terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Calorzão e Hidratação: temos mesmo que beber os tais 2 litros por dia??

Buenas Noches!
Pessoal, tá um "calorzaço" em várias partes do Brasil (e do mundo!) e sempre nos deparamos com as informações sobre hidratação, beber água, enfim.... o que podemos fazer e como podemos fazer para minimizar a chance da desidratação?
O jornal argentino Clarín publicou uma matéria sensacional ano passado que vou compartilhar com meus comentários pertinentes! A matéria é antiga, mas o assunto é recorrente!!!

Será que tomar 2 litros de água por dia é tão complicado assim? Acho que não!!!
Conforme a reportagem diz, podemos sobreviver sem comer durante quase um mês, mas sem tomar água fica impossível viver por uns poucos dias.... isso é coisa pra camelo!!!! 
A grande diferença entre a água e os outros nutrientes é que não temos a capacidade de armazenamento da água e desta forma precisamos fazer sempre uma ingestão regular! Água viu gente, não aguardente....

60% do nosso corpo é composto de água... e para manter nosso corpo saudável e em equilíbrio, é fundamental termos uma boa hidratação! Temos que consumir líquidos para recuperar o que perdemos durante o dia na transpiração, na urina, na respiração... mas às vezes pensar em beber 2 litros por dia parece muitas vezes uma meta impossível!!! O que podemos fazer????
A quantidade de água que devemos beber pode ser calculada de algumas maneiras. Uma delas parte do princípio que devemos ingerir um mililitro de água por cada caloria consumida. Fácil? Depende! Você sabe quantas calorias você ingere diariamente???? Muitas vezes não temos muita noção de quantas calorias consumimos!!! Daí esse cálculo fica meio bonito na fita, mas furado na prática....

Outra forma de cálculo muuuuito mais prática é fazer a divisão do peso corporal por 30. Por exemplo: uma mulher que pesa 60 kg deve beber cerca de 2 litros de água ao dia e um homem com 80 kg deve ingerir 2,6 litros de água. Beeeem mais fácil!!! Ou seja, pra resumir: em caso de pessoas adultas e saudáveis, é recomendável tomar entre 2 e 3 litros de líquidos todos os dias!!!!
Tudo bem que não armazenamos água, que a falta de água dá desidratação e tals, mas pra que a bendita água serve????

A água interfere em diversos processos fisiológicos do nosso corpo, como a digestão, absorção e distribuição dos nutrientes, além do transporte e eliminação de elementos tóxicos. Resumo da ópera: este é o elemento chave que faz com que nossos rins e todo o sistema digestório cumpram com suas funções de forma adequada, ajudando na eliminação de toxinas (não esqueçam: também ajuda na função intestinal, viu obstipados e prisioneiros do ventre!!!!)...
E se vocês acham que para por aí, a água também está encarregada de lubrificar as articulações e melhorar a resistência dos ligamentos. 
E mais: protege nossa coluna vertebral, um órgão tão delicado, de traumatismos!!! Por essa vocês não esperavam que eu sei....

Ahhhh.... a nossa pele merece atenção extra!!! Quando respiramos, estamos eliminando impurezas, expulsando lipídeos e ácidos do corpo... se a capacidade "depuradora" dos demais órgãos se reduz, a pele se obstrui e fica "gordurenta", perdendo elasticidade e suavidade... nesse caso, a água atuaria como um excelente fator anti-rugas, retardando o envelhecimento! É praticamente falar que a água rejuvenesce!

Temos outra função importantíssima que muitas pessoas conhecem, que é a capacidade de controlar a temperatura do nosso corpo. Ou seja: a temperatura corporal é regulada através da transpiração e a água funciona como parte do resfriamento do nosso corpo. Suar não é pra emagrecer, é pra gente não fritar!!!!

Como se tudo isso fosse pouco, a água (benta) ajuda a emagrecer, pois, entre outras coisas, suprime a fome de forma natural, sem acrescentar calorias à dieta e ajuda o organismo a metabolizar as gorduras acumuladas.... bom, se você não tomava água direito, agora com tantos benefícios, não tem porque deixar de tomá-la!!! Além de não ter calorias, a bichinha ainda ajuda a perder peso! Mais um ponto pra água!!!!
E é complexo muitas vezes tomar de 2 a 3 litros por dia... ou porque não gostamos da água (é sem graça, sem gosto...) ou porque nos esquecemos ou porque não temos tempo... sempre temos uma desculpinha esfarrapada para não atingir a meta, não é mesmo????

Deixo aqui alguns conselhos booooons para conseguirmos chegar lá:
- Carregue sempre consigo uma garrafinha de água (até vale em alguns casos água com saborzinho!);
- Sempre tenha em sua companhia um copo de água: na mesa do escritório, na mesa do computador ou no criado mudo - crie oportunidades para você beber água! Se você não olha pra ela, você não lembra de tomar!
- Tenha uma meta consigo mesmo: tome um copo de água ou uma xícara de chá (chá de ervas, mate, café com leite desnatado e adoçante) a cada duas horas;
- Consuma bebidas e refrescos light, pois cada vez que tomamos refrigerantes ou sucos industrializados com açúcar estamos muitas vezes tomando junto com o líquido 10 colheres de açúcar refinado!!! Creeedo, mato a sede mas ganho peso??? Sacanagem....
- Coloque em sua dieta sucos naturais com água + frutas (menos concentrados que os sucos de fruta puros e por isso menos calóricos) ou até mesmo água com rodelas de limão ou laranja + adoçante (se necessário);
- Não espere ter sede para beber líquidos!!!!!!!!!!

 
Vai, até que não é complicado..... vamos nos hidratar bem para estar bem?????

 
Fonte: