quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Cranberry - Essa frutinha vale a pena??

Olá pessoal, tudo bem???
Vira e mexe a gente tem sempre algum alimento ou fruta em "alta"... teve o óleo de coco, a chia, a linhaça e agora vejo muito sobre as frutas vermelhas! Quem "encabeça o esquema" é a Goji Berry, mas hoje eu não vou falar dela não! 
Meu foco vai ficar na Cranberry... bom, essa frutinha vermelha é bem comum nos EUA.... aqui diz a lenda que ela tem outro nome conhecido (???) que é o oxicoco, rsrsrs.... na boa, pra mim oxicoco parece sabão em pó com partículas que removem a gordura!!! 
Piadinhas à parte, ela está sendo muito encontrada por aqui na forma de sucos (há algumas semanas a Sufresh lançou sua versão de suco de cranberry) e até mesmo desidratada. Até na forma natural a gente consegue encontrar! 
E porque suco de cranberry?? Bom, as frutinhas são ricas em proantocianidina, substância indicada em alguns estudos como sendo muito mais potente que a vitamina E (de 15 a 25 vezes mais) para inibir a aderência de bactérias do tipo Escherichia coli na mucosa da bexiga, combatendo as infecções do trato urinário! Bacana demais né??? Quem tem infecções recorrentes pode testar o tratamento com o suquitcho!

Mas muita atenção!! O suco da frutinha ainda é rico em oxalato, uma substância que pode atrapalhar a absorção de nutrientes e piorar o quadro de cálculo renal (pedras nos rins) de quem tem predisposição, uma vez que as pedras são formadas principalmente pela combinação de oxalato com cálcio. Por conta disso a ingestão máxima recomendada do suco de cranberry para pessoas com histórico da doença deve estar bem estabelecida pelos profissionais de saúde! Não tome um litro por aí sem recomendação!! 
Essas proantocianidinas das cranberries também podem auxiliar a saúde bucal, impedindo a ligação das bactérias nos dentes, segundo estudos americanos... aparentemente elas também podem ser benéficas na prevenção de doenças na gengiva!!
Acabei pesquisando bastante e existem algumas evidências do uso de cranberries na saúde cardiovascular e até mesmo redução de alguns tumores, como o de próstata... lógico que existem estudos, mas temos que ter muito cuidado e parcimônia ao afirmar que essas frutas fazem todos os milagres possíveis e imagináveis... 
Alimentação saudável sempre, frutas vermelhas sempre bem vindas!! 

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário