quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alimentos pra combater o estresse, stress, sei lá, já tô ficando estressada, ahahahah!

Pessoal, final de ano chegando, reta final, a gente vai ficando cansada, bateria arriando, de "saco cheio mesmo" né??? Mas não podemos entregar os pontos, temos que persistir até o final de 2010... para isso, precisamos praticar exercícios, dormir bem e é LÓGICO, se alimentar direitinho né?
Achei essa matéria do Minha Vida (http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/11921-Alimentos-antiestresse-combatem-a-dpressao-e-a-ansiedade.htm) beeeem bacanona e que casa 100% com tudo isso que a gente está falando e sentindo né??? Comentários em lilás, cor relaxante...

Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais. >>> Viu? Completando o dia com um chazinho de camomila, já dá pra fazer um bem bolado relaxante! Fora que o alface é super parte da nossa dieta e tem fibras, ajuda a funcionar o intestino... aliás, intestino funcionante é sinônimo de felicidade! Ou será que vc nunca ouviu falar que uma pessoa está ENFEZADA??? (Brava ou cheia de fezes.... que dúvida cruel!)


Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.

Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo >>> além do mais o cortisol está envolvido com dificuldades na perda de peso de pacientes que estão tentando emagrecer! Laranja neles!

Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg. >>> já comentei da castanha aqui no blog... sem exageros, para não ter excesso de selênio no organismo e nem alto consumo de calorias...

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6. >>> pacientes de cirurgia bariátrica: vcs entendem pq a gente implora pra comer alimentos de origem animal??? Olha a B12 aí genteeeeee!!!!

Maracujá: ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas (essa nem eu sabia...). As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.

Bacana né??? Ter uma alimentação variada, rica em hortaliças, frutas, além de conter alimentos fontes de energia e proteínas é muito importante para podermos encarar nosso loooouco dia-a-dia...

Ainda bem que tem uns feriados em breve pra quebrar essa doideira... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário