domingo, 16 de maio de 2010

TAPIOCA: é bom ou não é????

Oi pessoal, buenas tardes!!!
Andei sumida essa semana pois estava na Bahia, em Trancoso (olha, juro que foi à trabalho!)... mal e mal vi o sol por lá.... quando eu finalmente tive um tempinho livre.... CHOVEU!
Sacanagem né??? Mas pelo menos pude apreciar um pouco da culinária local e comer (claaaaro) a tapioquinha!!!!
Quem é que não vai ao Nordeste e come uma dessas, né???? Tem gente que gosta com manteiga de garrafa, outros com leite condensado, outros com queijinho de coalho, presunto e queijo, goiabada, mas a tapioca faz sucesso e tem sempre seu público garantido (lê-se: sempre tem fila para comer a bendita!).
Mas, comer tapioca é uma boa idéia? E quem quer perder peso? Pode comer tapioca???

Bom, vamos então falar um pouco de tapioca!!!!! Busquei várias informações (sites Bons Fluidos e Minha Vida) e condenso tudo por aqui... referências no final do post e comentários em azul....
Prato típico do norte e nordeste, a tapioca invadiu todo o país. A massa é feita à base de farinha de polvilho, um ingrediente 100% nacional, e água.
A tapioca está conquistando um espaço que parecia inabalável: entra para o café-da-manhã no lugar do pão francês >>> é isso mesmo pessoal! Podemos colocar a tapioca em nosso dia a dia como opção do pãozinho, biscoito, torrada do café da manhã! A idéia não é acrescentar e sim trocar!!!!  A troca faz todo o sentido, a iguaria de origem indígena é rica em carboidratos (cada tapioca tem cerca de 68 calorias e apenas 1,6 gramas de proteínas), podendo ser uma opção mais saudável que o pãozinho francês, pois não leva sal na sua preparação! Assim, os hipertensos de plantão podem usufruir da tapioca sem arrebentar no consumo de sal... o mesmo vale para os pacientes renais crônicos, que precisam ficar de olho no consumo de sal e de proteínas....
Mas não podemos esquecer que tanto o pãozinho francês como a tapioca são basicamente fontes de energia... ou seja: vitaminas e minerais precisam vir de outros alimentos da dieta ou até mesmo dos recheios que colocamos na tapioca. Poxa, mas cuidado! Do que adianta trocarmos um pãozinho francês (que tem cerca de 140 calorias por unidade) por uma tapioca rechada de leite condensado e coco ralado???? Só o leite condensado e o coco levam todo o esforço de uma alimentação saudável pro buraco!
A tapioca, muito fácil de se preparar, é tão criativa quanto a receita dos crepes franceses em matéria de recheios. Tudo começou com a chegada do colonizador português, que introduziu a manteiga. Aí veio o coco, a geléia e a criatividade.... dependendo da região do país, foram adicionados ingredientes locais, como charque, carne-de-sol e camarão, goiabada e doce de leite.  
Às vezes uma colher de sopa de geléia de goiaba diet com uma fatia fina de queijo minas frescal light pode ser uma opção mais inteligente do que uma fatia de goiabada com uma fatia de mussarela! E porque não optar pela tapioca com creme vegetal ao invés de manteiga de garrafa ou manteiga convencional? É muito mais saudável! Outra opção é acrescentar gergelim na massa da tapioca! 
Mas peraí que nem tudo são flores: a tapioca não tem fibras e nutrientes que facilitam o trânsito intestinal, por isso, pode causar prisão de ventre e constipação. Já a azia, pode ser provocada pelo polvilho usado na massa. Tanto é que a tapioca é recomendada para pacientes com diarréia crônica, pois a bichinha retarda o trânsito intestinal! Para quem tem constipação, muito cuidado!
Em comum, todas as receitas têm a presença do polvilho ou fécula de mandioca, como dito anteriormente. Após ralada e espremida, a mandioca libera uma massa seca e um líquido. A primeira, torrada em forno, dá origem à farinha de mandioca.
O caldo, por sua vez, passa por um processo de decantação, e féculas da raiz se depositam no fundo do recipiente. Esse material úmido é chamado de goma, ou tapioca molhada, e depois de seco vira o polvilho, um pó finíssimo e branco. Ele pode ser doce ou azedo. O polvilho doce resulta da goma fresca levada a secar antes que fermente e, por isso, é inodoro e insípido. Já o polvilho azedo resulta da goma fresca levada a secar depois de fermentada, por isso tem sabor azedo
Mas, na ausência da goma, somente encontrada nas regiões Norte e Nordeste, basta umedecer o polvilho para obter a matéria-prima básica da tapioca.

