terça-feira, 29 de setembro de 2009

Receita de Patê Atum Light

Oi gente, bom dia!


Que tempinho mais safado esse de São Paulo né??? Ainda bem que fez um super sol em pleno domingão!!!! Eu ia ficar muito injuriada mesmo se hoje fosse domingo!!!!!!!!!


Bom, no finalzinho da semana passada eu atendi uma paciente que gosta muito de lanches à noite. Sugeri à ela patês com algum alimento fonte de proteína, pra sair um pouco do mundo dos frios e embutidos.... explico direitinho esse porquê em uma nova postagem!!!!


Como uma nutricionista que se preze, sempre alertamos para uma alimentação mais natural e saudável! Logo, comer processados toda santa noite não é muito interessante nem bacana para o organismo!
Daí ela me falou que faz patês com maionese!!! Poxa, maionese??? Tudo bem que agora temos maioneses mais interessantes no mercado, light e com leite, mas é possível substituir a maionese por iogurte desnatado! Você ganha em proteínas e cálcio!
Vamos comparar os 2 alimentos????

Vejam que eu estou considerando usar apenas 01 colher de sopa de maionese light para fazer o meu patê de atum contra um quarto de potinho de iogurte desnatado!!!! Muitas vezes uma colher de sopa de maionese não dá "liga" para a quantidade de atum de uma latinha, sendo necessário colocar ainda mais maionese para poder ficar com cara de patê!

Ou seja: temos gordura saturada e colesterol na maionese light! No iogurte desnatado eu tenho a vantagem de não ter gorduras ruins, ter um pouquinho de proteínas e cálcio, que é bem mais vantajoso!!! Fora que o valor calórico de ambos é incomparável! Se eu fosse usar 2 colheres de sopa de maionese light pro meu patê, estaria consumindo quase 6 gramas de gorduras totais e 60 Kcal, contra 22 Kcal do iogurte!!! Pensando em meio potinho de iogurte para fazer uma receita de patê, eu ainda saio no lucro, pois o consumo de cálcio será de 130 mg e quase 4 gramas de proteínas.... com 44 Kcal!!!!

Cuidado pessoal com essa história das calorias baixas das maioneses... de grão em grão a galinha enche o papo, hein???? Fora que maionese é tão fácil de enfiar o pé na jaca.... quando vc viu, já foi!!!!

Deixando as jacas de lado, vamos à receita do patê de atum light:

- 2 latas de atum sólido light (conservado em água)
- 1/2 maço pequeno de cebolinha verde picado
- 1/2 maço pequeno de salsinha picado
- 1 pote de iogurte natural
- 2 colheres (sopa) de mostarda (se preferir)
- 1 pitada de sal (se preferir)
Lógico que a receita pode ser "cortada pela metade", ou seja: usar uma latinha de atum para 1/2 potinho de iogurte e por aí vai....

Bom, retire quase que por completo a água do atum. Em um refratário coloque o atum, a cebolinha verde, a salsinha e o iogurte natural escorrido (se o mesmo tiver soro); misture bem com um garfo, acrescentando ao final a mostarda e o sal, misturando sempre!

Um pão light integral com uma cenourinha ralada, umas folhas de alface, pepino fatiadinho vai fazer um belo sucesso! Lanche rápido, gostoso E saudável!!!! Dica: evite guardar a receita, pois o iogurte começa a soltar soro depois de muito tempo, ok??? Fazer e comer é a melhor opção!!!!

Preciso testar essa receita com ricota cremosa....... isso são cenas para um capítulo culinário da minha vida, hahahaha! Quem sabe nesse final de semana????

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

27 de setembro foi Dia Mundial do Coração

Boa noite pessoal, tudo bem???
Esse final de semana foi o dia Mundial do Coração! Nada de dia dos Namorados, dia do amor ou da paixão não!!! Por enquanto não estamos falando daquele "músculo involuntário [que] pulsa por você", rsrsrsssss..... deixem que a Marisa Monte cante essa música (linda por sinal) em uma outra ocasião!!!!
Essa matéria eu tirei de um site específico de nutrição.... fantástica!!!!!!!!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, ao menos 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas ou adiadas se houvesse um consumo mínimo diário de cinco porções - ou 400 gramas – de legumes, folhas e frutas. “Uma dieta sem gorduras, rica em fibras, como frutas e vegetais, ajudam, por exemplo, a reduzir a pressão arterial e melhorar os fatores de risco de diversas doenças e de cardiopatias (doenças do coração). Além disso, carnes magras e pequenas porções diárias de arroz com feijão contemplam uma dieta ideal para a saúde cardiovascular (do coração)”, comenta o dr. Paulo Moreira, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Marília. Com nutrientes bem variados e que se complementam, um prato que contenha pelo menos cinco cores, contidas na pirâmide alimentar, é saudável, rico em vitaminas e forma uma refeição completa. O cálculo da quantidade de calorias diárias necessárias diariamente deve se adequar ao gasto calórico com exercícios, à massa corporal atual e àquela que pretende atingir.
Em pacientes hipertensos, por exemplo, a atenção com o sal deve ser redobrada, assim como os portadores de dislipidemias (colesterol alto) devem evitar o consumo de gorduras.
O cardiologista reforça que o resultado positivo da associação de dieta, exercícios e controle do colesterol, da pressão alta e da obesidade são essenciais para diminuição dos riscos para o coração.

Todas essas recomendações deste médico estão espalhadas pelo blog!!!!!
Alimentação saudável pro coração bater mais forte!!!!! Você não precisa estar amando para cuidar do seu coração...........

Boa semana!!!!!

FONTE: http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=409

Grupo de Nutricionistas no site da SBD

Bom diaaaaaaaaaa!!!
Agora pela manhã o assunto vai ser bem rápido: acabei de receber um e-mail de uma amiga nutricionista da Unifesp relatando sobre nosso destaque no site da Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD.
Em comemoração ao dia do Nutricionista (31 de agosto), eu e as demais nutris que fazem mestrado comigo na Unifesp (atendemos nos ambultatórios do Hospital do Rim e Hipertensão) mandamos alguns relatos de caso de pacientes atendidos por nós e tivemos destaque no site da SBD!
É realmente extremamente gratificante ver que nosso trabalho diferenciado pôde ser reconhecido por uma instituição tão séria como a SBD!

Parabéns à todas nós!!!!!!!

http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/nutricao-e-ciencia

Boa semana.........