quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Risoto Light

Gente........
Essa receita é de arrasar! Eu sei que ando meio relapsa com meu lado culinarista ultimamente... mas sabe como é, correria do dia-a-dia, casamentos de amigos para ir, vontade de andar no parque num dia quente e nublado.... aaaahhh... mas essa receita só tem coisas boas!
Vamos aos ingredientes?
- 1 xícara de chá de arroz integral cru;
- 1 cenoura crua inteira média;
- 1 abobrinha inteira crua média;
- 6 ramos de brócolis cru;
- ½ cebola crua pequena;
- 2 dentes de alho pequenos;
- 2 colheres de sopa de requeijão light;
- 1 colher de sopa de parmesão ralado light;
- 2 colheres de chá de sal (para cozinhar os legumes);
- 4 copos de água.
Modo de Preparo
Cozinhe em água e sal a abobrinha e o brócolis picados e a cenoura cortada em cubos. Bata a água de cozimento dos vegetais com o requeijão light. Em uma panela, refogue o alho, a cebola e o arroz. Acrescente o sal a gosto, acresente a água dos vegetais batida com requeijão e deixe cozinhando em fogo baixo até o arroz ficar al dente. Acrescente os vegetais cozidos, mexa delicadamente com auxílio de um garfo. Coloque em um refratário e salpique o parmesão ralado. Sirva a seguir.
Facinho de fazer e delicioso!!!! Acho que minha programação culinária para esse final de semana prolongado aqui em São Paulo está começando a "pegar corpo", rsrsrssss....

terça-feira, 17 de novembro de 2009

MULTIMISTURA

Boa noite!!!
Essa semana eu estou inspirada! Tenho tantas coisas para postar, mas sempre tem alguma coisinha que me dá uma "coceirinha" e eu acabo postando primeiro!!!
Bom, acabei de receber um e-mail da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) comentando sobre o último posicionamento da multimistura.
Pra quem não sabe, a multimistura, segundo o site www.multimistura.org.br é uma farinha farinha composta de:
- 70% de farelo (arroz e ou trigo) tostado;
- 15% de pó de folhas (mandioca, batata-doce, etc.);
- 15% de pó de sementes (gergelim, abóbora, linhaça, girassol).
Se tiver pó de cascas de ovo, a mistura fica assim:
- 70% de farelo tostado;
- 10% de pó de folhas verde-escuras;
- 10% de pó de sementes;
- 10% de pó de casca de ovo.
Usar uma colher de sopa por pessoa, por dia, dividida nas três refeições. Serve para todas as idades. É um alimento, não um medicamento. É a multimistura básica. Contém um concentrado de minerais e vitaminas. Funciona como o sal: um pouco todos os dias. É importante que estejam discriminados os ingredientes e que contenha:
- 70% de farelos;
- 15% de pó de sementes;
- 15% de pó de folhas verde-escuras, sendo a principal a da mandioca.

A coisa "pega" a partir do momento que o Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) a revisão de seu parecer sobre o uso da multimistura. O CFN revisou e ratificou sua posição com base nos recentes estudos científicos e na legislação estabelecida ANVISA e concluiu que não existem evidências científicas de que este produto previne, trate ou cure doenças e que é vedada a indicação do produto para suprir deficiências nutricionais.
Multimistura: A Posição do CFN
No início da década de 90, houve a mobilização da comunidade científica na tentativa de avaliar a eficácia do produto. Alguns pontos podem ser destacados:
1 - A quantidade de "multimistura" utilizada na alimentação, pouco contribui para a melhoria da qualidade nutricional da dieta.
2 - Em relação ao pó da casca do ovo destaca-se que, embora seja um produto rico em cálcio, não há pesquisas conclusivas quanto a biodisponibilidade deste elemento.
3 - Foi observado processo de rancificação em amostras do produto, em decorrência do seu conteúdo lipídico e da carga microbiana indesejável (contaminação por bactérias) que se apresenta muitasvezes em níveis inaceitáveis para o consumo humano;
4 - Várias pesquisas experimentais com animais e crianças de baixo peso constataram que a utilização do produto não foi capaz de promover a recuperação do peso dos usuários.

Ou seja: não podemos apenas olhar para um lado da situação! Apesar dos esforços da Pastoral da Criança em divulgar e utilizar a multimistura, estudos científicos controlados não comprovaram a eficácia do produto. Sempre que temos um grande alarde de alguma coisa em nossa sociedade, estudar, procurar avaliar com calma todos os aspectos envolvidos é extremamente importante!
Não existe ainda produto milagroso com custo baixíssimo e de fácil conservação que simplesmente cure a desnutrição... ou será que ainda não inventaram?????

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Comprometimento e perda de peso

Oi pessoal, boa noite!!!
Agora a vida entrou nos eixos novamente! Acabou o Congresso, as novidades... agora é voltar à rotina e tentar encaixar algumas das coisas novas que foram mostradas dentro da nossa realidade!!!
Mas o mais show de bola desta semana foi o sábado! Calma, não é porque foi o final do Congresso, mas é porque eu reencontrei depois de 3 semanas meu amigo-paciente Novickis e o garoto está enxuto!!!!
Novickis, bjos pra vc! Vc arrasou!!!!!!!! Agora sim, um louro alto, de porte praticamente atlético está de volta aos arredores do Itaim, hahahaha!!!!
Ele está super animado com os resultados da perda de peso e disse que, mesmo não conseguindo fazer 100% de todas as recomendações, ele está notando a diferença no bem estar e é claro, no peso!
E o melhor: no meio de um encontro totalmente informal ELE ESTAVA FAZENDO o que a gente tinha conversado em consulta! Eu "me senti", hahahaha!!!!
Lógico que ele não estava se fazendo de paciente-sofredor-pupilo-de-nutricionista-nazista, mas ele estava, na medida do possível, encaixando opções mais saudáveis no meio da descontração do final de semana! Sem extremismos, mas sem faltar com o comprometimento! Muito bom!!!!
E o que é melhor: ele acabou virando "inspiração" para um oooutro amigo nosso... fantástico né???
E as mensagens de tudo isso?
- AS COISAS BOAS DA VIDA PODEM E DEVEM SER VIVIDAS, MAS TEMOS SEMPRE QUE PENSAR NO NOSSO OBJETIVO FINAL; PODEMOS VIVÊ-LAS COM 75% DA INTENSIDADE, MAS SEM ESTRAGAR O NOSSO 100% DE ESFORÇO QUE LEVAMOS ATÉ AGORA PARA CONSEGUIR NOSSAS METAS;
- NUNCA DEVEMOS ESQUECER QUE A FELICIDADE NÃO ESTÁ APENAS NO FINAL DA JORNADA, MAS EM CADA CURVA DO CAMINHO QUE PERCORREMOS PARA ALCANÇÁ-LA !
Boa semana para todos e em especial para vc, meu amigo Novickis que fez minha semana ficar mais bacana!!!!