sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novo suplemento para cirurgia bariátrica: FortiFit

O mercado de suplementação para cirurgia bariátrica está cada vez melhor para os pacientes e para os profissionais de saúde! Ainda bem!!!! 
Se eu for lembrar dos meus primórdios de atendimento de pacientes de cirurgia bariátrica, onde tínhamos só a albumina em pó e o caseinato para os pacientes.... minha nossa, como estou no paraíso agora!!!! =)

Depois de todos os lançamentos de iogurtes ricos em cálcio e vitamina D que foram lançados ultimamente para a população em geral (como é o caso do Danone Densia e da linha Molico Cálcio Plus), chegou no mercado brasileiro um suplemento nutricionalmente completo, riquíssimo em proteínas, cálcio e vitamina D que cai como uma luuuuva para o paciente de cirurgia bariátrica >>> FortiFit!!!
A idéia é que o produto forneça uma grande quantidade de proteínas em um pequeno volume (21 gramas de proteínas em 125 mL para beber). Fora que o produto é riquíssimo em cálcio (mais de 500 mg, o correspondente a dois copos de leite) e 21 mcg de vitamina D, que corresponde a 420% das necessidades dos pacientes!!!!

Sabe-se que a deficiência de proteínas, cálcio e vitamina D são muito frequentes nos pacientes pós cirurgia bariátrica e a suplementação nesses casos é essencial. Diversos estudos mostram que a deficiência de vitamina D é muito prevalente no pré operatório dos pacientes obesos (o que não falta são referências científicas aí na base do post!). 

Acrescento ainda a grande dificuldade no mercado brasileiro em se encontrar opções diferenciadas de suplementos nutricionalmente completos, que podem ser usados nos primeiros dias pós operatório. Sabem porque? Muitas vezes os suplementos em pó no mercado até podem ter proteínas, mas muitas vezes também são fontes de calorias, pois são destinados às pessoas que não se alimentam bem. 

O lance do FortiFit é bem diferente: ele não é rico em calorias! Pelo contrário! O nutriente que está em maior quantidade é a proteína! Ou seja: eu consigo manter minhas metas de suplementação de vitaminas, minerais e proteínas desde o pós operatório imediato! Outra coisa bacana: ele é nutricionalmente completo...  ou seja: não preciso acrescentar leite para que ele seja tomado. É misturar na água e pronto! 
Os estudos mostram que o whey protein (a proteína do FortiFit) é melhor absorvido e utilizado pelo corpo quando ingerido com água, sem interferência de outros nutrientes, como carboidratos e gorduras. Se acrescentamos no leite, por exemplo, o carboidrato do leite desnatado pode lentificar a absorção do whey protein.... ou seja: pra quem não curte leite, é uma opção belezíssima!!! 

Quem quiser conhecer mais, segue: http://www.fortifit.com.br/

Referências:
Luiking, Y. Memelink, R. Boirie, Y. Verlaan, G. A high whey-protein leucine enriched low-caloric supplement results in higher and faster rise in serum amino acid levels than a casein containing or high caloric supplement equivalent. Clin Nutr. 2010; 5(Suppl 2); p. 102.

Kushner, R. Nutrition and The MD, 2001

Arq Bras Endocrinol Metab. 2009;53/5, e K.Y.Z. Forrest, W.L. Stuhldreher / Nutrition Research 31 (2011) 48–54
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u692010.shtm
Ybarra, et al, Nurs Clin North Am, 2007

Compston JE, et al, Am J Clin Nutr, 1981; 34:2359-63


3 comentários:

  1. Amanda,
    Que otimo você escrevendo.
    Adorei!!!!

    Super beijo e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    Posso substituir a albumina pelo fortifit? No caso já são 20 dias de pós operatorio de bariatrica.


    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Anelise,
    Desculpe por não responder, mas infelizmente não posso atuar em cima de uma conduta de outra colega nutricionista! Espero que vc esteja bem depois de 6 meses de cirurgia! Abraços!

    ResponderExcluir