quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Patê de Berinjela Light!! Patê Especial Light de Tomate e Cebola!

Boa noite novamente!
Estava eu aqui quebrando minha cabeça para dar opções de patês light para uma paciente minha que passou comigo sexta feira passada e fuçando na internet, eu vi essa receita que eu achei fan-tás-ti-ca!!! Infelizmente eu ainda não tive o tempo necessário para testá-la, mas estou extremamente tentada a fazê-lo esse final de semana, pois afinal de contas, nos meus finais de semana eu dou uma de quituteira light, hahahaha!!!!
Vamos à receita:
PATÊ LIGHT DE BERINJELA
- 2 unidades de berinjela
- 1/2 xícara de chá de ricota cremosa Tirolez
(aqui a receita original era com requeijão light, mas um dos assuntos que postei essa semana foi exatamente a comparação da ricota cremosa e o requeijão light, por isso já modifiquei aqui!!!)
- 1 colher de sopa de curry
- 1 dente de alho
- Sal à gosto
Em uma assadeira, coloque as berinjelas e deixe assar até estufar. Corte ao meio, retire a polpa com uma colher. Bata a polpa no liqüidificador ou processador com a ricota cremosa, o curry, o alho e o sal por dois minutos, até obter um purê grosso. Acompanha torradas, pães, pode ser base de um canapé (acrescentar uma rodela de azeitona, uma cenoura cortada em palito deve ficar sensacional!!!)....
Espero que fique tão bom como o patê de tomate e cebola que eu fiz esse final de semana! Ficou boooom... a receita eu tirei da minha cabeça:
PATÊ ESPECIAL LIGHT DE TOMATE E CEBOLA - para o canapé fantástico!
- 01 fatia de ricota de aproximadamente 3 cm;
- 02 pães franceses integrais;
- meio tomate picado;
- meio tomate em rodelas (corte as rodelas ao meio);
- meia cebola picada;
- 01 colher de sobremesa de azeite;
- sal à gosto;
- orégano desidratado ou chimichurri desidratado à gosto (fiz com os 2, ambos ficaram excelentes!!!!!!)
Corte as cebolas em rodelas finas e afervente como cebola pra pizza: aqueça uma xícara de água no microondas e mergulhe as fatias de cebola na água fervente por alguns minutos.
Enquanto isso, amasse a ricota com um garfo e acrescente o azeite e o orégano (ou o chimichurri desidratado). Acrescente o meio tomate picado, as rodelas de cebola escorridas e bata no mixer até formar uma pasta cremosa. Corrija o sal se necessário.
Corte as fatias de pão francês em uma espessura de aproximadamente 1 cm e disponha as mesmas dentro de uma assadeira. Passe o patê de ricota com tomate e cebola sobre cada fatia. Ao final, finalize com meia rodela de tomate sobre cada fatia de pão com o patê e jogue um pouquinho de orégano por cima de tudo. Leve ao forno pré aquecido por uns 15 minutos até que o pão fique um pouco tostado e o tomate de cima dê uma leve murchada. Está pronto para servir e se deliciar!!!!!
Adorei esse quitute... acho que para receber os amigos no final de semana, batendo um papo e tomando uma taça de vinho tinto é uma opção excelente, pouco calórica e muuuuuito saborosa!
Ainda bem que amanhã é sexta e tem feriado na segunda!!!!!!!! O mundo dos patês está a disposição!!!!!!!!!

Alimentação e o Risco de Câncer

Boa noite pessoal!!!!

