sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Uma quase redenção! Prato de salada!

Bom dia pessoal!!! Essa chuva nuuunca mais vai parar em SP!!!! Afe!!!
Ontem no curso de Nutrição e Cirurgia Bariátrica tive que gritar para as nutris conseguirem ouvir o que eu estava falando, tamanha era a barulheira da chuva na janela! Mas o curso foi sensacional, com muitas trocas de experiências!!!! Foi ótimo!!!
Mas mantendo a linha dessa semana, o meu amigo está topando os desafios de fazer um pratinho lindo e fantástico para ele comer, ficar satisfeito e me ver dando os parabéns para ele publicamente!!!
E não é que meu amigo topou o desafio da redenção????
No dia seguinte à postagem dos pratos dele no blog, ele me mandou esse almoço:
O menino está aprendendo aos poucos, mas os comentários dele no e-mail foram pertinentes:

"Então fiz uma coisa diferente hoje. Claro que errei nos dois HOT ROLLS, mas como vc disse, nada de nazismo! Me diz o que acha! Quase todo o prato foi salada. Acho que logo logo ficarei varado de fome. Para isso existe o café da tarde, certo?"

Má, veja bem: não precisa fazer 85% do prato de salada, pois como vc mesmo disse, vc pode ficar varado de fome em breve! Como eu vi uns sushis no prato, vc até tem um aporte de carboidratos - fonte de energia, uns palmitinhos amigos e um pedaço humilde de salmão grelhado.... como vc tem um 1,865m (e garotas... ele está FACINHO, hahahaha!!!), dá pra comer um pedaço um pouco maior de carne, pois as proteínas são o grupo de alimentos que mais trazem saciedade... salada dá saciedade por conta das fibras, mas a saciedade da carne dura mais tempo!

Mas não é porque vc está comendo bastante salada e carne vc vai abortar os planos de fazer um lanchinho da tarde... ele serve para manter seu metabolismo alerta e forrar o estômago para vc não chegar varado de fome à noite!!!! A coisa tá melhorando, vc chega lá!!!

Bom final de semana pessoal!!!!!!


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Prato Quaaaase Saudável

Oi pessoal... bom continuando a falar desse meu amigo do Shoyuman... antes dele vir à consulta, pedi para ele me escrever o que ele comeu nos dias anteriores para eu ter uma noção da alimentação que ele andava fazendo... como bateu a preguiça no meio do caminho, ele resolveu tirar umas fotos do que ele comeu e vejam só:

Na primeira foto, percebe-se que ele foi num "Quilo Japa", pois ele achou que arrasou na escolha de comida japonesa, com palmito, salmão e hot rolls... qual é o graaaande problema daquele prato: ele não enche a barriga e está repleto de gordura!!! Primeiro: lulas à doré e rolinho primavera.... depois vem os hot rolls fritinhos, um filezinho de frango à milanesa e o completando a gordureira toda, temos um salmão skin (sushi com pele de salmão frita - naaaada saudável!!). Vejam bem: comer isso num ou noutro final de semana até vale, mas poxa: comer isso de rotina no "Quilão" não dá!!!! Como não há salada (só tem um palmitinho safado), a chance da fome aparecer loguinho é muito grande!!! Precisamos colocar uma saladnha nesse prato!!!!

Como EU modificaria esse prato: trocaria o rolinho primavera frito por um cozido no vapor, frango grelhado, uma salada de folhas verdes, tomate, cenoura e com o palmitinho (metade do prato composto de saladas), uns sashimis de atum e salmão e sushi ao invés de hot roll... como o sushi tem arroz e o rolinho primavera também, não colocaria arroz no prato! Comi Japa de rotina mas não arrebentei na gordura!!!!

E o segundo prato? Qual é o problema dele??? A mesma coisa, muitas frituras! Meu amigo até tentou ser um cara saudável ("Amanda, vc sabe que eu não gosto muito de comer plantas!"), mas o prato dele é uma festa de carboidratos e frituras!!!!

Poxa, ele até comçou bem!!! Meio prato de alface e rúcula!!! Que fantástico!!! O lado direito está de parabéns!!! Mas ele conseguiu misturar um croquete de carne frito com frango à milanesa (deu pra perceber que ele goooosta de um frango frito, né?), um pedaço de frango assado com pele e salada de batata bolinha e purê de batata (Festival das Batatas!). Ou seja: eu tiraria a pele do frango assado, comeria mais frango assado ou filé de frango grelhado com um molhinho (ervas, tomate, colocaria um pouquinho de mostarda), trocaria o croquete e o purê de batata por legumes refogados ou cozidos. A batata bolinha ficaria no lugar do arroz...

Os restaurantes por quilo são excelentes desde que a gente faça a escolha certa! De 7 dias da semana, 5 estamos no quilo... se a gente começar a fazer exceções todo santo dia, fica meio complicado perder (ou manter o) peso, ficar com o colesterol em dia.... Bom senso sempre!!!!!!!

Má, por favor se redima e me tire uma foto de um prato seu digno de estrelinhas!!!!

Arte depois do almoço

Semana passada eu atendi outro amigo meu (Má, bjos!!!!).... falei pra ele: tira uma foto do seu prato e me manda pra eu ver o que vc anda fazendo!!!!
E olha o que ele anda fazendo:

Não podemos negar que esse "ShoyuMan" ficou bacana, né??? Rsssss.... Agora, como boa amiga bacana que sou, vou fazer uma propaganda do trabalho dele: www.meuestudio.com.br - apresentações corporativas, sites da Internet (beeeem que vc poderia dar um tapinha aqui no meu blog, heeeeein?????)