quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Que calor!!! Posso beber qualquer coisa à vontade né??? NÃÃÃÃO!!!!!

Calma, peraê, peraí, peraê!!!! Isso não é música de ritmo carnavalesco não!!! Isso é um alerta para esse verãozão que está nos consumindo aqui no Sudeste!!!

Calor, suor, sede, beber suquinho o dia todo, certo??? Errado!!!

Não podemos esquecer que as calorias também estão presentes nos líquidos e que suco natural não é isento de calorias!!! Ah, a água de coco também não!!!!
Só pra vocês entenderem a coisa: 200 mL de água de coco tem cerca de 45 calorias!!! Ou seja: 01 litro de água de coco vai dar 225 calorias... isso FAZ diferença no plano alimentar, pois em 5 dias bebendo água de coco num calorzão desses, a gente acumula 1125 calorias extras!!!! Só um copinho para repor os eletrólitos e o resto fica na água né????


Achei essa matéria no site Nutritotal, especializado para nutricionistas e profissionais correlatos. Comento em negrito essa reportagem!

"Sempre de olho no que comemos, muitas vezes nos esquecemos que boa parte das calorias ingeridas está nas bebidas (tomar suquinho de laranja no almoço e no jantar é um exemplo clássico disso!). Refrigerantes, sucos, leite, bebidas alcoólicas, entre outras, trazem consigo calorias muitas vezes determinantes no sucesso ou fracasso de uma dieta (muitos pacientes adquirem estas máquinas extratoras de suco e acham que estão fazendo a melhor opção no quesito perda de peso, porém sabemos que a coisa não funciona desta maneira! Um extrator de sucos muitas vezes usa meio abacaxi para fazer um copo grande de suco de abacaxi... isso carrega muitas calorias consigo!).

O alerta vem de um estudo realizado na Johns Hopkins School of Medicine, nos Estados Unidos, que avaliou 810 adultos com idades entre 25 e 79 anos. Os pesquisadores monitoraram a redução de consumo de líquidos e alimentos sólidos de voluntários durante 18 meses. Nos primeiros seis meses, nos pacientes com redução de calorias proveniente de bebidas açucaradas, tais como refrigerantes e sucos industrializados, houve perda de meio quilo no período. Em outro grupo, com redução de quantidade equivalente de calorias, porém provenientes de alimentos sólidos, a diminuição de peso foi cinco vezes menor.
O estudo reforça que bebidas como refrigerantes, refrescos e outras bebidas adoçadas com açúcar são bastante calóricas e devem ser contabilizadas na dieta e, se possível, reduzidas ou substituídas (de grão em grão a galinha enche o papo, é o que eu sempre digo nas consultas... UMA COLHER DE SOPA DE AÇÚCAR - 28g - TEM 110 CALORIAS vazias - ou seja: só me dá energia, não me dá quantidades significativas de vitaminas e minerais. Se eu deixo de consumir 01 colher de sopa de açúcar ao dia (que eu ponho no leite com chocolate, no famigerado cafezinho, por ano eu deixo de consumir 40150 calorias!!!! Vcs acham que isso é pouco??? Numa semana dá 770 calorias! É coisa pra caramba!!!!)

O resultado deste estudo revela que nós regulamos melhor a ingestão de calorias sólidas do que de líquidas, ou seja, é mais fácil exagerar quando bebemos do que quando comemos (isso na prática conseguimos observar bem! É mais fácil parar de comer mais macarrão do que parar de tomar refrigerante normal, não é verdade?). O fato é comprovado pelos crescentes números do consumo de refrigerantes no mundo inteiro.

Outro ponto negativo para as bebidas calóricas está na falta da necessidade de mastigação, presente nos alimentos sólidos. É ali que inicia o mecanismo de regulação da saciedade. Ao mastigar e deglutir um alimento, estimulamos as regiões do cérebro responsáveis por regular a satisfação (por isso que tem gente que mastiga chiclete para tapear a fome temporariamente).

O açúcar frequentemente utilizado em bebidas também interfere nesta diferença. Por ser um carboidrato simples, de rápida absorção, ele estimula a produção de insulina, favorecendo o estoque da energia ingerida em forma de gordura (por isso é importante que durante o processo de perda de peso, haja a redução do consumo de açúcar refinado).


Fique de olho!
Um dos principais vilões das dietas de emagrecimento, especialmente quando não são orientadas por um profissional, são os refrigerantes regulares (é complicado quando os pacientes chegam no consultório e falam que são viciados em refrigerante, 'mas é zero, doutora! Não tem calorias!' Refrigerante... pensem como suco de asfalto ou caldo de piche... quem sabe a gente consome menos...).


Os sucos, apesar de serem excelentes fontes de vitaminas e minerais, também merecem atenção e não devem ser consumidos à vontade, já que contêm calorias. Muitos indivíduos tomam sucos de frutos em abundância, certos de que estão fazendo somente bem ao organismo enriquecendo-o de vitaminas. Mas nem todas as versões são assim. Os sucos de caju, acerola, pêssego, limão, morango, melão ou maracujá, adoçados sem açúcar, são boas opções por serem provenientes de frutas com baixas calorias (num plano alimentar a gente sempre precisa pensar na Pirâmide dos Alimentos e na quantidade máxima de porções de frutas que podemos consumir ao dia; isso vale para os sucos naturais, pois eles são feitos de frutas!).

O mesmo não podemos dizer da laranja, manga ou uva, que devem ser consumidas na forma de suco moderadamente. As bebidas açucaradas ingeridas durante os intervalos das refeições podem ter outro efeito negativo, pois quando ingerimos algo rico em açúcar depois de algumas horas sem comer, o açúcar é rapidamente disponibilizado em nossa corrente sanguínea, aumentando nossa glicemia e saciando momentaneamente nossa fome. No entanto, da mesma forma que o aumento da glicemia se deu de forma rápida, ocorre a queda, estimulando ao organismo a sensação de fome novamente (alô pessoal!!! Viu como isso éw importante??? Nada de suquinho à vontê!).


Embora os sucos naturais contenham mais calorias que as bebidas diet/light, não devemos ignorar que eles fornecem vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento de nosso organismo."


Já a água de coco possui diversos eletrólitos e pode ser consumida em uma quantidade maior caso haja a execução de atividades físicas intensas, com o objetivo de repor estes eletrólitos perdidos. Desta forma pessoal, atenção: o vilão da sua dieta pode ser aquele suco ou aqueles 8 cafezinhos com açúcar que vc toma durante o dia e nem percebe! Peça para fazer café sem açúcar na empresa, leve um adoçante... que cada um adoce da sua forma.. e por favor, reduza esses 8 cafezinhos ao dia!!!!!!!!




Fontes:
www.nutritotal.com.br
Johns Hopkins School of Medicine School of Public Health. Beverage Consumption a Bigger Factor in Weight. Disponível em
http://www.jhsph.edu/publichealthnews/press_releases/2009/caballero_beverage_consumption.html.


Um comentário:

  1. SPOTLIGHTTTT!!! Vamos marcar um suquinho de abacaxi BRILHA? ahahaha Aprendi a ser seguidora!!! Ebaaa!!! Bjs

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