quarta-feira, 16 de junho de 2010

É festa junina sô!!! Vamo cumê um curau light???

Pois é pessoal!
Não podemos esquecer que a gente enfia o pé na jaca, ou melhor, no curau nessa época junina do ano!!!
Por isso descolei essa receita de curau light, que mata a bicha por doce junino sem matar a sua intenção de perder peso no meio deste período de festas:
Veja por exemplo a receita desse Curau Light:


Ingredientes:
- 4 de xícaras de chá de leite desnatado;
- 6 colheres de sopa de adoçante culinário (como o Linea Culinário, por exemplo) ;
- 2 latas de milho escorrido (preferir aquele conservado no vapor);

- 1 colher de sopa de margarina light sem sal;
- 1 colher de sopa de amido de milho (maisena);
- 1 colher de café de essência de baunilha;
- 1 colher de sobremesa de canela em pó.

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite, o milho, o adoçante, a margarina e a maisena. Passe pela peneira e coloque numa panela antiaderente. Leve ao fogo médio e mexa até ficar um creme grosso. Acrescente a baunilha e distribua em taças individuais. Polvilhe com a canela e deixe esfriar. Leve a geladeira por 30 minutos antes de servir.
Rendimento: cerca de 12 taças 100 ml
Calorias por porção: 60 kcal (e olha que o curau tem 4x mais calorias genteeeeeeeee!!)


Lógico que gastar energia somente escrevendo correio elegante e jogando bingo não dá!!! Dance bastante quadrilha vestido de caipira, sorria, se divirta e não esqueça que este tipo de diversão é só nessa época do ano!!! Bão dimais!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Pré Diabetes está atingindo os pré adolescentes no Brasil!

Oi pessoal, boa noite!

Podem me xingar, falar que sou relapsa ou qq coisa que o valha sobre a atualização do blog! Realmente eu ando BASTANTE ocupada com outras atividades profissionais e chego tão cansada que não consigo elaborar alguma coisa bacana para colocar aqui!
Bom, acessando o site www.nutritotal.com.br fiquei feliz em ver que os estudos da Unifesp estão sendo bastante valorizados e comentados.... o que eu não fiquei tão feliz assim foi ver o conteúdo da matéria.... realmente o aumento de pré-diabetes em adolescentes é uma coisa grave.... estamos cada vez mais americanizados, fala sério! Obesidade, Diabetes.... tratar isso custa $$$ viu??? Melhor prevenir do que remediar....
Bom, segue a matéria (comentários em vermelho):

"A pesquisa do Grupo de Estudos da Obesidade (GEO) do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desenvolvido no CEPE (Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício), com 29 participantes pelo período de um ano identificou que 64% dos adolescentes obesos participantes do Programa de Intervenção Interdisciplinar em Obesidade em 2009 apresentavam resistência insulínica. Como a insulina é um hormônio que possibilita que as células captem glicose para gerar energia para todas as atividades (ou seja, é a chave que abre a porta da célula para a glicose entrar, sendo que a glicose é nossa fonte primária de energia), a resistência insulínica pode, com o passar do tempo, levar ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Estes adolescentes, se portadores de dislipidemia (ou seja, colesterol alto) e diabetes, terão ainda mais chances de desenvolver aterosclerose na fase adulta (doença crônica caracterizada pela formação de placas de gordura nas artérias, que podem levar a um derrame). Pois é pessoal, se vocês acham que colesterol alto e derrame cerebral (ou AVC) é doença de gente mais velha, CUIDADO! O perigo pode estar naquele sanduíche do "Méquidonaldis" que vc come toda santa semana com direito à sorvetinhos e tudo mais!!!! Vamos acabar com o excesso de peso antes que ele vire obesidade!!!!  

Boas notícias
Embora o estágio considerado pré-diabetes tenha sido verificado em mais da metade dos adolescentes durante o estudo, este índice foi reduzido para 17% por meio da prática de exercício físico três vezes por semana, intervenções nutricionais e psicológicas em grupo uma vez por semana, e individuais nos casos mais graves, além de consultas médicas com endocrinologista uma vez por mês (equipe multidisciplinar em ação funciona SIM! Não adianta fazer só exercícios, passar só no médico... cada um tem sua "parte" no tratamento e nada mais justo um paciente aprender a lidar com todas as causas multifatoriais da obesidade.... alimentação saudável, prática de exercícios físicos, exames laboratoriais e cuidar não somente do corpo como da mente também.... ESSENCIAL!)

De acordo com Priscila Sanches, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Unifesp (arrasou colega!), o estudo mostra que as mudanças comportamentais e alimentares são sim capazes de contribuir não apenas para a prevenção, mas também para a redução da resistência insulínica, que por sua vez pode levar a problemas ainda mais sérios.

Adolescentes, não deixem que o excesso de peso seja apenas um peso visual na sua vida! As consequências para a saúde são enormes e é mais fácil tratar quando se tem 15 anos e consegue-se mudar mais rapidamente os hábitos de vida do que quando temos 60 anos e PRECISAMOS urgentemente mudar hábitos de vida praticados há décadas.... CUIDEM-SE!

Fontes:
http://www.diabetes.org.br/mais-informacoes/419-obesidade-e-diabetes
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=1996&bd=1&pg=1&lg=