Receita básica:
- 1 kg de polvilho doce
- Água
  Modo de preparo:
  Umedeça o polvilho com água, para dar uma liga e deixe na geladeira por 12 horas. Passe a massa numa peneira e misture uma pitada de sal. Separe uma pequena quantidade da mistura e coloque em uma frigideira aquecida como se fosse uma panqueca, deixe a farinha ficar úmida e vire com uma espátula. Depois, basta espalhar o recheio escolhido em cima da massa base, dobrar ao meio e servir.

Fontes:
http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0110/03/03.shtml
http://www.minhavida.com.br/conteudo/10354-Inclua-a-tapioca-no-seu-cardapio-sem-escapar-da-dieta.htm

26 comentários:

  1. Aliás, cadê esse Gustavo que anda sumido???

    ResponderExcluir
  2. Legal este post respondeu a minha dúvida, amo tapioca e aqui vi que não tem fibras

    ResponderExcluir
  3. preparo a massa com sementes de gergelim(clara e escura), linhaça e um pouco de nada de alho desidratado. Não coloco sal...o recheio faço vegano com um pouco de queijo coalho...fico muy bom.
    ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vegano com queijo? Bem contraditório...

      Excluir
  4. olá bom dia , aqui de Portugal posso perguntar .... eu ponho a tapioca numa tigela cheia de leite e vou acrecentado quando o leite é absorvido. Ponho casca de limão e laranja. Passadas 6h cozinho na panela acrescentado um pouco de açucar e leite sempre q preciso for , até virar uma papa q dá para comer a toda a hora. Essa receita engorda ? obrigada mj.

    ResponderExcluir
  5. ameii Amandinha!!! vou experimentar,acrescentando farinha de linhaça... estou começando a fazer reeducação alimentar,e está dando muito certo,pois não estou me privando de nada que gosto,e sim fazendo substituições,e fracionando as refeições a cada três horas.Tenho uma CAMINHADA LONGA AINDA...MAS CHEGO LÁ ! EM NOME DE JESUS! DEUS TE ABENÇÕE,VALEU PELAS DICAS, BJ!

    ResponderExcluir
  6. MJ, provavelmente essa sua receita parece ser um pouco calórica, ainda mais se você usa leite integral e açúcar! Uma tapioca aqui no Brasil é feita com uma, duas colheres de sopa do polvilho, que dá quase 70 calorias! Imagina um potinho com umas 6 ou 7 colheres + açúcar + leite integral??? Se você trocar por adoçante culinário e leite desnatado com certeza vamos reduzir beeem as calorias! Além do mais, o problema não é só a receita e sim a quantidade e a frequência com que vc come!!! Imagine um potinho desses todos os dias???? Cuidado!!! Mas às vezes não mata ninguém!! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Elisane, sucesso na sua caminhada!!! Força que vc chega lá! Abração!

    ResponderExcluir
  8. Para crianças com triglicerides alto, tem alguma contra indicação?

    ResponderExcluir
  9. Pelo fato de ser uma fonta pura de carboidratos, vai depender o quanto de carboidrato essa criança comeu ou vai comer no dia! Infelizmente não posso afirmar que vai piorar o triglicérides dessa criança, pois depende de todo padrão alimentar dela! Mas posso dizer que se abusar da tapioca, pode não ser bacana para a criança!

    ResponderExcluir
  10. amanda gostaria de saber qual é o tipo de carboidrato da tapioca.

