terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bypass Gástrico tem o melhor custo-benefício no tratamento da obesidade mórbida

Oiessss!!!
Que chuvaaaaaaaaaaaaa!!! Nossa, achei que nunca mais chegaria a lugar nenhum!!!! Minha nossa senhora!!! O pior é que em São Paulo a chuva vem sempre perto da hora do trânsito... pelo menos cheguei! E não só cheguei como também li este e-mail que eu recebi sobre cirurgia bariátrica e achei muuuuito bom! Por isso resolvi replicá-lo aqui; este e-mail foi recebido pela equipe Medical Services da Sanofi Aventis.

Olha só as novidades sobre cirurgia bariátrica!!!! Reportagem em itálico, comentários no final dos parágrafos!
A cirurgia bariátrica de bypass gástrico é a forma mais barata e mais eficaz de tratar a obesidade mórbida, segundo estudo canadense apresentado esta semana no Encontro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, essa intervenção oferece, para as pessoas excessivamente obesas, benefícios em termos de custos por ano de vida e em qualidade de vida. >>> realmente eu acredito muito nisso! Vocês sabiam que a assistência médica para adultos de meia idade com IMC superior a 40 kg/m² pode ser o dobro das pessoas com peso considerado normal???? Pois é, com isso percebemos que o paciente obeso que faz a cirurgia não vai morrer de infarto, derrame, gastar muito dinheiro do SUS com remédios para hipertensão, diabetes, colesterol alto.... fora que o paciente operado não vai roncar, ter dores na coluna, nos joelhos, falta de ar na atividade física... são tantos fatores que deixam de existir!!!!
Os pesquisadores da Universidade McMaster avaliaram um banco de dados do Ministério da Saúde da província de Ontário, no Canadá - incluindo informações sobre redução do índice de massa corporal (IMC), complicações e mortalidade pós-operatória, custos do controle da obesidade, e qualidade de vida relacionada à saúde. Com isso eles descobriram que a cirurgia denominada gastroplastia com derivação intestinal é barata e eficaz em termos de anos de vida e qualidade ajustada aos anos. >>>> essa técnica é padrão-ouro no Brasil e no mundo e aqui no Brasil ela tem cerca de 25 anos. Realmente percebo no consultóro que é a técnica onde se nota maior perda e manutenção do peso.... agora estatisticamente comprovada!!!

“A avaliação mostrou que o bypass gástrico é a estratégia mais barata e mais eficaz para indivíduos obesos mórbidos em termos de custos por anos de vida e custos por qualidade de vida ajustada a esses anos”, explicaram os pesquisadores em publicação do Congresso.
“A obesidade é uma epidemia global, e as comorbidades associadas a ela apresentam riscos à saúde, além de colocar encargos financeiros sobre o sistema de saúde. A cirurgia bariátrica tem se destacado na redução de peso, na melhora da qualidade de vida e na redução da morbidade de pessoas excessivamente obesas”, concluíram os autores.
Mais um motivo para eu acreditar que a cirurgia realmente dá aquele "empurrãozinho" que o paciente obeso mórbido precisa para perder peso... mas não podemos esquecer NUNCA de uma coisa: a cirurgia NÃO é MILAGROSA! Temos sempre que ter em mente que a operação é apenas um pequeno passo da caminhada.... mudar o estilo de vida, a relação com a comida é primordial....

Fonte:
15th Annual International Meeting of the International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research. The Ispor Outcomes Research Digest. ID: 24281.