sexta-feira, 23 de abril de 2010

OMS Publica Novas Recomendações sobre Gorduras

Oi gente, bom dia!!!
Estou saindo pra trabalhar, por isso meus comentários deste post ficarão para mais tarde! Acabei de receber um e-mail sobre esse novo posicionamento da Organização Mundial da Saúde sobre o consumo de lipídeos!!! Segue!!!!!!

"OMS publica novas recomendações sobre gorduras e indica o aumento do consumo das gorduras poliinsaturadas para promover a saúde cardiovascular

No último mês de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um dossiê com a atualização de suas recomendações para o consumo de gorduras. Após uma revisão das publicações científicas mais recentes sobre o assunto, o comitê de especialistas da OMS reiterou a importância da qualidade das gorduras da alimentação para a saúde cardiovascular e destacou que é mais relevante observar o tipo de gordura da alimentação do que buscar exclusivamente o controle da quantidade total de ácidos graxos consumidos.
As gorduras poliinsaturadas já eram reconhecidas no meio científico por seus benefícios, já que diversas evidências apontam seus efeitos positivos à saúde cardiovascular. O dossiê da OMS, intitulado Interim Summary of Conclusions and Dietary Recommendations on Total Fat and Fatty Acids [Resumo Interino de Conclusões e Recomendações Dietéticas de Gorduras Totais e Ácidos Graxos], reforçou estes conceitos e concluiu também que “há evidências suficientes de que a substituição de gorduras saturadas por poliinsaturadas reduz o colesterol sérico e diminui o risco de doenças cardiovasculares”. O comitê da OMS ainda recomendou que o consumo de gorduras poliinsaturadas seja incrementado, passando a representar de 6 a 11% do valor calórico total da dieta."

É por isso gente que o corte do consumo de lipídeos numa dieta saudável não é a solução da lavoura e sim vc reduzir o consumo de gorduras trans e gorduras saturadas e ter um consumo adequado de lipídeos "do bem", como as gorduras mono e poliinsaturadas, encontradas nos óleos vegetais (incluindo o azeite), castanhas, nozes, amendoim, entre outros alimentos!!!
Como já dito aqui anteriormente, as gorduras saturadas, gorduras do mal são aquelas presentes nos alimentos de origem animal, como gordura do leite, gordura da carne, pele de frango e pele de peixes, gordura dos queijos... por isso que a movimentação para quem tem colesterol alto, excesso de peso, sofreu um infarto agudo do miocárdio é pedir para se reduzir queijos gordos (normalmente os mais amarelos), leite integral, gordura de picanha, carnes mais gordas, como cupim, costela, pele de frango, etc....
As gorduras monoinsaturadas além de já terem sido cientificamente comprovadas como benéficas para a saúde cardiovascular elas tb ajudam na redução da hiperglicemia e da hiperinsulinemia...
Fonte:
E-mail de divulgação da Equipe de Nutrição Unilever Brasil