibras e água. Nesse caso as frutas fazem quase um capítulo à parte, pois sempre há muitas dúvidas sobre as frutas! Pode à vontade? Tem fruta proibida????

Ué? "Então as frutas são mega calóricas? Vou ter que passar esses 3 dias só à base de água e alface???"

Sem exageros né??? Vamos começar pelo começo: fruta faz muito bem (obrigada), mas o mundo da Nutrolândia é um sinônimo de bom senso...

Segundo a Pirâmide Alimentar Brasileira http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a06.pdf (para as nutris de plantão), o consumo ideal de frutas gira em torno de 3 a 5 porções ao dia.

Comer 3 ou comer 5 porções???

Depende do seu peso, seus objetivos, se vc tem alguma doença associada... Imagine uma senhorinha de 60 e poucos anos, 1,50m com excesso de peso, glicemia de jejum alterada (pré-diabetes)... se ela comer 5 porções de frutas ao dia ela pode não emagrecer ou não ter um controle dessa glicemia de jejum... por isso seria mais prudente ficar nas 3 porções/dia, que é a recomendação mínima!

E o bonitão de 18 anos, malhado, vive na academia, compete de bicicleta, natação... será que só 3 porções dá pro gasto??? Provavelmente não! Esse é um fortíssimo candidado à comer as 5 porções recomendadas dentro da pirâmide alimentar!


E o valor calórico dessas bichinhas????

Vocês sabiam que 01 xícara de acerola tem o mesmo valor calórico que 3/4 de colher de sopa de abacate?????? E o mesmo valor calórico que apenas 2 baguinhos de jaca???

Então se eu quero perder peso, dá pra ficar comendo uma tigela abacate amassadinho com adoçante todo dia de tarde??? Dentro de um plano alimentar saudável fica meio complicado né??? E comer uma xícara de chá de bagos de jaca então??? Complexo....

E o sucão de laranja da padoca??? 01 xícara de chá de acerola tem o mesmo valor calórico que 01 laranja... mas o meu suco da padaria não vai apenas 01 laranja, certo??? Vão aí umas 5 laranjas... e cada laranja corresponde à uma porção de fruta! Logo um copão de suco de laranja são 5 porções de frutas numa tacada só! O suco de laranja tem vitamina C? Teeeeem! É saudável? Ééééé! Tem muitas calorias? Teeeeem! Posso tomar "à vontê" se eu quero perder peso e ter um bom controle do Diabetes??? Nããããão!!!!

Pra se ter uma noção rápida de básica de porções de frutas, vamos à uma dica básica:

01 porção de frutas = 01 xícara de fruta muito pequena ou 01 fruta pequena ou 01 fatia de fruta grande


OU SEJA,


01 porção de frutas = 01 xícara de chá de morangos ou 01 maçã pequena ou 01 fatia de melancia

Mais informações do mundo das frutas são cenas para um próximo capítulo!!!!!!