sábado, 22 de maio de 2010

Não beber água encolhe o cérebro!!!!

Bom dia gente!!!! Pois é, deixar de beber água faz o cérebro encolher... creeeedo!!!!
Tem muito paciente por aí que negligencia a boa hidratação... o que não podemos esquecer é que não perdemos líquidos apenas através da urina, mas também através da pele (transpiração), respiração e pelas fezes!!!!
Normalmente, durante um dia, a perda de líquidos pela urina é cerca de 1400 mL... pelas fezes é cerca de 100 mL e pela transpiração mais 100 mL.... o que não podemos esquecer é que, quando respiramos, também perdemos líquidos! Quem nunca respirou perto de um vidro e ele ficou embaçado???? Por dia, essa perda pela respiração pode chegar até à 350 mL.... e a pele (desconsiderando a transpiração), perde mais 350 mL ao dia... OU SEJA: perdemos diariamente cerca de 2300 mL de líquidos! Por isso que é tão importante ter uma boa hidratação!!!!
As DRIs (ou Dietary Reference Intakes), um órgão americano muito respeitado pela comunidade científica da Nutrição, fala que um adulto do sexo masculino de 19-70 anos deve consumir cerca de 3,7 L de líquidos ao longo do dia!!! Já a mulher na mesma faixa etária deve consumir 2,7 L.... ou seja: não adianta só beber dois copinhos de água ao dia e ingerir somente os líquidos presentes nos alimentos (como numa fatia de melancia, água presente no leite ou numa carne cozida).... temos siiiim que beber a água santinha!!!!

A última da desidratação eu achei numa reportagem publicada no site do Terra, que comenta sobre uma equipe de cientistas do Reino Unido que constatou que a ingestão insuficiente do líquido encolhe a massa cinzenta e torna mais trabalhoso o ato de pensar (creeeedo!!!! Agora desidratação "emburrece"????).
Os pesquisadores contaram com a colaboração de adolescentes, que tiveram de andar de bicicleta por uma hora e meia. Alguns deles se exercitaram com três camadas de roupas, induzindo à maior produção de suor, enquanto os outros vestiram shorts e camisetas leves (sacanearam os adolescentes, mas tudo pelo bem da ciência!). 
Os jovens que pedalaram com muitas peças perderam cerca de 0,7 kg em suor e a quantidade média de encolhimento do cérebro foi similar a 14 meses de desgaste normal relacionado à idade ou a dois meses e meio de doença de Alzheimer (afe! 14 meses de massa cinzenta perdida em uma hora e meia de atividade física???? Por isso que os praticantes de atividade física regular DEVEM sempre se hidratar não somente depois da atividade física, mas antes e durante é essencial!!!!).
Os dois grupos se saíram bem quando, após a atividade física, se divertiram com um jogo de computador que testa a capacidade de planejar e resolver problemas. Mas os exames mostraram que os voluntários que eliminaram maior quantidade de líquido forçaram mais o cérebro para obter os resultados, segundo o jornal Daily Mail.
Ao longo de dias e semanas, a falta de água pode ter impacto sobre o desempenho no trabalho e na escola. No entanto, beber um ou dois copos faz com que o cérebro volte rapidamente ao normal. As constatações foram divulgadas na publicação Human Brain Mapping.

Andar com uma garrafinha de água não mata ninguém... muito pelo contrário: reidratar o corpo é importantíssimo e segundo estes estudos, estaremos reidratando a mente também!!!

Fonte:
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4443091-EI1497,00-Falta+de+agua+pode+encolher+cerebro.htm
Material divulgação água Bonafont - referências sobre perda de líquidos e recomendações de ingestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário