sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Café da Manhã Saudável

Bom dia pessoal! Tudo bem?
Ontem eu recebi um e-mail de uma paciente que passou comigo semana passada e ela me perguntou: "Tomo café da manhã na padaria, às vezes. Qual é a opção menos calórica na padaria?" (Abraços Laura!!!)
Bem, nós podemos sim fazer uma refeição saudável dentro da padoca!!!! Fazendo as escolhas certas, a dieta com certeza rende muito mais!!! O que não dá é pra pular o café da manhã!!! Várias pessoas passam batido nesta refeição, mas estudos já mostraram que deixar o café de lado pode resultar em mais fome ao durante o dia, com uma ingestão de até 10% a mais de calorias que o normal!!!! Fora que ficar de tanque vazio logo de manhã pode resultar em pouca produtividade, falta de concentração no trabalho e até náuseas... já os pacientes diabéticos podem ter hipoglicemia, pois estão tomando a medicação/insulina para baixar a glicemia, sendo que não há alimento consumido para aumentar a glicose no sangue!!!
Falta de tempo é desculpa velha... às vezes passar na padaria pode ser uma opção boa, mas se lambuzar na padoca é fácil... precisamos prestar atenção para elaborarmos nosso café da manhã em um local cheeeeeeeeio de tentações!!!
É importante que o café da manhã contenha alimentos fontes de energia (no caso os carboidratos) para encarar o primeiro período da manhã e proteínas, para a fabricação de anticorpos, enzimas e um monte de outras coisas no organismo.... O tradicional pão é uma ótima pedida; se você está querendo perder peso, peça para o moço tirar o miolinho do pão. Muitas padarias estão vendendo pão francês integral.... melhor ainda!!! Mesmo sendo integral, peça para tirar o miolo... os pães integrais possuem mais fibras, minerais e vitaminas, quando comparados com os pães que levam apenas a farinha refinada. Pedir pra passar pouca margarina (ao invés de manteiga) e fazer na chapa é uma boa pedida.... Se não for tomar leite, o pão pode ser enriquecido com queijos magros (queijo branco, ricota e até Polenguinho Light).
O leite e os queijos são boas fontes de proteína, nutriente importante para a construção dos novos tecidos do organismo (como eu já disse), e de cálcio, participante da formação dos ossos. Caso contrário, o pãozinho integral pode ter um iogurte light/zero/desnatado como acompanhante ou até mesmo um cafezinho com leite... mas da padoca é muito difícil eles usarem leite semidesnatado ou desnatado... por isso que tomar café com leite na padaria todos os dias pode não ser a melhor opção... lógico que os queijos brancos (queijo minas, ricota e cottage) são beeeeem mais saudável que os queijos com os amarelos (mussarela, queijo padrão, queijo prato), pois apresentam menos gordura saturada, menos calorias e muitas vezes menos sódio também!!!
Cuidado com os sucos!!! Até completando um pouco o post anterior, tomar um copão de suco de laranja logo pela manhã são 3 porções e meia de fruta de uma vez só!!!! Por isso que temos que tomar cuidado com os sucos naturais... às vezes as versões que misturam frutas e vegetais são mais bem-vindas. Suco de uma laranja (ou limão) batido com rúcula, agrião ou um pouco de cenoura cai bem... a gente consegue ter um aporte maior de fibras, vitaminas e sais minerais. Mas adoçar com adoçante, ok? Nada de açúcar para perder peso!!!
Please, evite sempre na padoca: manteiga, ovo frito, omelete, linguiça e salsicha para montar o seu café da manhã. Risque também a famigerada pizza, os pedaços de torta, os salgadinhos (coxinha, empadinha, quibe, risoles) e os folhados ou croissants... eles são cheeeios de calorias, gorduras saturadas e colesterol. O consumo elevado desses bonitinhos levam à obesidade e estão relacionados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
E por favor, muito cuidado com a dupla iogurte+granola!!! Nada contra eles, muito pelo contrário!!! Mas se você quer perder peso, não adianta encher uma tigelinha de granola e acrescentar o iogurte, pois a granola, apesar de ser cheia de fibras (que ajuda a far saciedade ao longo do dia) e ter diversos nutrientes importantes para o organismo, ela é rica em calorias!!!! 04 colheres de sopa de granola tem cerca de 138 calorias, praticamente o mesmo valor calórico de uma pãozinho francês!!!! Por isso que uma tigelinha cheeeia de granola é super calórica!!!! O mesmo vale para o müesli....
Bom café da manhã para vocês nesse carnaval!!!!
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