terça-feira, 21 de junho de 2011

Nova proposta americana de educação nutricional: Choose My Plate.gov

Boa noite!!!!!!!
Estamos chegando perto de São João, né??? Solteiras de plantão: por acaso vocês fizeram todas as simpatias semana passada para o Santo Antônio????? Depois dele só apelando para Santo Expedito mesmo, afinal das contas ele é o santo das causas JUSTAS e URGENTES!!!! Rsrsrsss.....
Deixando esse papo de casório de lado (e o assunto Festa Junina eu juro que posto até o final da semana, tá?), vi no site Nutritotal (http://www.nutritotal.com.br/) que a Michelle Obama está frente à um projeto americano beeeem interessante: o Choose My Plate.Gov >>> http://www.choosemyplate.gov/
O que é isso? Na verdade é uma ferramenta de substituição da antiga pirâmide alimentar americana pelo modelo de um prato saudável:


Poxa, bem fácil de entender e seguir né??? Não podemos negar que esse prato gringo tem tooooda semelhança com nosso prato colorido, proposto pelo CFN - Conselho Federal de Nutricionistas. O prato mostra cinco grupos alimentares que devem fazer parte de uma refeição: hortaliças, frutas, grãos, proteínas e ao lado do prato, os laticínios (leite e derivados).
No site americano, vc consegue ver quais são os alimentos de cada grupo; o que é bacana é que por exemplo, no caso dos grãos (cereais), eles separam os grãos integrais dos refinados, diferenças entre eles e recomenda que pelo menos 50% dos cereais consumidos no dia sejam integrais! Arrasou Michelle!!!!
Já na parte de verduras, a recomendação do Choose My Plate é igual do nosso prato colorido: 50%... mais gente apoiando o melhor consumo de hortaliças!!!

O motivo da substituição é tentar se incentivar de forma mais assertiva o maior consumo de hortifruti, o que não era possível no modelo da pirâmide alimentar. O que ajuda bastante é que este novo modelo consegue alertar a população em relação ao tamanho das porções (problema sério nos EUA!), maior ingestão de água em detrimento de um menor consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas.
Em tempo: esse prato acaba sendo uma ferramenta para facilitar a compreensão em relação aos hábitos alimentares saudáveis, não excluindo a orientação nutricional individualizada, que deve ser realizada por profissional especializado!!!!
Tem tanta gente que gasta fortunas com cabelo, manicure, relaxamento, tratamentos estéticos e acaba esquecendo da coisa mais preciosa que temos: a nossa SAÚDE! Investir em saúde é ter qualidade de vida... não invistam em doença...

Aproveitem as dicas básicas:
· Aproveite o seu alimento, mas coma menos;
· Evite grandes porções;
· Monte o seu prato com metade de frutas e legumes;
· Consuma leite desnatado ou semi-desnatado;
· Consuma grãos integrais;
· Opte por alimentos com menor teor de sódio;
· Beba bastante água e menos bebidas açucaradas.

Boa sorte e boa semana!!! Até mais com diquinhas para Festa Junina!!! :)))

Fontes:
http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=507
http://www.choosemyplate.gov/



Nenhum comentário:

Postar um comentário