quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Comer muito ovo aumenta o colesterol???

... bão, isso foi o que eu aprendi na faculdade... sério!!!!

Pois é, por isso que não podemos nunca deixar de estudar e de se atualizar!!! Tem tanta coisa que mudou na última década que às vezes é preciso dar uma reciclada antes de pensar em falar de assuntos polêmicos ou divergentes...
Essa lenda do colesterol comendo ovo surgiu porque a gema de ovo tem uma super concentração de colesterol do que qualquer outro alimento! Poxa, um ovinho tem quase 210 mg de colesterol e as recomendações de consumo de colesterol ao dia são de 300 mg!!!! Mas olha só: essa quantidade não é suficiente para colocar a saúde em risco. Estudos sugerem que um ovo por dia não elevará o colesterol e será uma grande fonte de nutrientes!
Vale lembrar que nem todo colesterol ingerido tem como destino certo o entupimento das artérias... não podemos esquecer que o colesterol é essencial para a produção de alguns hormônios em nosso organismo....
Existem dados que indicam que apenas 1/3 do colesterol do ovo é absorvido pelo corpo... e o mais paradoxal: algumas pesquisas têm apontado que o seu consumo aumenta a quantidade do colesterol bom, o HDL, que é considerado um fator de prevenção contra a aterosclerose (formação de  placas de gordura nas paredes das artérias).
Minha colega de profissão Nilcéia Godoy Mendes falou e disse nessas frases a seguir: "O ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, A, E, K, minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco, carotenóides como a luteína e zeaxantina. É também fonte de colina, um importante componente do cérebro. É um alimento completo, que apresenta a maior quantidade de nutrientes essenciais ao organismo humano, com menor conteúdo calórico, se comparado a outras fontes proteicas".
E tem mais: o ovo é o alimento que tem menos calorias do que qualquer outra fonte de proteína. Uma unidade tem cerca de 70 calorias e 1,5 g de gordura saturada!!! Uebaaaaaa!!!!

Só atenção pros pacientes de plantão: não adianta comer um ovo por dia e se acabar na gordura da picanha, tomar leite integral à valer, comer queijo amarelo... alimentação saudável sempre e pensar que, se já tive infarto, se tenho diabetes, ovos umas 3x na semana está mais do que bom....

Fontes:


6 comentários:

  1. Muito bom hein!! Vou passar para os meus alunos! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela informação, ultimamente ando comendo 1 ovo por dia, e minha mãe sempre fala que isso aumenta colesterol e blá blá blá, porém, sempre ignoro, pois já havia lido na internet algo sobre isso, e agora estou ciente de que esse negócio do colesterol x ovo é um mito.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,estou em busca de uma dieta para Hipertrofia e pretendo usar o ovo nela.Gostaria de saber se o consumo de 4~5 ovos por dia,aumenta o colesterol ? Isso numa dieta cortando gorduras e afins.Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu como de 3 a 4 ovos inteiros por dia , claras quantas eu conseguir pode ser 10 , 20 , 30 etc... Só na gema é aonde está a gordura e o colesterol , clara de ovo só proteinas.

      Eu ingiro 60g de gorduras por dia , 4 ovos com gema representam 21g de gorduras e aonde está concentrado as vitaminas, as outras 39g eu consumo atravez do azeite , castanhas e leite!

      Excluir
    2. Mateus, minha pergunta é: será que vc está malhando taaaaanto assim para justificar esse consumo tão elevado de claras de ovos?? A clara é uma boa opção, mas não adianta consumirmos muito mais proteína que o recomendado para seu peso, altura e atividade física, pois o excesso vira energia! Eu como nutricionista não recomendo 3 ovos diários para os meus pacientes e a ingestão de gorduras e proteínas só consigo precisar um consumo adequado para você mediante avaliação! Mas ainda bem que vc consome castanhas, azeite, que são gorduras do bem!

      Excluir
  4. Matheus, eu não comeria 4 a 5 ovos inteiros todo santo dia não! Td que é demais não faz muito bem... ovo cozido tem muitos nutrientes bons, mas dá gases, rsrsrsss... não estou afirmando que essa quantidade de ovo poderá aumentar os níveis de colesterol do sangue, mas indicaria consumir apenas a clara, pois a fonte de proteína do ovo é a clara e não a gema.... e é na gema que está o tal colesterol! Que tal vc mesclar a proteína do ovo com outros alimentos fontes de proteína, como é caso do peito de frango, peixe??? Abraços!

    ResponderExcluir