Estou aqui mais uma vez pra discutir o que eu sempre vejo no consultório... uma das coisas que estou observando com mais e mais frequência é o consumo de frios e embutidos no lugar de comida especialmente no jantar! As pessoas estão abandonando o hábito do arroz, carne, salada no jantar e estão preferindo um misto quente, pão com presunto e por aí vai... mas será mesmo que esta é uma boa opção para nosso organismo???
Muitos componentes da nossa alimentação tem sido relacionados com o desenvolvimento do câncer, principalmente o de mama, reto, cólon (intestino grosso), próstata, estômago e esôfago.
Os estudos chegam a mostrar que 1/3 de todos os tipos de cânceres estão relacionados às dietas inadequadas!!!
Alguns alimentos contêm níveis significativos de agentes cancerígenos. Os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos, além de alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estômago.
As nitrosaminas, que têm ação carcinogênica potente, são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e freqüente. Por outro lado, a vitamina C e o beta-caroteno, encontrados em frutas cítricas, verduras e legumes amarelo-alaranjado (cenoura, tomate, melancia, pimentão vermelho e amarelo), agem como protetoras contra o câncer, porque evitam a que os nitritos se transformem em nitrosaminas.

Concluindo: os cânceres de esôfago e de estômago estão relacionados mais com o consumo de alimentos defumados, assados na brasa e aqueles preservados em sal.
Ou seja: comer churrasco todos santo final de semana provoca câncer??????
Bom, o churrascão provoca câncer, de acordo com muitos especialistas... só que o velho cigarrinho safado pode ser mais perigoso do que as picanhas, lombos e lingüiças assados na brasa ou defumados.
As carnes para churrasco muitas vezes possuem excesso de gordura, o que dificulta a digestão, forçando o estômago a produzir sucos digestivos em excesso, podendo levar à uma corrosão das paredes do intestino, provocando mutações cancerígenas. Aos comermos churrascos e defumados, estamos ingerindo uma substância chamada amina heterocíclica, criada pelo calor da grelha (forma aquele “pretinho tostadinho crocante” dos churrascos). As aminas heterocíclicas entram nas células, onde se ligam ao DNA e provocam mutações cancerígenas. Punk né???
O mesmo vale para os alimentos defumados impregnados pelo alcatrão (aquele mesmo alcatrão dos cigarros) proveniente da fumaça.
Quem é quem no Piauí: os alimentos defumados incluem o presunto, frango defumado, linguiça, pastrami, salsichas. Neles encontramos nitratos e nitritos, que quando digeridos são transformados em nitrosaminas, um potente agente cancerígeno, especialmente para o estômago!

Por acaso vocês sabiam que o tipo de preparo do alimento também influencia no risco de câncer???
Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muuuuito elevadas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de cólon, estômago e reto. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são as escolhas mais saudáveis, como pochet, vapor, fervura, ensopado, assado ou cozido.

Atenções especiais também devem ser dadas aos grãos e cereais, com especial cuidado ao amendoim. Uma vez armazenados em lugares inadequados e úmidos, esses alimentos podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, que produz a aflatoxina, uma substância cancerígena. Essa toxina está relacionada ao desenvolvimento de câncer de fígado!!!!

Que tal olhar com mais carinho para seu prato e a sua alimentação???? Não estamos falando somente de obesidade e colesterol alto, não! Alimentação saudável é coisa séria por estes e milhões de outros motivos importantes!!!
Veja bem: não estou falando para cortar o churrasquinho da sua vida nem proibir ninguém aqui de comer um presuntinho de vez em quando!!! Mas tem coisas na vida que precisam virar exceção e não regra.... tudo que é demais, faz mal, como dizia a minha avó!!!!

Ou como já dizia o grande Hipócrates: “Faça do alimento seu medicamento”!

FONTE: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=18

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ricota Cremosa.... ouvi, provei e adorei!!!!

Estava conversando com as demais nutris que trabalham comigo lá nos ambulatórios do Hospital do Rim e começou um certo burburinho sobre uma tal de ricota-cremosa-que-parece-requeijão... falaram que era mais gostoso do que requeijão, textura super cremosa que nem parecia ricota, que com pão integral fazia toda diferença na nossa vida!!!! Bom, como boa consumidora-nutricionista antenada, no final da semana eu acabei indo ao supermercado fazer umas comprinhas (saudáveis, pois de final de semana eu sou uma quituteira light) e olha quem eu vi: Não vou negar que a curiosidade imperou sobre meu ser e eu comprei o bendito creme de ricota!
No mesmo dia eu provei, aprovei e me deliciei!!!!

