terça-feira, 9 de março de 2010

Frutas Tropicais Brasileiras

Oi gente, podem me xingar à vontade, viu???
Sei que fiquei relapsa esses dias, que nem escrevi nada em março ainda, que estou praticamente 2 semanas sem olhar direito pro blog... mas minha vida está passando por váááááárias mudanças boas e só agora mesmo consegui parar pra poder falar um pouquinho das frutas tropicais...
Estava fuçando a internet (pra variar) e achei essa matéria no site Nutritotal (http://www.nutritotal.com.br/)... como nosso país é enoooooorme e a gente mal conhece o que tem por aí, segue a matéria na íntegra!

Eu tive oportunidade de visitar umas 5 vezes a cidade de Belém do Pará.... no mercado Ver-O-Peso (no centro da cidade) realmente nós paulistanos nos sentimos completamente ignorantes, pois tem tanta fruta diferente e tanta novidade que vc não sabe por onde começar! O engraçado é que as frutas do Norte do país são geralmente feias, de casca grossa e com uma polpa bem densa, excelentes para fazer sorvete ou sucos que parecem mais cremes!

Aliás, quem for à Belém, não pode deixar MESMO de visitar uma das sorveterias Cairu, que fazem um sorvete de taperebá fantástico! Adorava pedir 01 bola de taperebá com outra de chocolate! Tudo bem que sorvete de chocolate nada tem a ver com o ritmo belenense ("égua muleque"), mas fazer o que? Pra mim sorvete sem ter sorvete de chocolate, não é sorvete!!!! O de castanha do Pará (agora Castanha do Brasil) é imperdível também  .. já o de uxi.... desculpe quem gosta, mas não rolou.... afeeee!!! Hahahaha.... mas em compensação o de cupuaçu, bom cupuaçu é a cara de Belém! E lá tudo é de cupuaçu: sorvete, creme de pavê, suco... vc compra a polpa em sacos congelados ou a polpa fresca, no mercado Ver-O-Peso mesmo!






A foto abaixo é do começo de 2008, na frente do Ver-O-Peso:

Notem que atrás de mim tem um mooonte de barraquinhas com caixas e sacos de frutas e legumes... realmente a variedade é muito grande! Em compensação, por conta do calor, as verduras em Belém são caríssimas!!! E muitas vezes vc só encontra as bichinhas mais pra lá do que pra cá... meio murchas, uns pezinhos pequenos... não sei como está a coisa agora, mas na época era assim!
Chega de blablabla, vamos ao que interessa???? Comentários em vermelho!

"De acordo com a OMS, cada indivíduo deveria consumir 100 kg de frutas por ano, o que dá cerca de 275 gramas de fruta ao dia. Uma maçã média fica em torno de 180 - 230 gramas... ou seja: grosseiramente falando seria consumir pelo menos 2 porções de fruta ao dia! A pirâmide brasileira dos alimentos recomenda pelo menos 3 porções/dia de frutas!!! Embora o Brasil seja considerado o terceiro maior produtor de frutas do mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia, o brasileiro consome somente 62 kg/habitante/ano.



Boa parte das frutas tropicais são produzidas em pequena escala, na região da Amazônia e do Cerrado, e para chegar em São Paulo o custo é muito elevado. Por isso, boa parte delas são desconhecidas da população em geral. Poucas empresas vendem as frutas na forma fresca; é por essa razão que elas chegam às grandes capitais em forma de polpa. Além da praticidade, o congelamento preserva ao máximo as propriedades destes frutos.
As frutas típicas das regiões Norte e Nordeste do país têm maior consumo entre os nativos destas localidades, com exceção ao açaí, que conquistou fãs em todo o país e pelo mundo! Estava em Orlando de férias e os gringos adoram sucos com açaí! E por um preço de importação MESMO, afe!!! Rico em vitaminas, minerais e fibras, graças ao seu grande valor enérgico e nutricional, proporciona grandes benefícios especialmente para os atletas - não é pra ficar meia hora na academia e depois arrebentar numa tigelona de açaí com granola, pois essa combinação é altamente calórica!!! - uma porção de 100g de açaí equivale a 490 calorias!!!! Outra coisa que precisamos ter bastante cuidado é com a procedência desta polpa de açaí. Os surtos de doença de Chagas ultimamente vêm não da picada do barbeiro, mas sim do bicho que foi moído junto com a açaí e com a cana (para se fazer caldo de cana), liberando o protozoário Trypanosoma cruzi.  
O açaí também tem elevada quantidade de vitamina E. Por isso, é considerado um antioxidante natural. Com alta concentração de fibras solúveis e insolúveis, é fundamental para manter o bom funcionamento intestinal, a glicemia e a saciedade.

O araçá possui muitos minerais, como o cálcio (mineral essencial para formação óssea e prevenção à osteoporose), o fósforo e o ferro, que combate a anemia. Sua casca contém tanino, que é bom para controle da diarréia, além de fibras, essencial para o bom funcionamento intestinal.  

O cajá é indicado para o cansaço mental, fadiga, estresse e insônia. É rico em fibras, carboidratos, vitaminas A, B1, B2 e C. Em alguns estados como o Pará, é chamado de taperebá.

Já o caju possui fósforo, cálcio e vitamina C. A polpa carnosa do caju, considerada por muitos como a fruta, é apenas o recipiente do verdadeiro fruto do cajueiro, a castanha.

Encontrado em forma de polpa, por se tratar de uma fruta com casca dura, apenas o interior do cupuaçu vale para consumo (assino embaixo, hahaha!). É repleto de ferro, fósforo, proteína, vitamina C, B, B1, B2, B5 e fibras.

Comum na região nordeste, o jambo é encontrado nas cores vermelha, amarela e branca. Tem origem asiática e é rico em proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo e ferro (o jambo vermelho é saborosíssimo, recomendo!).

Já o umbu, nativo das áreas menos chuvosas do Nordeste, contém entre seus principais nutrientes o ferro, potássio e a vitamina C. A partir dele também é possível às abelhas produzir mel, de sabor bastante peculiar.

Bateu uma vontade de experimentar essas frutas exóticas??? Passe num supermercado grande ou nessas casas de hortifrutis, como a Natural da Terra aqui em São Paulo (http://www.naturaldaterra.com.br/) para comprar essas polpas diferentes!!!! E aqui em São Paulo podemos provar os sorvetes da Cairu na Vila Madalena, na Feira Moderna (R. Fradique Coutinho, 1248 - tel.: 3032-2253). Ah, lembrei! O sorvete de tapioca também é ótimo, rssss.... quem disse que nutricionista também não pode se deliciar de vez em quando???? 
Com equilíbrio e bom senso, a vida sim pode ser aproveitada da melhor maneira possível!!!!  

Fontes Consultadas:
http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=433
Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: http://www.embrapa.br. Acessado em 25/02/2010.
Instituto Btasileiro de Frutas (Ibraf). Disponível em: www.ibraf.org.br. Acessado em: 25/02/2010.
Programa de promoção das exportações das frutas brasileiras e derivados. Disponível em www.brazilianfruit.org. Acessado em 25/02/2010.

2 comentários:

  1. Olá Dra. que bom encontar o seu blog. Nossa! A minha cara. Tb quero ser nutricionista sabia? Devo está iniciando minha facul em 2011. Irei sempre está fuçando aki.
    Se puder n quero perder o contato.
    o meu blog: www.lgrecife.blogspot.com
    Bjão.

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  2. Gabi, boa sorte na entrada da Facu em Nutrição em 2011!!!
    Arrasaaaaaaaa!!! Hahahaha...
    Bjos!

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