    ResponderExcluir
  11. Bom, se eu entendi sua pergunta Lúcia, a tapioca é um carboidrato complexo, ou seja: um polissacarídeo. Tanto é que temos o chamado amido de tapioca para comercialização! Era essa sua dúvida??? Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Amanda, bom dia!
    AMEI seu blog, não conhecia, achei hoje pesquisando sobre a tapioca e lendo as respostas aqui fiquei feliz de saber que posso substituir o pão mas triste ao ver que ela não tem nada de fibras. :/
    Se eu colocar o gergelim, ajuda?

    ResponderExcluir
  13. amanda minha mãe todos os dias faz tapioca para nós comermos no cafe da manha e na janta com queijo qualho esta correto ou errado?

    ResponderExcluir
  14. Li que a tapioca tem apenas 70 calorias, me animei, mas logo em seguida a nutricionista esclarece: 70 calorias numa colher de sopa. Como comer UMA COLHER DE SOPA de tapioca??? Imagino que a tapioca toda deva ter MUITAS calorias, não é?

    ResponderExcluir
  15. zZHead... colocar se está certo ou errado é bem relativo!!! Como não sei o que a sua família come durante o dia, incluindo os lanches, fica difícil eu falar para você se está certo ou errado!! O que não podemos esquecer que a tapioca não tem fibras, o contrário de um arroz integral, pão integral... e as fibras são super importantes para regular a atividade intestinal e ajudar na prevenção de doenças intestinais... precisamos comer pelo menos 20 gramas de fibras ao dia!! Por isso uma salada, frutas e legumes crus ou com casca podem ajudar a equilibrar essa equação da tapioca sem fibras! Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Jane, com certeza um gergelim ajuda! Outra coisa que ajuda é equilibrarmos a alimentação com outros alimentos ricos em fibras, como coloquei no comentário acima! Comer ameixa preta, abacaxi, arroz integral, mamão ajudam a equilibrar essa função "constipante" que a tapioca possui!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Flávia,
    Uma colher de sopa da farinha com 70 calorias dá mais ou menos uma tapioca pequena a média.... o problema são os recheios, né??? Leite condensado, coco ralado, ai ai ai....
    Outra situação é a quantidade que se vai comer! Uma só ou uma dúzia???
    Comendo uma simples, com pouca manteiga ou com queijo de coalho pode não detonar a dieta sim! :)

    ResponderExcluir
  18. Comi tapioca nestes dias em 3 cafés da amanha e uma janta e agora
    estou constipado. Muito ruim, mas adora TAPIOCA!!!

    ResponderExcluir
  19. Adorei tudo sobre a tapioca.
    tenho o colesterol altíssimo,e substitui o pão francês do café da manhã pela tapioca,será que está errado?

    ResponderExcluir
  20. Ponho, em vez de manteiga, creme de soja, mussarela Light, cheiro verde, orégano e uma fatia de peito de peru picada. Fica uma delícia e menos calórica

    ResponderExcluir
  21. Pra quem quer baixar es taxas de colesterol e triglicerídeos como comer a tapioca?
    Ela pode ser vilã nas calorias gorduras ou outras relacionados a os relacionados a cima?

    ResponderExcluir
  22. Olá minha mãe e eu comemos todos os dias a tapioca, é tão gostosa, mais minha mãe tá com medo pois ela tem diabetes, e também o colesterol alto, será que ela pode continuar comendo?

    Obrigada. ;)

    ResponderExcluir
  23. Olá Victor e Marina! A tapioca não será a salvadora da pátria em termos de controle de colesterol!! E sabe porque?? Porque não possui fibras!! Super importante colocarmos mais fibras na dieta (especialmente as chamadas fibras solúveis) para auxiliar no controle do colesterol... e outra coisa: quem está com excesso de peso, perder peso é essencial!!! Lembrem-se: a tapioca entra como substitutos de outros carboidratos, na vantagem de não ter sal... mas infelizmente ela não é perfeita e não tem fibras! :)

    ResponderExcluir