terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quantas calorias têm o pão australiano???

Difícil essa de responder de imediato, viu??? A leitora do blog Lívia Yamamoto me veio com essa pergunta cascuda.... (abraços Lívia!). Realmente, o que não faltam são receitas de pão australiano pela internet, mas o valor calórico do bichinho é mais difícil de se achar... escrevi até para o Outback Steakhouse para ver se eles me respondem quantas calorias têm o pão (delicioso) deles... outra apelação: escrevi para um amigo meu que está morando na Austrália para ver se ele consegue o valor calórico do Aussie Bread (pão australiano) direto da fonte!!! Mas para não ficar um post muito pobre, segue uma receitinha encontrada no site http://pt.petitchef.com/receitas/pao-australiano-aussie-bread-do-outback-fid-352800. Esta receita foi muito elogiada pelo blog em que foi postada!!! Infelizmente não experimentei essa receita, mas fica como pendências para 2011.... (se eu for falar todas as pendências de 2011 que eu já tenho, afeeee)...

Ingredientes:
- 1 1/4 xícara de água morna;

- Corante alimentício marrom (opcional);
- 02 colheres de sopa de margarina;
- 1/2 xícara de melado;
- 1 3/4 xícara de farinha de trigo;
- 01 xícara de farinha de trigo integral;
- 01 xícara de farinha de centeio;
- 02 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 03 colheres de sopa de açúcar mascavo;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de glúten;
- 1 1/2 colher de chá de fermento biológico seco;
- Fubá para polvilhar.

Modo de Preparo:
Na máquina de pão, misture 60 gotas de corante marrom à água morna, e em seguida acrescente todos os demais ingredientes (com exceção do fubá), na ordem listada acima. Ligue no ciclo "Dough" (Massa). Quando o ciclo terminar, remova a massa e separe-a em 6 partes iguais.
Modele 6 pãezinhos de cerca de 12cm de comprimento e 5cm de largura. Polvilhe uma superfície com fubá. Umedeça as mãos, passe-as levemente sobre os pãezinhos e passe-os no fubá. Coloque-os em uma assadeira, cubra com um pano e deixe crescer durante uma hora.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Leve os pãezinhos crescidos ao forno e asse por 35 a 40 minutos, ou até dourar. Tire do forno e deixe-os esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga.
Observações importantes:
1) A massa ainda sai da máquina um tanto molinha, mas com um pouquinho mais de farinha é possível modelar os pãezinhos sem deixar a massa dura demais.
2) Os pães não chegam a dobrar de tamanho durante o crescimento dentro das formas, mas crescem super bem dentro do forno. 
3) A farinha de glúten pode ser opcional, segundo testes de culinaristas amadores!!!  
4) Se quiser servir este pão com uma manteiga parecida com a servida no Outback, é simples: deixe a manteiga atingir a temperatura ambiente e bata-a na batedeira, em velocidade alta. Aos poucos, acrescente água gelada até a manteiga ficar areada. (Use no máximo 1/4 de xícara de água gelada para cada xícara de manteiga batida).... aêêêêê!!!! Australian Day!!!!

Agora o gran finale: quantas calorias têm??? Segundo minhas pesquisas parciais, uma porção de pão australiano têm cerca de 145 calorias.... mas vamos esperar o Outback me responder e o meu amigo pseudo-australiano (se cuida aí longe Luiz Fernando!!!).