Realmente esse creminho de ricota substitui superbem o requeijão e ainda por cima pode ser base para patês de frango, atum, azeitona ou tomate!!! Fantástico!!!!

Vamos comparar as diferenças entre um requeijão comum e o creme de ricota????


Fonte: http://www.tirolez.com/


De cara, já vemos que o valor calórico do creme de ricota é 35% menor do que o requeijão! Ponto para a ricota!!! Fora que tem o dobro do valor protéico e pasmem: 92,42% menos sódio do que o requeijão!!!!


Agora a gordura, ahhhh.... a famigerada gordura saturada.... enquanto o requeijão tem 5g de gordura saturada por porção (que corresponde a 20% das recomendações diárias de consumo de gordura saturada, o que é bastaaaaaante). Considerando que 30g é uma colher de sopa de requejão, qualquer abusadinha a mais, vc consome pelo menos 50% do recomendado de gordura saturada por dia apenas no café da manhã!!!!


Já o creme de ricota fornece metade da quantidade de gordura saturada.... ou seja: sem dúvidas, esse creme já conquistou meu paladar, meu senso crítico de nutricionista e meu coração, rsrsrsrsss.... quem sabe ele não conquista o coração de vocês???

O novo guru da alimentação na terra da Rainha é Homer Simpson??? Quê???? God Save the Queen!!!!

Oi pessoal, boa noite!
Estava lendo meus e-mails quando me deparei com essa maaaaster foto do Homer Simpson e a chamada de que ele será o novo guru britânico da boa alimentação... será que isso vai dar certo????

Segue a reportagem abaixo.... como sempre, meus comentários ficam em negrito!
LONDRES (Reuters) - Esqueça a pizza e as rosquinhas recheadas --o governo britânico quer que os fãs dos Simpsons passem a comer de maneira mais saudável (Só os fãs dos Simpsons têm alimentação desregrada????)
O Departamento de Saúde está gastando 1 milhão de dólares para patrocinar episódios do desenho no Channel 4 como parte da campanha Change4Life (Mudança para a Vida).
Antes do início dos programas patrocinados, personagens do desenho que fingem ser membros da família são mostrados sentados em um sofá debruçados sobre sorvetes e batatas fritas que depois se transformam em alternativas mais saudáveis (Será que isso causa impacto mesmo? Gastar 1 milhão com essa abordagem apenas?)
O governo espera que os telespectadores percebam que devem seguir este comportamento, e não a dieta baseada em cerveja e rosquinhas recheadas de Homer Simpson e sua família (do que vai adiantar 3 segundos vendo cenouras e todo o resto do episódio com o Homer gritando pra Marge que precisa comprar mais sorvete napolitano???)
A ministra da Saúde Pública britânica, Gillian Merron, disse que o objetivo é criar maneiras novas e inovadoras de atingir a audiência.
"Os Simpsons são uma família unida e muito amada que enfrenta os desafios diários que famílias modernas passam", afirmou em comunicado.
"Enquanto eles certamente fazem algumas escolhas questionáveis sobre como fazer as coisas, dão uma maneira popular e atraente para repassar a mensagem às famílias da vida real sobre maneiras simples de melhorar a dieta e atividade para uma vida para saudável", disse.

Espero que eu seja uma pessoa equivocada e que de uma maneira ou de outra o investimento funcione e cause impacto nas famílias britânicas!
Mas de nada adianta ter propagandas apelando para uma alimentação saudável se os pais ou responsáveis pelas compras da casa não tomarem uma atitude positiva e de fato adquirirem alimentos mais saudáveis, com menos gordura saturada, mais fibras e menos sódio, por exemplo.
PLANEJAMENTO é essencial antes de mais nada! Conscientização do dia a dia, da rotina diária, da vida alimentar é um primeiro passo para mudança de comportamento....
Que o Homer emagreça!!!!!!!

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/091005/entretenimento/cultura_tv_simpson_saudavel_1