quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hoje vamos falar de AZEITONAS!!!!

Gente, a Gabi, minha paciente show de bola, millencoliana (quem gosta, sabe beeeem o que é, rsrsrsrss) me perguntou sobre a AZEITONA!!!! Ela foi informada na infância que azeitonas são pequenas bombinhas calóricas... ela é traumatizada até hoje!!! Calma aê, né? Vamos por partes!!!!


Bão, a azeitona é o fruto das oliveiras, belas árvores que podem viver até mil anos! Na oliveira, a azeitona começa verde e conforme o tempo vai passando, ela muda de cor. Ou seja: quanto mais escura a azeitona, mais tempo ela ficou no pé!!!  Cerca de 20% de sua composição é azeite de oliva, que é excelente para a manutenção do bom colesterol no organismo....
Cada azeitona tem em média de 5 a 10 calorias... o valor calórico lógico, depende do tamanho dela... ou seja: se comemos de aperitivo, beleza!!!
Dá para encarar a azeitoninha no meio da dieta... se enchermos um potinho de azeitona e comer umas 20... isso dá umas 200 calorias, ou seja, praticamente um copo de refrigerante normal!!!! O que eu estou querendo dizer é: maneirando nos demais quitutes (por exemplo salaminho, queijo gorgonzola, biscoitinhos com patê), a azeitona às vezes pode fazer parte da nossa vida sem grandes terrorismos!!! Além do mais, a azeitona é rica em vitamina E, que é um excelente antioxidante! Pelo fato da azeitona ser rica em gordura monoinsaturada (boa gordura), a vitamina E presente funciona contra a oxidação desse ácido oléico (gordura boa)... ou seja: impede que a bichinha fique rançosa!!! Mãe natureza é muito perfeita, né???

Uma ressalva importante: nem todo mundo sabe é que a azeitona logo após a colheita é amaaaaarga pra caramba!!! Ou seja: para ser consumida, precisa passar por processamento. Ela é curtida na maioria das vezes em água e sal. Ou seja: hipertensos, evitem azeitonas! Aferventá-las antes de comer ajuda a tirar esse sal todo que fica nas bichinhas... pode ser uma opção para poder degustar às vezes uma azeitoninha...   

Gostou Gabi????

Bjsss....