quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Começando a falar de FIBRAS Alimentares

O que são fibras? Pra que servem?? Porque tem tanta gente que manda comer fibras???
Pois é, tem lugares aqui no Brasil que a ingestão de fibras é pobre demais, afeeee!!!!

Mas vamos começar por partes, né?

Fibra alimentar ou dietética são todos os polissacarídeos de origem vegetal, não digeríveis pelas enzimas do trato gastrointestinal dos humanos. Como não são digeridas nem absorvidas, não produzem calorias (ahhhhh, entendeu?)... essas frases ficaram muito nutricionês né???? Hmmm... vamos tentar resumir a história e dizer quem é quem no Piauí: as fibras são partes de hortaliças, frutas e grãos que não são digeridas pelo nosso corpo. Elas passam praticamente intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, através movimentos intestinais (ou movimentos peristálticos).

Assim, as fibras são super importantes para ajudar todo o bolo alimentar mastigado (e em processo de digestão e absorção) a se mover através do sistema digestivo (intestinos principalmente) de maneira adequada. Sem fibra na quantidade suficiente, o processo digestivo pode ficar lento demais e a constipação (intestino preso, prisão de ventre) pode ocorrer. Gente, tem pessoal no consultório que fica até 10 dias sem evacuar!!!!!!!!! Isso é muuuito ruim!!!!!
 
Existem 02 tipos básicos de fibras: as fibras solúveis e as fibras insolúveis
As fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal; logo, são importantes para a prevenção de constipação. elas aumentam o volume do bolo fecal e a maciez das fezes. Ou seja, são importantíssimas para um hábito intestinal adequado! As fontes são os cereais integrais: arroz integral, trigo integral e vegetais folhosos, por exemplo.
As fibras solúveis, como o próprio nome diz, elas "se dão bem" com a água presente no intestino, ou seja: elas retêm água, formando um gel. Elas retardam o esvaziamento do estômago (ajudam então a "encher barriga") e o trânsito no intestino delgado (ou seja: reduzem a diarréia). As fibras solúveis realmente são excelentes! Elas também ajudam a diminuir o colesterol ruim - o LDL e ajudam no controle da glicemia (super importante para os pacientes diabéticos). Encontramos fibras solúveis nas maçã, pêssego, morango, aveia, cevada.
 
E a recomendação diária de consumo?
25 a 35 gramas de fibras/dia, sendo que pelo menos  25% do total (ou seja, aproximadamente 6g) deve ser de fibra solúvel. Isso para adultos, né? A Fundação Americana de Saúde (AHF) e a Academia Pediátrica Norte-americana sugerem que crianças e adolescentes entre 3 e 20 anos devem somar sua idade acrescidas de 5 ou 10 g de fibras, para saber o consumo diário ideal. Por exemplo: uma criança de 7 anos deveria ingerir 12 a 17 g por dia.
Falando assim tá fácil né??? Mas a coisa não funciona tãããão fácil assim!!!! Não se consegue ingerir uma quantidade razoável de fibras apenas comendo uma salada no almoço e uma maçãzinha no lanche da tarde.... é necessário muuuito mais do que isso!!!! Infelizmente, a estimativa atual do consumo de fibras pelo brasileiro em geral é de cerca de 15 gramas ao dia!  

No Brasil, a frequência de consumo de alimentos ricos em fibras está associada a características socioeconômicas, demográficas e comportamentais, segundo uma pesquisa realizada na Fiocruz. Um dado importante percebido foi que o baixo nível socioeconômico tem associação direta com a ingestão inadequada de fibras em todos os grupos populacionais.
A boa notícia é que de janeiro a setembro do ano passado, as vendas de alimentos e bebidas ricos em fibras subiu 9,2%. A maior procura por produtos saudáveis e qualidade de vida justificam a alta. Pesquisas também confirmam a crescente preocupação com a saúde: 67% dos brasileiros dizem que passaram a pensar mais em alimentação saudável nos últimos dois anos e 52% procuram alternativas mais saudáveis na alimentação. Ufaaaaaaaaaa!!!!


Fontes de consulta:
http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=5&infoid=8546

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