terça-feira, 19 de abril de 2011

Tenho intolerância à lactose: é verdade que não posso comer nenhum queijo????

Nãããããooooo!!! Mentiraaaaaa!!!! Hahahahaha.... dá pra comer um queijinho sim!!!!! 

Esse final de semana fui almoçar num restaurante vegetariano (delícia por sinal) e acabei pegando o jornalzinho "Vida Integral"... como não conhecia a publicação, fui logo me interessando e folheando o jornal no carro mesmo... E não é que o jornalzinho é bacana MESMO???? >>>> http://www.vidaintegral.com.br/
Uma das reportagens do jornal traz uma resposta que muitos gostariam de ouvir de forma simples: existe algum queijo que não contenha lactose e que pode ser consumido por pacientes com intolerância????
O gerente de marketing da Tirolez Queijos, Disney Criscione, foi entrevistado pelo jornal e ele explica que os queijos frescos são os mais prejudiciais para os pacientes intolerantes à lactose.


Ou seja são eles: queijo minas, ricota, mascarpone, cream cheese, feta, requeijão, queijo de coalho, creme de minas frescal e cottage.

Ele explica que os queijos maturados não apresentam lactose, pois com o tempo requerido para a maturação (mínimo de 10 dias), a lactose acaba sendo transformada em ácido láctico e não causa assim o desconforto clássico aos pacientes intolerantes (diarréia, flatulência, distensão abdominal).
São eles: parmesão, montanhês, grana, gruyere, emental, gouda, estepe, edam, prato, minas padrão, reino, brie, camembert, gorgonzola, provolone, roquefort, etc...

A dúvida fica na mussarela, pois esta pode ou não apresentar a lactose. Algumas empresas de laticínios podem enviar a mussarela ao mercado consumidor sem obedecer à exigência de maturação mínima de 11 dias.
Dica: para saber se a mussarela está maturada, basta verificar se a textura está untuosa. Se estiver borrachuda, está fresca e desta forma conterá lactose!!!

Bacaaaana hein??? Simples, rápido e muito útil!!! Vou querer mais deste Jornalzinho Vida Integral!!!

2 comentários: