terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cerveja.... engorda????

Essa é uma pergunta que eu sempre escuto por aí... essa semana eu atendi uma paciente louca para perder peso, mas quando eu perguntei sobre o consumo de bebida alcoólica, a resposta foi:
- Eu bebo socialmente....
Lógico que eu nunca fico satisfeita com uma resposta dessas e retomo:
- O que é socialmente para você?
- Ah, um happy hour, sexta e sábado!
- E quanto você bebe cada vez que sai, mais ou menos?
- Ah, uns 4 copos de cerveja a cada vez que eu bebo...


Então gente, partindo do princípio que praticamente tudo que consumimos têm calorias, o lance é a QUANTIDADE do que a gente consome e se a questão é a perda de peso, lógico que vamos preferir aquilo que tem um menor valor calórico!!!!
Bom, a cerveja é uma bebida alcoólica que possui cerca de 150 calorias em um copo de 300 mL. O valor calórico é menor do que se a gente comparar com outras bebidas alcoólicas, como 100 mL de whisky que tem quase 250 calorias... 100 mL de saquê também tem cerca de 150 calorias!
E cá entre nós: e por acaso vc bebe apenas um copo de cerveja??? Tem gente que bebe só um copo de whisky e fica a noite toda "de boa", rodando o gelinho com o dedo naquele copo quadrado...
Então: cerveja realmente tem menos calorias, mas a quantidade consumida, faz com que o valor calórico atinja valores estratosféricos! Ainda mais se você resolver pedir uma batatinha frita, polentinha frita ou provolone à milanesa pra acompanhar e ver o jogo na TV...
Afe!!!! Jesuis... imagina que o Campeonato Brasileiro tem jogo pra dar e vender, quase o ano todo, pelo menos 2x por semana... vamos fazer uma conta boba???
- 05 meses de jogos (é mais que isso, mas vamos ser bacanas) X 02 jogos por semana X 03 copos de cerveja por jogo = 18 mil calorias!!!!!!!!!
E pros piadistas de plantão: quem engorda é você e não a cerveja....

Poxa, combinando com o provoloninho à milanesa, temos 800 calorias (02 copos de cerveja + cerca de 100 gramas do petisco)... é pra parar pra pensar ou não é???
E sinceramente, não adianta falar só de calorias... estava pesquisando números do "Mundo Cervejeiro" e encontrei algumas coisas interessantes na internet:
- o excesso de álcool sobrecarrega os rins e o fígado (até aí isso não é muito novidade, certo?) – esses órgãos deixam de eliminar as toxinas como deveriam. É por isso que, depois de uma noitada movida a breja, as pessoas têm dor de cabeça e enjôos...
- em grandes concentrações, o álcool dispara a produção de insulina – hormônio que, em excesso, estimula o organismo a armazenar gordura (que beleza, hein???);
- precisamos de pelo menos dois dias para conseguir se livrar dos resíduos deixados pela bebida!!! (Revista Boa Forma)
- O tempo de permanência do álcool no organismo varia de uma pessoa para pessoa: de uma maneira geral, um copo de cerveja ou um cálice de vinho demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo. (Revista Veja)
E atenção: as palavras a seguir são muito sérias! Indicam que podemos estar dependentes de cerveja ou álcool! Devemos estar super ligados quando:
- você fica de pileque em toda festa a que você vai;
- sente falta do álcool em situações sociais ligadas ao prazer;
- o fato de os outros repararem que você está se excedendo com freqüência;
- você ingere bebidas alcoólicas pela manhã;
- arrepende-se freqüentemente do que fez quando bêbado;
- já se prometeu beber menos e não conseguiu;
- você esqueceu do que fez na noite anterior, mesmo que os amigos lhe digam que você não apagou.....

Acredito que ninguém quer morrer de cirrose e ver seu fígado virar um patê antes dos 50 anos...

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário