terça-feira, 20 de julho de 2010

Úlceras por pressão - o que é isso????

Oi gentem... tudo bem?
Quase 100% sumida, sei disso! Minha vida anda cada vez mais atribulada, cada vez menos tempo de escrever aqui, mas fico com dor no coração por não postar com aquela frequência de antes!!! Não é falta de vontade não.... é falta de tempo mesmo!!!!
Amanhã vou dar uma aula sobre Terapia Nutricional na Cicatrização e como está tudo muito fresquinho em minha mente, vou falar um pouquinho de úlceras por pressão!!!
Pra quem não sabe, úlceras por pressão (ou UP, pra facilitar) são as chamadas escaras, ou úlceras de decúbito. Podem ser definidas como qualquer lesão causada por pressão não aliviada que resulta em dano tecidual. Ou seja: paciente acamado que não se mexe tem, especialmente nas proeminências ósseas, uma pressão do colchão contra a pele, reduzindo a circulação e a oxigenação dos tecidos naquele local, ocasionando então a lesão. 
As úlceras têm super importante impacto nos sistemas de saúde, pois estão altamente associadas com maior morbimortalidade. Um estudo holandês mostrou que o custo associado às úlceras por pressão só é superado por câncer e doenças cardiovasculares.... é mole?????
Dentre os fatores que predispõe o paciente a ter UP, temos a desnutrição como um fator muito importante, pois retarda a cicatrização e aumenta a suscetibilidade às infecções.... por isso que não podemos deixar que os pacientes desnutram!!!! Sei que sempre falo de obesidade e perda de peso, mas é super importante triar os pacientes e não deixar que os mesmos entrem em desnutrição dentro de um serviço de saúde ou homecare!!!! A imobilidade e a idade também são fatores importantes para o desenvolvimento das UP. Ou seja, os pacientes mais suscetíveis às UPs são os idosos e aqueles com lesão medular, uma vez que a mobilidade destes pacientes é mais baixa ou até mesmo nula.... as UPs normalmente se desenvolvem na parte inferior do corpo, mas podem aparecer lesões na orelha, nariz ou até mesmo nos braços.
Vocês sabiam que o desenvolvimento de UP pode até ser considerado em alguns casos como um indicador de má qualidade de cuidado ao paciente??? Pois é, nutris e enfermeiros, atenção ao paciente!!!!!!!!
Um estudo com metanálise realizado em 2005 mostrou que a terapia nutricional reduz o aparecimento das UP e melhora a cicatrização. Desta forma, a suplementação para os pacientes que estão em risco de desnutrição, desnutridos ou com presença de UP se torna essencial!!!!
E por favor, sem medo de ser feliz: após um avaliação nutricional bem feita, com observação de exames laboratoriais (ferro, ferritina, albumina, transferrina), a suplementação protéica acaba sendo muito importante, pois a proteína participa de todas as etapas da cicatrização. Mas não é só de proteína que uma cicatrização é feita não!!!!
O zinco, glutamina, arginina, selênio, vitaminas antioxidantes (vitaminas C, A, E), vitamina K são indispensáveis para auxiliar no processo de cicatrização, pois participam da formação do colágeno, auxiliam a função imune, protegem as células dos radicais livres, dentre várias outras funções.  
A avaliação multiprofissional é essencial para auxiliar um paciente que necessita de curativos especiais, terapia nutricional específica para cicatrização e cuidados para evitar a reincidência da UP, aparecimento de outras UP em outros locais de pressão e assim melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do paciente.

Fonte consultada:
WAITZBERG, DL. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 4.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

2 comentários:

  1. Olá, meu avô tem ulceras nos doi pés, ele tem prblema de circulação, no momento eu estou fazendo os curativos (limpando, passando os remédios indicados pelo médico, etc) eu não tenho experiência com o assunto, mas as ulceras estão crecendo, de um pé ele ja está quase q sarado mas do outro esta enorme, o tendão do pé esta esposto e ao redor tem muita substancia. Poderia me dar algumas dicas do que fazer pra ajudar na recuperação dele?

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite!!! Posso te sugerir o uso de um suplemento específico para cicatrização: o Cubitan. Ele é desenhado especificamente para cicatrização de úlceras por pressão. Acesse o site www.sabordeviver.com.br e procure por Cubitan na parte de Nutrição Oral(sabores chocolate, baunilha e morango). Na internet você pode encontrar maiores detalhes sobre o produto! Espero ter ajudado! Abraços!

    ResponderExcluir