terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Açúcar Mascavo, Refinado, Orgânico, Demerara ... são a mesma coisa????

Oi pessoal!!!! Mais um dia ensolaradíssimo na vida paulistana... 34ºC logo de manhã!!! Eitcha nóis...
Mas falando de açúcar... será que os açúcares mascavo e refinado são iguais????

Perguntinha chata essa hein??? Hmmm.... açúcar mascavo e refinado... por um lado são sim a mesma coisa e por outro lado não... isso porque nem comentei do açúcar orgânico e do demerara, hahaha!!! Mas vamos falar do mundo amargamente doce do açúcar???

No mundo de hoje, sempre estamos procurando uma alimentação mais saudável e acabamos por substituir os velhos produtos industrializados por produtos naturais ou orgânicos. Muitas vezes essa substituição nem ocorre! Apenas incluímos alimentos na sua forma mais natural no nosso dia a dia!!!
Mas no caso do açúcar.... será que existe muita diferença entre eles? Vale a pena fazer essa troca?

Bom, as diferenças aparecem no sabor, na cor, aparência e na composição nutricional dos micronutrientes de cada tipo. Uma maneira fácil de "catalogar" os açúcares é essa: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação (que é o refinamento). Apesar de dos aditivos deixarem o produto branquiiinho, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes.

Em resumo: a matéria-prima do açúcar é a cana. A planta passa por várias etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce. Depois começa a purificação, onde o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas. Em seguida, o caldo é evaporado, tornando-se um xarope e segue para o cozimento. É aí onde aparecem os cristais de açúcar. Por último, o açúcar refinado passa pelo processo que dá o seu nome - refinamento. Nesta etapa quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto. O resultado final é o açúcar em cristais. 
Apesar do processo de tratamento da cana ser diferente entre os diversos tipos de açúcar, a diferença calórica entre eles é ínfima. Ou seja, o processo pelo qual cada um passa antes de chegar à mesa acaba afetando a quantidade de vitaminas e sais minerais presentes neles e não a quantidade calórica ou de carboidratos.

Vamos então ver as diferenças de cada tipo?

Açúcar refinado: também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. É processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico (enxofre) e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais. Ou seja: se transforma num alimento fonte de calorias vazias (sem nutrientes).
Açúcar mascavo: é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada  algumas pessoas.
Açúcar demerara: ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros. Ele acaba sendo um tipo de açúcar cristal e apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.
Açúcar orgânico: é diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção. Ou seja: no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos e o processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo, sendo mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado.
Açúcar light: surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o ciclamato, sacarina e o aspartame, que quadruplicam o poder adoçante do açúcar. Pox exemplo: um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum. Por isso, que consome o açúcar light ingere menos calorias. O uso do açúcar light pode ser uma primeira etapa para quem precisa consumir adoçante, porém não está acostumado com o seu sabor residual ou com as quantidades a serem colocadas nos alimentos.
A lista abaixo resume os valores nutricionais de cada tipo de açúcar, em 100 gramas do produto:


Logo, a mensagem final é: não adianta trocar o açúcar refinado por açúcar mascavo se o objetivo é a perda de peso e o controle do diabetes, pois ambos, assim como o açúcar demerara e o açúcar orgânico são fontes de carboidratos e calorias!!!!


Fontes consultadas:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u64.shtml
http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_287168.shtml

27 comentários:

  1. Com base em todos os meus conhecimentos, acredito que tanto o mascavo como o orgânico são as melhores opções para a saúde!

    ResponderExcluir
  2. Por favor,qual o mais indicado para à saúde,o demerara cristal ou o mascavo?
    entendi que parece que é demerara ou o mascavo.
    Jarlita Mezzavilla Romero

    ResponderExcluir
  3. Jarlita, acredito que tanto o mascavo como o orgânico e o demerara são boas opções para a saúde! O orgânico devido ao processo de produção e o mascavo e o demerara devido aos nutrientes preservados no processo de fabricação, ok?

    ResponderExcluir
  4. Amanda, é verdade que o açúcar é o principal agente responsavel pela proliferação de celulas cancerigenas no corpo?

    ResponderExcluir
  5. Olha, nunca vi nada cientificamente comprovado sobre essa sua dúvida, mas sinceramente acredito que não seja verdade! Se comemos muito açúcar o que ocorre são cáries, obesidade... O excesso de peso pode trazer diabetes, pressão alta e estar relacionado indiretamente com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer... mas até aí afirmar que o açúcar é o principal agente de proliferação de células cancerígenas.... temos tantos mecanismos de citocinas e hormônios envolvidos no câncer que acredito que, mesmo que isso seja verdade, não seria o principal responsável...

    ResponderExcluir
  6. melhor blog sobre nutrição que encontrei. Meus parabéns pelos textos, me ajudaram muito em um trabalho de escola.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas palavras de apoio!!! Espero poder ajudar cada vez mais! Abração!

    ResponderExcluir
  8. Existe diferença no gosto entre o organico e o refinado?

    ResponderExcluir
  9. Normalmente não existe diferenças de sabor, ok??? Abçs!

