segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estamos melhorando na suplementação de iogurtes!!! Mais vitamina D!!! Obaaaaa!!!!

Boa noite pessoal, tudo bem???
Estou muito feliz com as novidades do mercado brasileiro à respeito da suplementação de Cálcio e Vitamina D dos alimentos... pra quem não sabe, esse foi o tema da minha tese de mestrado (metabolismo do cálcio e vitamina D nos pacientes em pré-operatório de cirurgia bariátrica)... na minha pesquisa, percebi que o mercado brasileiro ERA pobre em suplementação, especialmente em vitamina D!!!
Alguns produtos pontuais do mercado tinham uma quantidadezinha a mais de vitamina D, como alguns achocolatados para crianças... no caso do cálcio, já conhecemos algumas marcas de leite suplementadas, porém não via nada muito emocionante no mundo da Vitamina D...
Bom, a Danone lançou a linha Densia, que eu particularmente virei fã mesmo!!! No site http://www.densia.com.br/ encontramos toda variedade de produtos, que inclui iogurte sabor aveia e sabor morango, tanto líquido como de potinho... e na boa, o iogurtinho é gostoso, viu????
Graaandes vantagens: 0% de gordura açúcar e sem açúcares em toda linha!!! Cada embalagem (potinho ou garrafinha) tem de 42 a 63 calorias... MA-RA-VI-LHA!!!


Enquanto uma barra de cereais por exemplo sabor brigadeiro tem cerca de 100 calorias, sendo que deste total há 4 gramas de gorduras totais, 2 gramas de gorduras saturadas, 17 mg de cálcio, podemos ter um lanche da manhã ou da tarde com 42 calorias, zero gordura (ou seja: zero de gordura saturada que ajuda a "entupir nossas veias"), 500 mg de cálcio e 4 mcg de vitamina D... Muito mais nutrientes em muito menos calorias!!!  
A Nestlé também lançou uma "linha na mesma linha" que a Danone, que é a Molico Total Cálcio... ou seja: o mercado brasileiro está aquecido!!! Os iogurtes possuem propostas muito semelhantes à linha Densia, com algumas diferenças nas quantidades de vitamina D suplementadas por porção de iogurte....
Precisamos sempre pensar que atualmente ninguém toma sol como antigamente... sempre saímos com protetor solar ou creme hidratante com fator de proteção no rosto, ficamos o dia todo no hospital/consultório/escritório e por isso não aproveitamos a luz solar para a produção de vitamina D!!!!  Quem é que aproveita a luz solar hoje em dia nessa nossa vida moderna louca-corrida-ensandecida???? Só o vendedor de milho cozido na praia!!! Por conta disso, temos que prestar mais atenção à nossa alimentação!!!!

Mas em compensação.... quem disse que o lanchinho da manhã ou da tarde é sem graça??? Quem disse que lanchinho não traz benefícios para a saúde???? Eu que não fui MESMO!!!

6 comentários:

  1. Oi Amanda, acredito que a maioria das nutris comemorou esse lançamento pq o cálcio é um nutriente complicado no dia-a-dia da maioria dos pacientes (e até no nosso né). E em situações onde a nessecidade de cálcio é maior como na gestação aí fica mais difícil ainda né. Mas como o Densia possui adoçante qual a sua opinião a respeito da indicação para gestantes? Abraço Manoela Niebuhr

    ResponderExcluir
  2. tomei quando recebemos na redação da WH (que inclusive, não faço mais parte! =/)

    sinceramente? não gostei! o Molico é mil vezes mais saboroso...
    e como uma colega nossa passou mal e foi parar no hospital com dores no estômago, eu peguei um pouco de trauma! sorry =/

    ResponderExcluir
  3. Manu, como pelo fato do Densia ter Sucralose e Acessulfame K como edulcorantes, não há uma contra indicação no uso do produto para gestantes. Entrei em contato com o pessoal do Densia e eles deixam o posicionamento para gestantes de acordo com o médico que acompanha essa paciente! Ou seja: contra-indicado não é!!! Mas não é por isso que todas as gestantes vão sair tomando esse iogurte por aí sem nenhum parâmetro né????
    E Gabi, experrimentei os dois e achei ambos ótimos! Nunca tive reclamações de pessoas conhecidas ou pacientes com o uso do produto... por acaso essa colega era mais sensível "gastricamente" falando????
    Bjs meninas!!!

    ResponderExcluir
  4. Pra ficar perfeito eles só poderiam colocar o Bifidobacterium do Activia, pq eu não troco meu potinho diário de Activia por nada.

    ResponderExcluir
  5. E por que o Densia saiu de linha? Uma pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilane, boa pergunta... uma pena que o Densia saiu de linha!!! Felizmente temos outras opções no mercado brasileiro!!! Como já disse anteriormente a indústria de alimentos no Brasil está entendendo que precisamos alimentar e nutrir as pessoas... mais cálcio, ferro, fibras, vitamina D.... gosto dessas opções e acho que facilitam a vida das pessoas na correria do dia a dia! Abraços!

      Excluir