quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Muito cuidado com os shakes para perda de peso!!!

Oi gente!!!
Vira e mexe chega paciente no consultório perguntando se pode tomar os famigerados shakes para emagrecer em substituição ao almoço ou jantar... sou um pouco chata em relação à isso, prefiro outros tipos de estratégias para perda de peso, mas é sempre bom saber que esse tipo de produto não substitui de uma maneira adequada uma refeição sólida e balanceada!
Navegando pela Net, achei essa matéria e realmente é muito interessante toda a colocação feita em relação à esses produtos; deixo meus comentários em vermelho:
"Proteste constata desequilíbrio nutricional em shakes para emagrecer
Tomar shakes para substituir refeições e emagrecer pode ser perigoso, indica avaliação da Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. De cinco produtos testados, nenhum possui equilíbrio nutricional suficiente.
Os shakes testados foram Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife e In Natura no sabor chocolate. Praticamente todos fornecem carboidratos e proteínas demais e gordura de menos (esse tipo de conduta acaba sendo clássica; pra dar mais saciedade, nada como colocar muuuuita proteína!!! E como ainda tem gente que acha que a gordura é sempre do mal e nunca serve pra nada, acabam reduzindo a bichinha desses produtos) . Herbalife e In Natura têm taxas de carboidratos dentro dos parâmetros ideais.
A associação não recomenda o consumo frequente de shakes sem orientação adequada de um especialista, pois o emagrecimento rápido poderá vir à custa de perda de músculos e água, não de gordura (perder peso muito rápido com dietas malucas pode até dar resultados em curto prazo, mas sem uma orientação adequada dificilmente esta perda de peso se manterá; fraqueza, queda de cabelo, diminuição da imunidade - aparece a gripe, dor de garganta, falta de produtividade são acompanhantes dessas dietas doidas sem o mínimo equilíbrio nutricional).
Apesar de os produtos terem quantidades consideradas legais de proteínas, o órgão acredita que a quantidade protéic não deva ultrapassar 10 a 15% do valor energético do produto. Em média, os shakes apresentam 32% de proteína.
A gordura, por sua vez, aparece em baixíssima quantidade, mas o corpo precisa de lipídios para absorver vitaminas e sintetizar hormônios, diz a entidade. Já com relação às fibras, para substituir uma grande refeição, os shakes deveriam ter cerca de 10 gramas de fibra por porção, porém nenhum deles chega nem perto deste valor (hello???? Fibra enche barriga e ajuda a funcionar o intestino!!! Como vcs shakes não possuem uma quantidade bacana de fibras?!?!?!?!?).
Uma dieta saudável também precisa de carboidratos, cerca de 50 a 60%, de acordo com a Proteste, mas três dos shakes fornecem mais do que isso, apesar de possuírem valor energético baixo - de 190 kcal (Herbalife) a 230 kcal (Diet Shake) – já misturados com leite (bizarro né? Arrancam a gordura e colocam mais carboidrato, pois é mais barato....)
A Associação alerta ainda que Diet Shake e Herbalife não têm data de fabricação (absurdo!) sendo que o segundo também não informa a validade após aberto. O shake DreamWeek – Light Shake não tem registro no Ministério da Saúde (obrigatório em alimentos para controle de peso). Assim, não se enquadra na portaria que regula os shakes e não foi testado (como existem produtos conhecidos e comercializados SEM o devido registro???? Por isso que não podemos nos deixar levar por propagandas maravilhosas e resultados milagrosos...)"

Fonte:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2010/02/01/proteste-constata-desequilibrio-nutricional-em-shakes-para-emagrecer.jhtm

5 comentários:

  1. http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT896285-1666,00.html

    Da uma olhada nessa entrevista por favor!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é João, dietas da moda são polêmicas, cheias de conceitos antigos repaginados... não ensinam muita coisa!!! Imagine tomar 2 shakes ao dia no lugar de uma refeição??? Creeeeedo! Eu não aguentaria! Obrigada pela matéria! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. ola, eu estava tomando die shake =[ ... faço academia para emagrecer e manter tbm... o que me indicaria???

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi C. T... vou cair naquela velha resposta de sempre! Para perder peso com saúde e atingir os objetivos de emagrecimento e ganho de massa muscular, temos mesmo que buscar um profissional especializado... no caso, um nutricionista! Abraços!

    ResponderExcluir