    ResponderExcluir
  10. GOSTEI MUITO DA MATÉRIA FAÇO USO DO AÇÚCAR MASCAVO E DEMERARA TINHA MUITA DÚVIDA MAIS GRAÇAS AO SEU BLOG FICARAM TODAS ESCLARECIDAS OBGIGADA E UM GRANDE ABRAÇO.GOSTARIA DE TER MAIS CONTATO.

    ResponderExcluir
  11. Olá,boa tarde sou alérgica a iodo e a sulfitos,posso usar o açúcar orgânico?
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  12. Olá,boa tarde sou alérgica a iodo e a sulfitos,posso usar o açúcar orgânico?
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  13. Haidannbys, vc fez uma pergunta bem difícil!
    Posso te dar uma sugestão? Entre em contato com algumas empresas de açúcar orgânico, como é o caso da Mãe Terra para que eles te passem a ficha técnica ou essa informação!
    Infelizmente não posso te precisar se o processo de produção do orgânico não usa nenhum tipo de iodo ou sulfito... acredito que isso é muito mais coisa de engenharia de alimentos do que propriamente Nutrição! Depois me fala o que rolou! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,obrigada por sua atenção,vou procurar saber e depois repasso a informação.Sáude e paz!!

      Excluir
  14. Rita de Cássia, estou à disposição! A idéia mesmo é ter informações que ajudem no dia a dia! Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá Amanda, adorei seus textos..sempre mto facil o entendimento. Gostaria de tirar uma duvida: Minha mãe descobriu o diabetes esta semana e eu gostaria de saber qual o tipo de açucar ela poderia consumir que passa mal com qualquer tipo de adoçantes...
    Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  16. Luciana,
    Esse é um assunto bem delicado, pois teoricamente qualquer açúcar - orgânico, demerara, mascavo, refinado - aumenta a glicemia dos pacientes diabéticos da mesma forma! Para fazer a introdução de açúcar na dieta da sua mãe por exemplo, é preciso fazer uma análise do padrão alimentar e fazer as adaptações necessárias...
    Ela já tentou o stevia ou a sucralose??
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. qual e o melhor açucar para uma pessoa com diabetes pode usar ? ou só pode usar adoçantes .

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber se uma pessoa com diabetes , pode usar o açucar demerrara , organico ou mascavo / ou só pode utilizar de adoçantes e qual o tipo

    ResponderExcluir
  19. Amanda bom dia, a frutose não contém carboidratos?? Tem algum que contém carboidrato complexo de alto indico glicêmico?
    Obrigado pelos esclarecimentos

    ResponderExcluir
  20. Dra Amanda,
    Minha esposa, muito influenciada pelas receitas da "Cozinha da Bela" do GNT, (A Filha do Gilberto Gil), gostaria de saber se trocar o açucar mascavo da receita de Bolo de Chocolate que não leva Ovos, Leite e Manteiga, traz alguma diferença na produção do Alimento ?
    Quanto a sabor e qualidade de seu cozimento, haja vista que a receita da Bela, pede açucar Mascavo e a minha esposa comprou o Organico !

    ResponderExcluir
  21. Pra constar, quero pronunciar que seus comentários são de muita riqueza nos detalhes e muito agradável de acompanhar. Parabéns !

    ResponderExcluir
  22. texto esclarecedor e que trata com imparcialidade o tema ! parabéns !

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal!! Bom, antes de mais nada, vamos aos esclarecimentos de uso de açúcar pelos diabéticos: os pacientes com diabetes até podem comer açúcar... o grande problema de falar isso é que dá a ideia que tudo que é falado sobre a dieta para diabetes é mentira!!! E não é bem assim... para o paciente diabético poder consumir açúcar, ele precisa ter uma alimentação super hiper mega regrada e orientada por nutricionista.... o açúcar de mesa consumido chega muito rápido no sangue e isso pode ser muito prejudicial para se controlar a glicemia ao longo do dia... ter altas variações glicêmicas no dia é muito ruim para o paciente no decorrer dos anos.... por isso recomendo a orientação do nutricionista que acompanha cada um de vocês para ver o qual a melhor opção dentre os açúcares do mercado e adoçantes que podem ser consumidos! Hanny, será que deu pra entender? Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Renato, como os açúcares possuem composições e características levemente diferentes, não consigo garantir que o resultado do bolo feito com açúcar mascavo ficará idêntico ao bolo feito com açúcar refinado! Só testando mesmo.... Se ela testou depois vc me fala?? Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Olá Sérgio, tudo bem? Vamos ver se eu entendi sua pergunta: a frutose É um carboidrato... na verdade ela é conhecida como o açúcar das frutas e faz parte da família dos monossacarídeos, assim como a glicose. Ou seja: é rapidamente absorvido! Mas se vc está perguntando se existe algum açúcar que seja um carboidrato complexo... bom... isso até onde eu saiba não existe!! Os tais carboidratos complexos são a reunião de muitas moléculas de monossacarídeos, como é o caso do amido. Alimentos feitos de farinha refinada como biscoitos, pão branco, macarrão são considerados de alto índice glicêmico. Em paralelo quem tem baixo índice glicêmico são os carboidratos ricos em fibras: arroz, macarrão e pães integrais, frutas, hortaliças em geral! Será que eu entendi sua pergunta??

    ResponderExcluir